“App” pode ser a sigla para várias coisas no mundo mas em se tratando do mundo mobile app é uma abreviação para “application”, do inglês, que significa aplicativo, programa, software. Esta definição simples acaba por ser muito genérica se consideramos que existem apps para celulares, tablets, navegadores e até mesmo sistemas operacionais de desktop.

Ao se referir às apps o mais comum é que o assunto seja relacionado aos vários softwares e programas disponíveis para Android, iOs, Symbian e outros sistemas operacionais voltados para telefones celulares. No Android por exemplo os apps são oficialmente distribuídos através de um app especial chamado Android Market, que acessa uma loja virtual de mesmo nome. Na loja Android Market são oferecidos aplicativos gratuitos e pagos. Qualquer um que tenha um telefone Android e uma conta do Google pode comprar ou baixar apps gratuitos do Android Market. Os aplicativos comprados são seus para sempre, ficando atrelados à sua conta do Google e não ao seu aparelho. Algo parecido ocorre com o iOS e mesmo com o Symbian na loja virtual de aplicativos da Nokia.

O mercado de apps é tão grande que só para Android já são mais de 400 MIL aplicativos existentes no Android Market, sem contar outros que são distribuídos por outras fontes ou mesmo diretamente via download. O novo sistema operacional da Microsoft para computadores virá também com uma loja virtual chamada Windows Store que irá vender software no estilo das atuais lojas virtuais de apps. O navegador Chrome também uma loja virtual de apps, a Chrome Web Store.

O que é app

Android Market para baixar apps

No Android Market as melhores app para Android são em geral listadas na página inicial. A qualidade de cada app vem dos conceitos dados por usuários ao longo do tempo.

Portanto apps são simplesmente programas voltados para utilização em celulares e tablets, mas o termo tem se tornado mais geral e começa a englobar softwares também usados em sistemas operacionais de PC e navegadores.

E você? Utilizar os melhores apps disponíveis para o seu modelo de celular? E no navegador Google Chrome, tem costume de utilizar os apps?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)