Recentemente recebi uma comentário de uma leitora que teve o aparelho de celular roubado. Ela já havia feito o bloqueio no celular na operadora, informando o IMEI e dados da nota fiscal.

Porém o que a preocupava eram as fotos que estavam no celular quando ele foi roubado. De acordo com ela haviam fotos “constrangedoras” no aparelho que foi roubado e ela queria saber o que fazer para evitar que o ladrão tenha acesso a estas imagens.

Antes de tudo: se o seu celular foi roubado, faça um boletim de ocorrência! Caso contrário você poderá ter problemas com a polícia se o seu chip for usado para algo ilícito!

Hoje em dias os telefones celulares são verdadeiros computadores portáteis e você tem milhares de programas à disposição para realizar qualquer tipo de tarefa. Neste quesito de segurança do aparelho não poderia ser diferente. Existem alguns programas que evitam que os dados e fotos do seu celular sejam acessados caso o seu celular seja roubado. Nenhum deles tem o funcionamento 100% garantido. Alguns dependem do GPS estar ativo, do chip continuar recebendo ligações e mensagens, ou mesmo de uma conexão de dados, seja WiFi ou 3G.

Estes programas devem ser instalados e configurados PREVIAMENTE para que possam funcionar quando você ficar sem o seu aparelho.

Programas para (tentar) recuperar celular roubado

Mguard : roda em celulares com suporte a java. Este programa permite que você configure um outro número de celular para o qual uma mensagem será enviada quando o ladrão colocar outro chip em seu aparelho roubado. Com isto você saberá qual o número do novo chip usado pelo ladrão, lhe dando alguma pista para recuperar o seu aparelho.

Celuloc:  serviço pago em que um programa é instalado em seu aparelho e lhe permite monitorar a localização do seu telefone pela internet, além de apagar os dados e fazer backups quando precisar. É o tipo do produto que depende de rede de dados eou do GPS para funcionar. ( este serviço saiu do ar, mas fica a referência história aqui )

Guardian: este funciona em celulares com sistema operacional Symbiam S60. Também é pago, mas é uma das poucas opções para aparelhos Nokia. Ele trava o aparelho e envia um sms se o sim card for trocado. So pode ser desinstalado usando a senha que você configurou na instalação.

Recuperar celular roubado

Como descobrir onde está seu celular roubado

Programas para proteção do celular (Android)

O Android é um sistema operacional mais novo e com muito mais suporte aos desenvolvedores de software, logo existem dezenas de programas que permitem notificar a posição do celular, tirar fotos escondidas do ambiente e enviar pela internet, ou mesmo executar ações no celular através de comandos por SMS. Usando estes programas você pode apagar as fotos do seu celular roubado simplesmente enviando um SMS para ele, com um código que você configurou.

Um destes programas é o WatchDroid Pro. Ele é gratuito e também tem uma versão paga, mas aparecem neste mesmo link dezenas de outros programas similares que são gratuitos. Você pode escolher! Opções é que não faltam de programas para proteger o celular contra roubo! Não vou citar aqui cada um deles porque são muitos e cada dia aparecem novos aplicativos melhores e gratuitos para fazer as mesmas tarefas!

Escolha o seu aplicativo e comente o que achou!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)