Se ainda não leu a Saga do 3G na Oi – Parte 1, leia antes de continuar a parte 2.

Como eu sou brasileiro e não desisto nunca, continuo tentando colocar o 3G da Oi em funcionamento no meu aparelho. Uso um Motorola Milestone com Android 2.2.1, atualizado recentemente. Mesmo antes da atualização o 3G não estava funcionando. Apenas o GPRS funciona, apesar da Oi garantir que o 3G está habilitado para o meu número. Não que eu acredite nisso, mas ainda não tenho como provar o contrário. Até tentei usando um roteador 3G, que também só funcionou no GPRS. Com isso ainda fico na dúvida se as informações de autenticação estão corretas, mas eliminei a variável “aparelho”.

Continuando a saga do 3G na Oi, liguei lá novamente após esperar mais de 72 horas pelo contato prometido em 24 horas. Claro que não havia mais nada registrado lá sobre este contato previamente agendado. É bem provável inclusive que nada tenha sido registrado da outra vez, e eu apenas tenha acreditado na “pobre” atendente que, prestando um serviço de péssima qualidade, disse estar fazendo de tudo para me ajudar.

Qualidade dos serviços de atendimento Oi

A Oi não é tão simples quanto parece. O atendimento para meu caso foi demorado e só foi possível resolver meu problema pela minha insistência. (Foto: oi.com.br)

Antes de mais nada, esclareço que estou usando o serviço “Oi Corporativo” ou “Oi Empresa”, que consegue ser ainda pior que os serviços voltados para pessoas físicas.

Mas eu pensei que não havia como o atendimento da Oi ser pior, e de novo eu estava enganado.

Fui desta vez atendido por uma moça muito mal educada ou no mínimo de mal humor. Foi até bom porque ela desligou na minha cara, e a ligação não durou muito. Além da qualidade da ligação ser sofrível em qualquer aparelho com chip da Oi, a moça ainda falava como se estivesse com uma “batata na boca”. Realmente impossível entender o que ela dizia, tanto que me passou um número de protocolo diferente nas 3 vezes que pedi para repetir.

Cuidado com o atendimento da Oi

Cuidado quando algum atendente da Oi lhe disser que enviará o protocolo da ligação por SMS. Uma vez uma amigo da namorada da prima do colega do meu cunhado disse que enviaram um protocolo pra ele… mas nunca se sabe. Anote em um papel… e peça para repetir para conferir. Mesmo assim você não terá nenhuma garantia… o número pode estar errado mesmo que você tenha anotado certo. Isso já aconteceu comigo. Na verdade é muito estranho você depender de um protocolo que a própria operadora precisa lhe passar sabendo que se você for usá-lo, será na Anatel ao fazer uma reclamação contra a operadora. Quais as chances deste número não estar errado quando for conveniente? Não é uma acusação, mas é um caso a se pensar.

Voltando a Saga do 3G na Oi

Mas continuando a história, eu disse pra ela que eu estava ligando de outro aparelho porque precisava configurar o 3G em meu número Oi. Ela pediu confirmação de todos os dados da empresa novamente e disse:

– O que que você quer? (exatamente assim)

– Eu quero configurar o 3G para funcionar no meu aparelho, pois segundo a Oi o 3G já está habilitado na linha. No momento só funciona o GPRS.

– Senhor, isso tem custo. Para estar lhe passando estas informações, eu preciso falar com o responsável pela empresa, ele está aí do seu lado?

– O que? Não… não está, mas tem custo pra você me passar as informações de configuração do 3G, tipo usuário e senha?

– Senha? Que senha senhor???? O responsável pela empresa está aí ou não???

– Não está não, mas o que eu preciso é só de uma informação de conf …

– Senhor, eu preciso falar com o responsável pela empresa. Se ele não está aí não tenho como estar lhe ajudando.

Resmungou alguma coisa que não entendi e DESLIGOU A CHAMADA!

Realmente foi a primeira fez que algo assim ocorreu ao ser atendido por uma empresa.

Mas não fiquei surpreso por ter acontecido logo no péssimo atendimento da Oi, afinal eu sofri isso por muitos anos com o Velox, quando não havia outra opção em minha localidade.

Se é assim que a operadora Oi atende ao cliente corporativo, imagine como são tratados os clientes pessoa física!

Os 2 protocolos que recebi são inválidos. Mais de 10 ligações e só consegui completar 4, sendo que em 2 não me passarem o protocolo por SMS como prometido.

A saga continua enquanto eu ainda precisar do número corporativo, cujo contrato tem vigência determinada e multa. Outros fatores começaram a ocorrer com frequência no sistema de telefonia móvel da Oi, especialmente nos últimos meses. O vídeo abaixo é uma obra de comédia. Qualquer semelhança com a vida real NÃO é mera coincidência.

Problemas na operadora de celular Oi

Qualidade ruim das chamadas, mesmo nos grandes centros. Ligação fica muda, fica cortando a voz.

Linha cruzada. Já perdi a conta de quantas vezes liguei para um número e caiu em outro, e a pessoa para a qual eu ligava recebeu uma ligação no mesmo momento como sendo engano.

Várias vezes por dia o telefone fica no modo “Sem serviço”, e sem nenhum motivo aparente.

Várias pessoas dizem que ligaram e o telefone estava desligado, quando não estava. Isto ocorre com vários números e aparelhos diferentes da empresa.

Os SMS enviados chegam todos de uma vez só, no fim do dia, inclusive reportando ligações recebidas quando o telefone estava supostamente desligado.

As contas vêm erradas quase todos os meses, sendo necessário gastar horas ao telefone para resolver.

O atendimento da Oi é péssimo gerando sagas como esta.

Os atendentes não tem preparo. Sequer sabem que é preciso usuário e senha para fazer a configuração do 3G.

Enfim… eu não gosto mesmo da operadora Oi, como não gostava quando era Telemar.

A raiva pelo Velox estava até ficando esquecida mas agora eles mostraram que podem ser ainda piores.

Se você ainda não tem nenhum serviço Oi, continue feliz! Se tiver, use os comentários para compartilhar sua “boa” experiência com a operadora.

6 comentários para “A saga do 3G na Oi – Parte 2”

  1. Renan

    Olá amigo, esse problema me parece comum. Hoje tentei 10x ligar lá pra eles e sempre me transferem pro setor de Reparos. Eu tento conectar mas aparece “Não Registrado”… E parece que muita gente está passando por isso com o Oi Dados. Qualquer novidade, avise ok?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Oi Renan!

      Obrigado pelo seu comentário.
      Eu conversei com vários amigos e conhecidos que utilizam plano de dados e todos eles disseram que nunca conseguiram usar 3G da Oi em Belo Horizonte. Até hoje estou sem solução para o meu problema, pagando 3G e usando um GPRS meia boca que nem sempre funcionar. Hoje, quando a conta chegou na empresa, fui informado de que ainda por cima veio uma cobrança indevida alegando que eu utilizei 170 MB de dados em pouco mais de 1 semana, o que estourou a cota proporcional de 200 MB. Antes fosse apenas este o problema, mas ao invés de cobrarem 10 centavos pelo MB extra, cobraram muito mais! Se puder, conte ai os detalhes do seu problema para alertar outros incautos. A Oi não presta, em minha opinião!

      Responder
  2. Thiago

    Pode não ser a melhor, mas e a mais barata, e nunca tive problemas com ela.

    Responder
  3. Nome Diego

    Claro que é mais barata, tem o pior atendimento possível. Torça para continuar sem problemas, pois quando você tiver não vai conseguir resolver.

    Responder
  4. Kermeson

    É bem verdade que o 3G no Brasil é muito ruim, mas o da OI já é sacanagem, impossível não ficar nervoso, e como o caro amigo disse o atendimento é péssimo.
    OI… Tchau…

    Responder
  5. Priscilla

    No meu celular a única coisa que funciona é o 3G quando estou no centro. O resto só sem serviço SEMPRE! E olha que não posso mudar de operadora, porque é a única que supostamente funciona na minha casa. Rio de janeiro – região dos Lagos

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  A saga do 3G na Oi – Parte 1

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)