Os telefones com Android a partir de 2.2. podem contar com a função de reconhecimento de voz em português. Você fala e o telefone entende, preenchendo os campos onde você poderia digitar pelo celular.

O reconhecimento de voz lhe permite ditar palavras e comandos ao telefone. Você pode enviar e-mails, fazer chamadas, enviar mensagens de texto apenas falando o comando e o nome do contato.

Tal tecnologia de reconhecimento de voz nos telefones com Android é chamada de “Voice Input”. Você fala e o telefone digita pra você! Conforme você vai falando as palavras vão aparecendo na caixa de texto! Mesmo a pontuação pode ser falada e o telefone irá entender.

Para ativar eu seu aparelho com Android 2.2 ou superior, ao aparecer o teclado clique sobre o pequeno microfone que aparece logo ao lado da barra de espaços.

Android - comandos de voz

Como usar comandos de voz no Android

O vídeo abaixo mostra o reconhecimento de voz em inglês, e funciona muito bem. Fiz os testes com o reconhecimento de voz em português e não gostei muito do resultado. Ele acertou apenas 1 vez e nas vezes que errou o resultado foi muito diferente do que eu havia falado. Em todo caso, ao ativar a função foi dado um aviso de que se trata de um produto ainda experimental.

Veja o vídeo e depois ative o reconhecimento de voz em português no seu aparelho celular.

Cada dia mais os telefones estão ficando mais rápidos e os comandos de voz vão poder usar mais processamento e o reconhecimento de voz em português e vários outros idiomas vai ficar cada vez melhor!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)