Ao falar do sinal de aparelhos celulares no Brasil, estamos envolvendo uma série de fatores: qualidade do sinal 3G e 2G, antenas disponíveis, localização, de onde a pessoa está fazendo ligações e muito mais. Porém, falando de sinal de telefones, estamos falando também da qualidade do sinal Wireless, do Bluetooth, GPS e muito mais.

Levando estes critérios em consideração, é possível eleger um aparelho celular com um melhor sinal?

Quando um aparelho celular é lançado, nos meses anteriores ao seu lançamento, ele passa por uma série de testes, tanto no mundo real quanto em ambientes controlados, como laboratórios e salas de teste. Todas as características do aparelho são testadas. Existem salas específicas, inclusive, apenas para testar a qualidade do som do aparelho. Mesmo após todos estes testes, alguns aparelhos ainda podem apresentar defeitos de construção, como foi o caso do iPhone 4 em seu lançamento, quando uma maneira específica de segurar o telefone diminuía a recepção do aparelho. Ou mesmo, a recepção do sinal GPS de alguns telefones da Samsung. Porém, ressaltamos que estes foram defeitos no design dos aparelhos e que não foram descobertos durante os testes, não algo que possa se considerar para escolher um melhor ou pior sinal. Afinal, tanto o iPhone 4 quanto os celulares da Samsung tem muitas vantagens a oferecer para seus usuários.

Ao falarmos de Bluetooth, fica mais fácil eleger um aparelho com a melhor recepção de transmissão de dados. No momento em que escrevemos este artigo, a versão de Bluetooth mais atual disponível no mercado é a 4.0. Quanto maior, melhor. Aparelhos da Apple tem o Bluetooth mas ele é usado apenas entre seus próprios aparelhos e para acessórios que o utilizem, diminuindo um pouco sua utilidade. Portanto, quanto mais recente a versão, melhor é a recepção e transmissão de dados Bluetooth.

Recepção de sinal de celulares

A qualidade do sinal do seu aparelho está mais relacionada com a qualidade da rede de telefonia de onde ele está do que com o aparelho em si. (Foto: blogs.rediff.com)

Já o GPS, 2G, 3G, 4G e o sinal Wireless fica muito mais difícil eleger um melhor aparelho. Isso porque tais conexões dependem de muitas variáveis. Em recentes pesquisas científicas, foi comprovado que até a respiração de uma pessoa pode interferir no sinal Wi-Fi em uma casa. A recepção 2G, 3G e 4G depende muito mais da quantidade e alcance das antenas em uma determinada região do que do aparelho. E a qualidade destas tecnologias no Brasil ainda tem muito a melhorar, mas a Anatel tem feito sua parte para garantir uma mínima qualidade aos usuários do sistema. O GPS ainda depende de mais um fator, que são os satélites que disponibilizam as informações sobre a localização do celular.

Portanto, é difícil escolher um celular só levando em consideração a qualidade do sinal. Na verdade, o que você deve procurar saber é só se ele tem ou não a recepção que você busca e as funcionalidades que você quer um aparelho. Talvez, ter um celular com GPS não seja tão interessante assim e um celular com Wi-Fi possa ser bem útil no seu dia a dia. Existem mais aparelhos que podem ter problemas de design, mas estes são raros hoje em dia. Portanto, cabe ao seu gosto pessoal e preferências o principal papel na hora de escolher o celular certo para você.

13 comentários para “Qual aparelho celular tem melhor sinal?”

  1. Helio

    Há bastante tempo que venho reclamando do sinal dos telefones móveis que se tornam cada vez mais difícil a recepção nesses aparelhos. Antes, possuía um Samsung e resolvi trocar por um Nokia achando que fosse o modelo que tinha a recepção fraca. O mesmo problema continuou, ou seja, não posso entrar dentro de casa que o sinal simplesmente desaparece. Basta sair para uma área livre descoberta que o sinal chega ao topo. Essa semana tive a decepção novamente de estar na casa de um amigo, que o sinal de telefonia nos aparelhos das pessoas que estavam lá era 100%, enquanto o meu totalmente sem sinal. Fui ao lado de fora e tudo voltou ao normal. Eu pergunto se o chip tem haver com com o sinal fraco, pelo menos até o momento, as experiências que fiz nada deu certo e não é questão de área porque moro em lugar rodeado de antenas.

  2. Adriano

    Olá, tenho um nokia 2630 modelo antigo e se comparado com os atuais smartphones do momento em 2014 com o mesmo chip de mesma operadora ele fica com sinal de 90% dentro de casa em quanto os top de linha ficam 0% com o mesmo chip da mesma operadora, então pergunto como saber disso antes da compra, pois posso afirmar que o antigo pega melhor sinal mas como saber antes de comprar um?

  3. Zito

    Ola.. você tem 7 dias para testar o aparelho e se não for o que você espera, tu tens o direito de desfazer a compra, é a lei do consumidor.

  4. Sandro

    Também notei a diferença entre marcas. Trabalho num local distante, que todo mundo diz que não pega sinal de celular. Bom, acontece que todo mundo no meu trabalho tem samsung, e eu usava um nokia. Comprei um samsumg e….não pega o sinal. O mesmo chip no meu nokia E500 pega. Tem dias que é difícil, fica caindo, mas pega. Já samsung, nunca pega. Ambos são smartphones da mesma faixa de preço, em torno de 400 reais. Aposentei o samsung novo e voltei ao nokia antigo, após uma semana de uso. Infelizmente tecnologia tem isso, quanto mais avança em funcionalidades inúteis, mas retrocede nas funcionalidades fundamentais.

  5. Telefones Celulares

    Excelente comentário Sandro! Concordo totalmente com você!

  6. Antonio

    Falha no sinal pode ser aparelho muito carregado de vez enquanto é bom reninciar o aparelho, pelo menos o meu funciona. Tive nokia, Motorola, estou com samsung s5

  7. Iran

    Foi falado… falado e não respondido nada. O autor deixa tudo genérico dando um bom “sinal” que não conhece do tema proposto. E existe sim aparelhos mais sensíveis que outros para pegar o sínal de telefone (2g) pelo menos. Fiz um teste e onde nenhum smartfone pegava nenhum sínal 2g, outro telefone xingling da marca BLU estava com um tracinho e consegimos ligar normalmemte e receber chamadas. O teste fiz com um Iphone 5S, Galaxy S5 e outros modelos da Samsung e todos totalmente zerados e o da BLU ainda com sinal. Na minha humilde opinião isso não ocorrue por causa da operadora como foi dito acima, mas da qualidade de recepção do aparelho. Me corrijam se tiver errado.

  8. RAFAEL

    Tive um motorola v3 que quase me enxia as barras de sinal da tim ,por isso comprei um moto g ,o infeliz não pega uma barra se quer enquanto o Samsung da minha esposa pega 2 barras

  9. Telefones Celulares

    Iran,
    Obrigado pelo comentário.
    Os dois fatores são importantes sim. Tanto a qualidade do aparelho quanto a cobertura da operadora.
    Os cálculos para posicionamento das antenas de celular consideram vários aspectos, dentre eles o relevo e os tipos de sinal transmitidos, visto que as frequências tem diferentes comportamentos frente a cada tipo de obstáculo.
    O que acontece é que não simples fazer um “teste” como o que você fez. O nível de sinal varia com muitos aspectos que estão fora do seu controle, não sendo portanto possível isolar tais variáveis para garantir que a diferença de recepção é devido á qualidade de um aparelho ou de outro.
    Alguns exemplos de variáveis que você não tem controle ao fazer o seu “teste”:
    – interferências de outros aparelhos
    – umidade relativa do ar
    – quantidade de usuários simultâneos e multiplexação
    Estes são apenas alguns dos fatores que interferem no sinal, mas as operadoras estão sempre tentando colocar o máximo de usuários utilizando a mesma infraestrutura, o que a partir de certos níveis de utilização, compromete a qualidade do serviço para todos.

  10. WALTER CARNEIRO

    O melhor sinal vai depender, e muito, das antenas da Operadora em questão, com alguns “senões”… Antes eu utilizava o pré-pago da TIM aqui em Uberlândia/MG, e o sinal dela era ruim em qualquer lugar da cidade, e pior ainda na região da minha casa. Hoje minha esposa utiliza pré-pago da CLARO num Galaxy Gran Prime Duos TV e o sinal dela é excelente em qualquer lugar e dentro de casa, enquanto eu com o meu sofisticado, bonito e desengoçado Galaxy K Zoom me envergonho de ver o sinal da CTBC/ALGAR TELECOM se apresentar mais fraco do que o da CLARO, mesmo se colocar seu Chip no Gran Prime, em casa. Fora de casa o sinal é bom. Agora, quando coloco qualquer um dos Chips no meu vintage e super defasado Nokia N95 tudo fica mais estável mesmo, em qualquer lugar da casa ou da cidade.

  11. LINDEMBERG RIBEIRO DA SILVA

    Sempre imaginei que havia e esta diferença entre aparelhos, em relação ao sinal. Eu tenho um POSITIVO, ele pega o sinal em qualquer lugar, o da minha esposa é um GRANDUOS PRIME SAMSUNG,e o sinal é zero para as duas operadoras que ela utiliza. Esta na hora da ANATEL tomar uma posição em relação a este assunto, pois até agora, ela está CEGA, SURDA E MUDA. Mas com certeza sabe desse problema, só que não querem trabalhar. “Pois trabalhar dá trabalho” e é tudo que a anatel não quer fazer.

  12. Alex

    Gente, existem celulares que tem melhores recepções de sinal sim, eu tinha um CCE SC452 e pegava rasoavelmente onde trabalho, depois comprei um Moto G, e o sinal não pega, fiz o teste simultaneo com dois chips da mesma operadora e o resultado é que um o sinal pega e o outro não pega ou fica oscilando.

  13. Telefones Celulares

    Concordo com cada palavra!