Depois da portabilidade dos números de telefones celulares, não é mais possível saber a operadora do número de celular apenas baseado nos primeiros dígitos do número. Conforme as pessoas vão trocando de operadora, fica difícil saber pra quem podemos ligar usando os créditos e promoções restritas aos números da operadora de nosso telefone.

Outro motivo para descobrir a operadora de um número é no momento de mandar mensagens de texto usando os programas para envio de SMS pelo computador. A maior parte deles exige que você informe qual é a operadora do número para o qual a mensagem está sendo enviada.

A portabilidade também vale para telefone fixos e isto complica ainda mais a história. Já me peguei ligando para números de operadoras diferentes da minha e gastando muito dinheiro com isso.

Identificando a operadora do seu aparelho celular

Você precisa identificar a operadora do seu aparelho para poder fazer o desbloqueio corretamente, e poder usar a portabilidade da sua linha para qualquer operadora. (Foto: economize.catracalivre.com.br)

Como fazer para saber a operadora do celular ou do telefone fixo?

No site da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações, você pode consultar a operadora de qualquer número de telefone fixo ou celular. Acesse o site, digite o número do telefone com DDD e o código de confirmação que aparece do lado que você saberá na hora qual a operadora do número digitado. Mas isso pode demorar um pouco, principalmente se você tem muitos números de celular na sua agenda telefônica.

Para isso, existem aplicativos em todas as lojas de aplicativos que facilitam a identificação. Pode ser na hora de fazer uma chamada ou enviar uma mensagem SMS, o logotipo da operadora aparece antes de você confirmar a ação. Se você quer evitar acidentes de ligar usando o chip errado para uma operadora, ou já colocar o código de uma operadora em todos os contatos da agenda, você pode usar o aplicativo do dígito 9 da operadora de sua preferência, que possibilita incluir o código da operadora antes do número.

Gostou da dica? Comente!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)