Desde antigamente quando os celulares mais modernos eram os que além de receber também enviavam mensagens de texto as telas vem evoluindo cada vez mais. Hoje já é mais difícil encontrar aparelhos com tela que não seja colorida ou que não tenha ao menos 1 função além de fazer ligações e enviar mensagens.

Uma das partes do telefone que mais evoluiu foi a tela. Antes eram pequenas e difíceis de visualizar. Hoje são enormes e sensíveis ao toque. Com tanta característica nova uma das que pode fazer a diferença ao escolher um novo aparelho é a tela multitouch.

Multi Touch significa “multi toque” e diz respeito à capacidade da tela de reconhecer ao mesmo mais de um toque, como por exemplo de vários dedos em locais diferentes da tela. As especificações e diferenças mesmo entre as telas aparentemente muito parecidas podem ser a enorme vantagem entre um aparelho ou outro na hora de escolher. O iPhone e o iPod Touch bem como o iPad são bons exemplos da tecnologia multi touch. Até o momento a tela do iPad é uma das melhores e que contam com tal tecnologia.

Imagine como seria digitar no teclado virtual se ele não pudesse identificar mais de um dedo ao mesmo tempo na tela? Esta é uma das aplicações do multi touch.

Alguns telefones ou smartphones de qualidade inferior, especialmente chineses com telas resistivas ruins não suportam o multi touch. Você precisa apertar forte para fazer a tela sentir o seu dedo e mesmo assim é apenas um toque de cada vez. Para testar de maneira rápida se a tela é multi touch, basta por exemplo abrir um aplicativo como o Google Mapas e tentar arrastar ou mudar a posição do mapa usando dois dedos. Se você conseguir girar o mapa com os dois dedos ao mesmo tempo, a tela é multi touch!

Tela multi touch em celular

Usando os dois dedos ao mesmo tempo para mover o mapa

Simples né? Para alguns jogos a tela multi touch é essencial mas os criadores de games sempre tentam facilitar ao máximo de forma a permitir que os jogos rodem em mais dispositivos.

E agora? Seu próximo telefone celular terá uma tela multi touch?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)