Um smartphone é um telefone celular com muitas funções. Esta seria a melhor definição para o que a palavra significa “telefone esperto” ou “telefone inteligente”. É sem dúvida mais um termo com apelo comercial para se referir e diferenciar os aparelhos simples dos mais avançados.

Classificar os telefones entre smartphones e “não smartphones” é uma tarefa relativamente complexa. O que hoje em 2011 não é considerado um smartphone talvez fosse um telefone de última geração em 2008 e portanto considerando um smartphone.

Dentre as principais funções que podemos usar caracterizar um smartphone é a possibilidade de realizar de maneira eficiente outras tarefas além de fazer chamadas e enviar mensagens pela operadora. Smartphones em geral permitem acesso à internet através de navegador, tem um sistema operacional evoluído como Android ou iOS (iPhone), tem wiFi e é possível instalar softwares no mesmo.

Por exemplo: um smartphone Android já vem de fábrica com vários apps (programas próprios para instalar em telefones) para acesso a e-mail, mapas, navegação por GPS, acesso ao Facebook, Twitter, Google+, agenda de contatos e calendário sincronizada com a internet. Tudo isso é padrão em um smartphone Android. Outras características de smartphones são a presença de acelerômetro, bluetooth, wifi, NFC e vários outros itens de hardware que os apps poderão utilizar.

Outros aparelhos que tem apenas a função de chamadas, mensagens de texto e envio de fotos, calculadora, conversores de moedas e outros programinhas simples NÃO podem ser considerados smartphones. Eles não são extensíveis em termos de softwares e funcionalidades. Terão sempre as mesmas funções de quando foram comprados.

Melhor smartphone do mercado

Exemplo de um smartphone - telefone com muitas funções

Não é difícil distinguir um telefone comum de um smartphone, mas existem smartphones muito mais avançados que outros. Funções como telas de altíssimas resoluções, multitouch, gravação e reprodução de vídeo em altas resoluções tem tantas variações que podem até causar dúvidas se dois smartphones de geração diferentes forem colocados lado a lado.

Mas agora que você já sabe o que é, veja para que serve um smartphone! Já saiba que Isto vai depender totalmente do perfil do usuário e como ele utiliza as ferramentas e softwares que podem ser instalados em um smartphone.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)