Ao falar do sinal de aparelhos celulares no Brasil, estamos envolvendo uma série de fatores: qualidade do sinal 3G e 2G, antenas disponíveis, localização, de onde a pessoa está fazendo ligações e muito mais. Porém, falando de sinal de telefones, estamos falando também da qualidade do sinal Wireless, do Bluetooth, GPS e muito mais.

Levando estes critérios em consideração, é possível eleger um aparelho celular com um melhor sinal?

Quando um aparelho celular é lançado, nos meses anteriores ao seu lançamento, ele passa por uma série de testes, tanto no mundo real quanto em ambientes controlados, como laboratórios e salas de teste. Todas as características do aparelho são testadas. Existem salas específicas, inclusive, apenas para testar a qualidade do som do aparelho. Mesmo após todos estes testes, alguns aparelhos ainda podem apresentar defeitos de construção, como foi o caso do iPhone 4 em seu lançamento, quando uma maneira específica de segurar o telefone diminuía a recepção do aparelho. Ou mesmo, a recepção do sinal GPS de alguns telefones da Samsung. Porém, ressaltamos que estes foram defeitos no design dos aparelhos e que não foram descobertos durante os testes, não algo que possa se considerar para escolher um melhor ou pior sinal. Afinal, tanto o iPhone 4 quanto os celulares da Samsung tem muitas vantagens a oferecer para seus usuários.

Ao falarmos de Bluetooth, fica mais fácil eleger um aparelho com a melhor recepção de transmissão de dados. No momento em que escrevemos este artigo, a versão de Bluetooth mais atual disponível no mercado é a 4.0. Quanto maior, melhor. Aparelhos da Apple tem o Bluetooth mas ele é usado apenas entre seus próprios aparelhos e para acessórios que o utilizem, diminuindo um pouco sua utilidade. Portanto, quanto mais recente a versão, melhor é a recepção e transmissão de dados Bluetooth.

Recepção de sinal de celulares

A qualidade do sinal do seu aparelho está mais relacionada com a qualidade da rede de telefonia de onde ele está do que com o aparelho em si. (Foto: blogs.rediff.com)

Já o GPS, 2G, 3G, 4G e o sinal Wireless fica muito mais difícil eleger um melhor aparelho. Isso porque tais conexões dependem de muitas variáveis. Em recentes pesquisas científicas, foi comprovado que até a respiração de uma pessoa pode interferir no sinal Wi-Fi em uma casa. A recepção 2G, 3G e 4G depende muito mais da quantidade e alcance das antenas em uma determinada região do que do aparelho. E a qualidade destas tecnologias no Brasil ainda tem muito a melhorar, mas a Anatel tem feito sua parte para garantir uma mínima qualidade aos usuários do sistema. O GPS ainda depende de mais um fator, que são os satélites que disponibilizam as informações sobre a localização do celular.

Portanto, é difícil escolher um celular só levando em consideração a qualidade do sinal. Na verdade, o que você deve procurar saber é só se ele tem ou não a recepção que você busca e as funcionalidades que você quer um aparelho. Talvez, ter um celular com GPS não seja tão interessante assim e um celular com Wi-Fi possa ser bem útil no seu dia a dia. Existem mais aparelhos que podem ter problemas de design, mas estes são raros hoje em dia. Portanto, cabe ao seu gosto pessoal e preferências o principal papel na hora de escolher o celular certo para você.

Um comentário para “Qual aparelho celular tem melhor sinal?”

  1. Helio

    Há bastante tempo que venho reclamando do sinal dos telefones móveis que se tornam cada vez mais difícil a recepção nesses aparelhos. Antes, possuía um Samsung e resolvi trocar por um Nokia achando que fosse o modelo que tinha a recepção fraca. O mesmo problema continuou, ou seja, não posso entrar dentro de casa que o sinal simplesmente desaparece. Basta sair para uma área livre descoberta que o sinal chega ao topo. Essa semana tive a decepção novamente de estar na casa de um amigo, que o sinal de telefonia nos aparelhos das pessoas que estavam lá era 100%, enquanto o meu totalmente sem sinal. Fui ao lado de fora e tudo voltou ao normal. Eu pergunto se o chip tem haver com com o sinal fraco, pelo menos até o momento, as experiências que fiz nada deu certo e não é questão de área porque moro em lugar rodeado de antenas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)