Android para todos os lados. Todo mundo fala em Android quando estamos falando de celulares e tablets. Afinal, depois de tanta falação, o que é o Android? Para que ele serve? Vamos entender um pouco mais sobre isso abaixo.

O que é o Android?

Android está além de um sistema operacional. É toda uma linguagem de programação criada pelo Google, e pode ser aplicada em qualquer tipo de equipamento, desde televisores até celulares, geladeiras e muitos outros aparelhos. Não há um eletrônico onde o Android não possa ser aplicada.

Mas e o sistema operacional Android?

Muitos se perguntam o que é o Android nos celulares e se você é um desses que tem pesquisado por smartphones, a expressão “sistema operacional Android” sem dúvidas aparece no resultado de suas buscas diversas vezes. O Android que você vê nos aparelhos eletrônicos é a interface gráfica da programação bruta do aparelho. Para os mais antigos, que chegaram a usar o MS DOS ou usam o prompt de comando do Windows, há uma certa de ideia de como seria o Android sem sua interface gráfica. para os mais novos, apenas imagine que sem a interface gráfica, a tela do seu aparelho eletrônico seria um monte de comandos ou pior ainda, um monte de zeros (0) e “ums” (1) do código binário dos eletrônicos.

Resumindo, o Android então é o responsável por traduzir os comandos que você dá ao seu aparelho eletrônico para uma linguagem que o hardware (as peças e componentes do seu aparelho) entenda. Para o seu smartphone entender que um deslize de dedo na tela para o lado significa mudar de aplicativo, o programador teve que colocar no “tradutor” (as linhas de programação) seu gesto e para o computador, ele “traduziu” o que o gesto significava (o que ele tinha que fazer).

Usos para o Android

O Android que domina o mercado é às vezes incompreendido por algumas pessoas que não sabem como ou por que utilizá-lo. (Foto: recombu.com)

Fazendo seus eletrônicos mais “espertos”

Jogos, navegar na rede, enviar e receber e-mails, tirar fotos. Seu celular, com o Android, pode tudo isso e muito mais. Existem muitos aplicativos que você pode inclusive usar no seu computador e compartilhar dados com o Android, como o navegador Chrome e o aplicativo para anotações rápidas Evernote. Tudo é possível com a linguagem de programação e está somente limitada pelo próprio aparelho e pelo programador que dá as funções a ele.

Atualizações do Android

A cada nova “versão” do Android, mais funções são acrescentadas. Normalmente, estas funções estão na interface do Android e não diretamente na linguagem de programação, que é quando são adicionadas novas funções à linguagem de programação. Mas a cada iteração, a linguagem também vai recebendo incrementos e evoluindo. Linguagens que não evoluem com o tempo, como foi o caso do famoso Symbian da Nokia, tendem a morrer e serem esquecidas por terem poucas funcionalidades úteis, ou ficarem muito lentas perante os concorrentes.

Considerações finais

Existem aparelhos Android de todos os tamanhos, gostos e para todos os bolsos. Quanto mais dinheiro você tiver, melhor será o aparelho que você terá em suas mãos. Com certeza, existe um Android pra você em algum lugar. Basta você procurar e assim, usufruir do melhor que este sistema operacional e linguagem de programação tem a oferecer para seus usuários. Quem sabe você não se interessa e acaba começando a programar para o Android também?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)