Celular usado: como comprar? Dicas e o que olhar!

Em Comparação de smartphones e celulares por André M. Coelho

Comprar um novo smartphone é melhor, mas geralmente tem um alto custo. Não é segredo que os preços dos smartphones estão constantemente aumentando. Como tal, para obter melhor valor pelo seu dinheiro, comprar um dispositivo usado pode ser a melhor escolha.

No entanto, o que você deve considerar ao comprar um smartphone Android usado?

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tomar uma decisão melhor e escolher o melhor modelo.

1. Celular usado ou remanufaturado?

Quando você estiver no mercado de um telefone de segunda mão, você encontrará dois sabores essenciais: remanufaturados e usados.

Leia também

Os smartphones remanufaturados foram renovados pelo fabricante, fazendo com que pareçam e pareçam tão bons quanto novos. Os telefones reformados tendem a incluir uma garantia, então você tem certeza de que, se algo der errado, você está coberto.

Por outro lado, os telefones usados são aqueles que vêm diretamente do bolso de alguém. Eles geralmente são mais baratos que os reformados, mas podem ter defeitos e têm um risco maior de mau funcionamento.

2. Condição física na compra de celular usado

A primeira coisa que você deve considerar ao comprar um smartphone usado é a condição física. Isso deve fornecer uma imagem clara de como o dispositivo estava sendo tratado.

Procure arranhões e amassados na frente e nas costas e verifique se os botões ainda são resistentes e responsivos. As portas também são um ponto de falha comum, portanto, examine -as de perto também. Qualquer descoloração é um indicador de dano líquido.

Verifique as lentes da câmera quanto a sinais de arranhões ou rachaduras e certifique -se de testar a câmera tirando uma ou duas imagens. Além disso, teste o microfone, os alto -falantes e a tela para garantir que tudo esteja funcionando bem.

A condição física deve dar uma boa idéia do que esperar, então reserve um tempo para examinar o telefone em detalhes.

Escolhendo celular usado

Um celular usado pode te atender e ainda ser melhor do que um aparelho novo. (Imagem: Pinterest)

3. Bateria de celular usado

A bateria é um componente crítico em qualquer smartphone e geralmente é um dos mais afetados após um período de uso. A principal preocupação ao comprar um smartphone usado é a saúde da bateria. É mais fácil verificar a saúde da bateria de um iPhone, mas no Android, você terá que procurar ajuda de aplicativos de terceiros.

Quando se trata de saúde da bateria do celular, quanto maior a porcentagem, melhor. Atirar por pelo menos 90% está bem, o que deve oferecer algum tempo de tela razoável.

No entanto, não defina suas expectativas muito altas quando se trata de saúde da bateria. Muitas pessoas não sabem como cuidar bem da bateria de um smartphone para longevidade.

4. Prova de compra ou nota fiscal de celular usado

Uma coisa importante a verificar ao comprar qualquer item usado, seja um dispositivo eletrônico ou não, é a prova de compra. Peça ao vendedor o recibo original para verificar se eles são o proprietário legítimo do dispositivo. Isso ajudará a evitar a compra de um dispositivo roubado, que pode ter repercussões graves.

Você também saberá se o dispositivo ainda está na garantia e se o vendedor é o primeiro proprietário. Você também dirá quanto tempo o vendedor usou o dispositivo.

Os dispositivos usados geralmente estão fora da garantia. É sua decisão pessoal decidir se não há problema em comprar um telefone sem proteção, se der errado.

Uma garantia geralmente é útil quando você deseja que seu dispositivo seja reparado. Por exemplo, as substituições de tela são mais caras se o seu dispositivo estiver fora de garantia.

5. Data de lançamento do smartphone

Comprar um smartphone usado não significa comprar um dispositivo antigo e desatualizado. É por isso que você precisa verificar a data de lançamento do dispositivo.

A data de lançamento tem significado se você deseja um telefone que o fabricante ainda suporta. Ao contrário dos iPhones, os dispositivos Android não são suportados há muito tempo após a data de lançamento. Como tal, você deve evitar a compra de um dispositivo com mais de dois anos de idade.

Comprar um dispositivo um ano ou menos após o lançamento é o ponto ideal, pois provavelmente ainda será elegível para o sistema operacional Android e atualizações de segurança.

6. Política de retorno para sua compra

Os smartphones usados têm seu próprio risco. O dispositivo pode ser suscetível à falhas, e você não saberia. É aí que a política de retorno é útil. Certifique -se de perguntar se você pode devolver o dispositivo em caso de falha ou outras funções que você não viu.

A política de devolução atua como uma garantia, caso o dispositivo falhe. Ao contrário da compra de dispositivos novos e usados, têm períodos de retorno mais curtos. Para a segurança, a política de retorno não deve ser nada menos que duas semanas.

Não se esqueça de verificar se o smartphone não está bloqueado pelo IMEI, o que pode significar que foi roubado.

7. Compatibilidade com sua operadora de telefonia

Você deve comprar apenas um dispositivo compatível com sua operadora. Alguns telefones usados são bloqueados em operadoras específicas, enquanto outros são desbloqueados.

Procure um dispositivo desbloqueado ou bloqueado, mas compatível com sua operadora. No entanto, aconselhamos a busca de dispositivos desbloqueados, pois eles oferecem a liberdade de trocar de operadora sempre que quiser.

Lembre-se de que nem todos os telefones desbloqueados funcionarão em todas as redes. Alguns suportam apenas redes específicas, mas outros são compatíveis com ambos. Certifique-se de confirmar isso antes de fazer uma compra, principalmente para um dispositivo importado.

8. Peça os acessórios originais do celular

Os acessórios originais são sempre melhores que alternativas de terceiros. Ao comprar um telefone usado, verifique se você pergunta sobre o cabo de dados e de carregamento originais. Se os dois não estiverem disponíveis e você tem certeza de que o dispositivo enviado com os acessórios, tente negociar o preço de venda para cobrir o custo da aquisição de ambos.

9. Preço do smartphone usado

Os preços dos smartphones usados geralmente dependem de vários fatores. Isso inclui a condição física do dispositivo, a data de lançamento e muito mais. Não há uma única diretriz sobre os preços usados para smartphones, portanto, verifique em vários sites que vendem telefones usados para ter uma ideia da taxa.

Você pode verificar sites como Mercado Livre e OLX, entre outros, para avaliar a faixa de preço. Para obter o melhor preço, você deve cronometrar sua compra. A melhor época para comprar um dispositivo usado é quando seu sucessor será lançado.

Comprar um smartphone usado pode ser estressante, considerando todos os diferentes fatores que você precisa considerar. Passar pelas dicas acima pode ajudá-lo a fazer sua compra bem e obter o melhor dispositivo para o seu dinheiro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário