Ontem pus as mãos em um Motorola Milestone 2 e pude fazer os vários testes comparativos com o meu atual aparelho, Motorola Milestone. Logo de cara já se percebe a enorme semelhança externa entre os dois aparelhos. As poucas diferenças se resumem ao posicionamento dos botões padrão do Android, cuja ordem foi um pouco modificada, e também a um aspecto mais arredondado da parte frontal, próximo às teclas do Android.

A parte traseira do aparelho não mudou muito, continuando com o revestimento emborrachado de excelente qualidade que dá uma pegada mais firme ao aparelho. Deslizando o teclado, percebe-se também que o teclado do Milestone 2 tem as teclas um pouco maiores e melhor distribuídas. A iluminação do teclado fica azulada, o que também dá um aspecto mais bonito ao Milestone 2.

Em se tratando do hardware, as mudanças foram significativas. O processador do Milestone 2 é de 1GHz, contra 600 MHz do Milestone 1.  A memória RAM agora de 512 MB é o dobro da anterior e a memória internar que antes era de menos de 200MB passou para 8GB, contando também com a possibilidade de usar um cartão micro SD de 8GB.

Todos os outros recursos já presentes no Motorola Milestone 1 foram mantidos, e a falta do rádio FM também! Seria uma inovação interessante colocar um rádio FM no Milestone 2.

A conexão é feita através de microUSB tanto para dados quanto para recarga. Tem Wifi, 3G, bluetooth e GPS. Bem completo mesmo!

A tela é a mesma do Milestone 1, com 3,7 polegadas e resolução excelente de 854 x 480 pixels e proteção com o famoso “Gorilla Glass”, que não arranha por nada nesse mundo!

Milestone 2

Milestone 2

O sistema operacional padrão do Milestone 2 é o Android 2.2, que vem com o Motoblur. Grande parte das reclamações e bugs dos aparelhos Motorola com Android 2.2 tem alguma relação com o Motoblur, instalado por padrão. No meu atual aparelho, o Motorola Milestone 1, utilizo o Android 2.2 ShadowModBR e não tenho nada  a reclamar. Desde que fiz a atualização percebi que poderei esperar mais tempo até trocar de telefone.  Em outras palavras, todas as vantagens já conhecidas do Android 2.2 acompanham o novo Milestone 2. Mas se você já tem o Milestone 1, não compensa fazer este upgrade de aparelho, na minha opinião. Basta atualizar o seu Milestone 1. O desempenho do Android 2.2 no Milestone 2 é bem melhor que no Milestone 1, mas mesmo assim acho que não vale a troca.

Apesar de ter um hardware mais potente, a bateria do Milestone 2 é a mesma usada no Milestone 1. Isto certamente significa uma autonomia menor, mas considerando os intrincados meios de economia de energia dos novos processadores, talvez a diferença não seja tão grande assim.

O peso é o único ponto fraco que percebo no Milestone 1, e isto infelizmente se manteve no Milestone 2. Apesar de um pouco mais leve, ainda é um telefone pesado para os padrões atuais.

Conclusão:

Se você já tem um Milestone 1, não vejo porque comprar um Milestone 2 agora. Basta atualizar seu Android para versão 2.2 e seu Milestone 1 continuará sendo um excelente telefone por um bom tempo. Agora, se você está a procura um bom smartphone com Android para deixar o seu aparelho mais humilde de lado, o Milestone 2 é uma boa pedida. Apenas lembre-se de que a Motorola não costuma fornecer atualizações do Android e, quando o faz é devido à pressão dos usuários, como ocorreu com a promessa de atualizar o Milestone 1 para o Android 2.2. É bem possível que um dia exista uma atualização do Android 2.3 para o Milestone 2, e isto sim seria um bom motivo para uma compra!

Em todo caso, compensa avaliar o Galaxy S da Samsung e ver se os diferencias deste aparelho não o tornarão mais adequado às suas necessidades!

5 comentários para “Milestone 2 vs Milestone 1”

  1. Álvaro Almeida

    agora que google comprou a motorola as att vao ser mais frequentes (:

  2. Alex

    Álvaro…isso é o que todos esperamos… meu Milestone até hoje está com o 2.2.1… e bem que poderia ter uma versão mais estável para ele!

  3. Windergt

    Tomara que seja verdade Álvaro Almeida! E tambem esse negocio de bootlader travado!!!
    A Motorola não atualiza e não deixa ninguem atualizar… Aff…

  4. lucas

    Mas, o milestone 1 é um aparelho modesto, já que tem um gpu fraco, e na realidade o processador é de 550MHz (oque é bem fraco) O, para jogos até um galaxy mini é melhor, O Milestone 2 tem características dos mais tops de linha, 512MB de RAM e um GPU capaz de rodar GTA 3 e Dead Space sem lag, e o processador potente também… Discordo! É um aparelho dos mais potentes e se você tem o Milestone 1 deve fazer o upgrade para o Milestone 2, já que as vantagens são enormes…

  5. Telefones Celulares

    Oi Lucas, tudo bem?
    Muito bom o seu comentário! Obrigado. Hoje em dia o Milestone 1 não roda quase nada. Os apps são bem mais pesados que eram e aí sim, o upgrade valeria muito a pena!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)