Se um telefone está agindo de forma irregular ou alguns comandos não tem resposta, é possível que seu dispositivo tenha um vírus. Um telefone celular com um vírus pode falhar ao fazer chamadas telefônicas, desligar em seus próprios aplicativos ou fecha-los de forma inesperada, e isso pode ser frustrante.

Celulares mais básicos não correm o risco de ter vírus, enquanto os celulares mais avançados, tais como smartphones ou tablets são mais suscetíveis a vírus de telefones celulares, devido a seus sistemas operacionais. Quanto mais complexo o telefone, mais as oportunidades que tem para contrair um vírus.

Felizmente, você pode remover um vírus de um telefone celular e devolvê-lo ao estado de funcionamento perfeito com alguns passos simples.

Identifique a ameaça

Anote e verifique os sintomas do seu telefone que te leva a acreditar que um vírus tenha infectado o dispositivo. Seja o mais específico possível. Inclua o que você estava fazendo no telefone quando os sintomas do vírus apareceram e uma lista de todas as alterações recentes ou downloads que você fez no dispositivo e anote todas as mensagens de erro que aparecem em seu telefone celular.

Localize a marca e modelo do seu aparelho. Estes podem ser encontrados na parte de trás do telefone, embaixo da bateria em uma etiqueta ou em uma parte das configurações de seu dispositivo onde diz “informações do telefone”.

Procure a mensagem de erro ou sintomas o e número de modelo do dispositivo no site do fabricante de telefone celular ou o site do seu provedor de serviços de telefonia celular. Pesquise na internet o que pode estar acontecendo. Na maior parte dos casos, nem é um vírus, mas sim, um programa que pode estar em conflito com seu aparelho.

Cuidados com celulares

As infecções por vírus podem acabar com toda a diversão envolvida na utilização d eum smartphone e é importante se precaver e saber como se livrar delas. (Foto: freebesttricks.blogspot.com)

Faça backup de informações pessoais

Baixe uma cópia de segurança ou um programa de sincronização para o seu dispositivo. Estas informações estão disponíveis a partir do fabricante do dispositivo ou o fornecedor de serviços de telefonia celular. Há aplicativos nas várias lojas na internet que disponibilizam programas que fazem isso automaticamente.

Execute um backup de seus contatos, fotos, músicas e vídeos. Salve esses itens para um cartão de memória ou com um cabo USB para um computador que não está infectado com um vírus e está funcionando corretamente. Garanta que todos os itens importantes foram copiados sem nenhum problema.

Livre-se do vírus

Você pode baixar um programa anti-vírus gratuito para seu celular ou, se não conseguir, pode retornar seu dispositivo para as configurações de fábrica. Com o programa anti-vírus, basta que você faça um escaneamento básico de seu sistema e limpe seu celular das infecções. Se isso não funcionar, a melhor solução é ir nas configurações de seu telefone e procurar pela opção de retornar para as configurações de fábrica.

Isso significa que todos os aplicativos, contatos, fotos e músicas serão deletados. Mas se você fez o backup, isso não será um problema, pois você só terá que restaurar os dados que foram deletados.

Teste o seu dispositivo depois desta restauração, principalmente com os aplicativos que estavam dando problema. Se os sintomas voltam depois de adicionar um arquivo específico pode ser que este arquivo esteja corrupto e seja seu principal problema.

E tome alguns cuidados para isso não acontecer de novo: só baixe programas e imagens a partir de fontes confiáveis. Leia todas as opiniões sobre os aplicativos antes de baixá-los. Se você ligar para o suporte técnico, use um telefone diferente do infectado. Faça um backup constante de seu celular para que não fique na mão.

Um comentário para “Como tirar um virus do celular?”

  1. kathllyn

    meu telefone ja esta cm virus e naum essa a net como eu devo fzer para poder baixar este progama?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)