O sistema operacional Android é uma plataforma de código aberto que pode ser licenciada e usada por qualquer fabricante de smartphones ou tablets. Esta é a razão pela qual existem inúmeros novos dispositivos baseados no Android chegando ao mercado a um ritmo alucinante. Ao invés de apenas te ensinar a encontrar o modelo Android mais barato, o que não é difícil de encontrar, vamos te ensinar a escolher o melhor aparelho com este sistema para o seu bolso.

Todas as operadoras de celular hoje em dia tem celulares Android. E algumas delas ainda disponibilizam aparelhos gratuitamente mediante a assinatura de um plano com contrato de fidelidade. Podem ter aparelhos também com descontos e você deve analisar se o plano cobre suas necessidades e se ele tem um valor que se encaixa em suas finanças, mesmo que esteja incluso o parcelamento de um aparelho.

Algo muito importante a se considerar é decidir entre uma tela multi-toque, uma tela com teclado QWERTY físico tradicional, ou um híbrido com tela sensível e teclado, o que será afinar a sua pesquisa, já que algumas operadoras não tem todos os modelos disponíveis.

Exemplos de aparelhos com sistema operacional Android

Na foto, alguns exemplos de aparelhos de diferentes fabricantes com o sistema Android.(Foto: techgadgets.in)

Outra decisão importante é o tamanho e qualidade da tela. Existem aparelhos com até 5 polegadas de tela e até bem menos, como 3 polegadas. Você deve ver qual formato te deixa mais confortável. Mas de nada adianta ter uma tela grande e poucos pixels de definição. Não há um limite máximo e mínimo para isso. Recomendamos sempre que você busque uma resolução maior mas, se ela não cabe no seu bolso, pelo menos evite resoluções menores do que 320 x 480.

Escolher um celular com a tecnologia que você necessita é fundamental. Por exemplo, se você gostaria de tirar fotos de alta qualidade, um dispositivo com uma câmera de qualidade alta é o ideal. Da mesma forma, se você gostaria de usar periféricos, tecnologia Bluetooth ou entradas específicas para cabos no celular podem ser necessários.

Aqueles que querem armazenar músicas, vídeos, fotos e outros arquivos eprecisarão de mais memória interna ou a capacidade de adicionar armazenamento de memória expansível através de cartões microSD.

Considere a CPU/processador que o telefone usa. Isto é muito importante: uma maior frequência de operação da CPU permite que você faça tarefas mais pesadas e garante rápida capacidade de resposta. Um processador Quad Core é o mais rápido disponível atualmente. É ideal se você pretende jogar jogos com gráficos incríveis. Se você quer economizar, mas ainda quer usar seu telefone para jogos, um smartphone Dual Core também é bom. Ao menos que você esteja usando o telefone Android apenas para o essencial, o desempenho do Android será impedido por qualquer processador com menos de 1 Ghz.

Fragmentação do Android

A melhor característica do sistema operacional para aparelhos portáteis do Google é sua fragmentação, que possibilita que ele seja usado em uma grande variedade de aparelhos, para os mais diversos gostos. (Foto: uberhowto.com)

Escolha um dispositivo que suporta o que a maioria das operadoras se referem como “multitarefa”. Isto refere-se à capacidade de utilizar voz e dados simultaneamente. Isso é necessário para tirar vantagem das capacidades completas do sistema operacional Android.

Selecione um telefone que atenda às suas necessidades em termos de peso e tamanho. Dispositivos Android vêm em vários tamanhos, variando de designs mais compactos e finos até celulares que se assemelham com tablets.

Caso more em uma das cidades que vai receber os jogos da Copa ou queira já estar preparado para as novas tecnologias de transmissão de dados, é importante que você procure um aparelho que tenha a tecnologia 4G. 3G é praticamente algo obrigatório em todos os smartphones hoje em dia.

Não se esqueça de pesquisar na internet para saber se já há planos e atualização do sistema Android do seu celular ou se ele já irá ficar obsoleto em algum tempo. É comum que lojas coloquem celulares “antigos” em promoção para se livrar do estoque e renovar a linha de celulares.

Utilize a função “Compare” fornecida na maioria dos sites de lojas de celulares e até das operadoras para comparar as características para uma série de dispositivos selecionados Android. Há sites dedicados para estas comparações e você poderá, inclusive, escolher aqueles aparelhos de suas marcas favoritas.

Leia críticas de clientes e profissionais para ter uma ideia melhor dos potenciais problemas com qualquer telefone Android pode criar, principalmente sobre os modelos que você está considerando comprar.

Descubra se o telefone que você está pensando em comprar é compatível com todos os periféricos de terceiros ou dispositivos que você planeja usar.

Faça a escolha com calma, paciência e assim, aproveite melhor cada centavo investido no seu aparelho Android.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)