O Galaxy S3 é um excelente smartphone Android mas também tem alguns pontos negativos em minha opinião, como a necessidade de usar um chip (SIM) menor que o padrão anterior de chips. Esta moda começou com o iPhone, claro! Concordo que os padrões precisam ir mudando à medida que o tempo passa, como aconteceu com os cartões SD, por exemplo. Eles foram ficando fisicamente menores e cada vez com maior capacidade de armazenamento. Hoje é até difícil imaginar a utilização de um SD card no seu tamanho físico original nos smartphones compactos que temos. Mas e o chip da operadora? Precisava mesmo mudar?

A diferença entre mudar o SIM card e o cartão SD é a seguinte: quanto você troca de telefone, geralmente compra um cartão SD novo, pois nem sempre o que você usava antes iria lhe atender em termos de capacidade. Mas você mantém o seu número e NÃO precisaria trocar o SIM card ao trocar o aparelho! Inclusive, a possibilidade de manter o número ao trocar de aparelho foi uma das motivações da criação da tecnologia GSM e utilização de chips como é hoje.

Considerando que quem gasta uma boa grana num smartphone de última geração como o Galaxy S3 ou o iPhone, gastar mais 10 reais para transformar o seu chip SIM em um minichip não vai ser um problema, certo? Depois de comprar o Galaxy S3 fui diretamente a uma loja da Oi e transferi o meu número do chip comum para o minichip. O procedimento foi feito na hora e em 10 minutos já estava com o minichip funcionando dentro do Galaxy S3, como na foto abaixo.

Galaxy S3 com o minichip Oi

O chip sim card usado no Galaxy S3 é menor: minichip

Em todo caso existem maneiras de transformar o seu SIM comum em um minichip. Basta cortar o chip no formato correto pois as conexões elétrica são “aparentemente” compatíveis. Veja na figura abaixo que não são exatamente iguais. Eu pensei nesta possibilidade mas logo mudei de idéia. O Galaxy S3 tem garantia de 1 ano e uma modificação como esta no chip poderia facilmente ser motivo para invalidar a garantia, especialmente se o problema for relacionado ao encaixe ou funcionamento do chip. Isso sem contar a dor de cabeça se algo der errado, tanto para conseguir outro chip quanto para consertar o aparelho que pode ser danificado.

Minichip tamanho

Comparativo entre o SIM card comum e o menor, minichip

Se comprou um Galaxy S3 ou iPhone de última geração, gaste mais 0.1% do valor ao aparelho e compre um minichip da sua operadora da forma oficial e com a garantia devida. É o pensamento lógico! Evite que esta gambiarra de cortar o chip se transforme num exemplo do barato que sai caro!

GOSTOU? Então cadastre seu email e receba as últimas novidades

Veja também

7 comentários para “Minichip para o Galaxy S3”

  1. Alberto Oliveira

    Concordo com tudo quanto disse o amigo em seu artigo, contudo fiquei muito chateado ao comprar meu galaxy s3 quando fiquei sabendo que não poderia usa-lo imediatamente, em virtude de que eu teria que trocar o sim card. Fiquei chateado mais pois quando optei em comprarli tudo quanto dizia o fabricante e em nenhum lugar esta escrito que o sim card era o minicard. O que é pior é que não estou encontrando o minicard sim…

  2. Telefones Celulares

    Oi Dione,

    Este chip menor para o Galaxy S3, Galaxy Note II e outros você compra nos próprios quiosques das operadoras.

  3. andre

    Meu celular deu defeito como já estava pensando em troca fui imediatamente comprar, optei pelo galaxy s3.
    Estava de passagem pois estava indo pro interior ,quando chequei resolvir colocar o chip olha decepção.Fiquei com tanta raiva que voltei a capital pra comprar um micro chip acabei trocando o aparelho.A questãoé que, em parte alguma informa que se trata de micro chip essa falta de informação é que nos deixa aborrecido.

  4. Telefones Celulares

    Oi André,

    Quando comprei também não sabia :). Mas por sorte fui buscar próximo a um shopping e foi fácil trocar meu chip por um mini.

  5. Max

    Oi, estou tendo a mesma experiência como você. Entretanto eu cortei meu chip, e infelizmente ele não funcionou no galaxy.
    Mas o que é mais intrigante é o fato dele estar funcionando normalmente em outros celulares.
    Muito esquisito!
    Abç

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)