O acelerômetro é um chip hoje em dia muito popular nos celulares para medir aceleração, como o nome já deixa claro. Em termos leigos, a aceleração é a variação da velocidade em relação ao tempo. Todo deslocamento de massa implica em uma velocidade e uma direção e sentido. Na maior partes das vezes, dado um referencial qualquer haverá movimentos que não são paralelos a nenhum dos eixos, logo a direção do mesmo será um vetor com 3 componentes, em cada direção do espaço. Os celulares com acelerômetro conseguem detectar variação de velocidade nos 3 eixos ou, em outras palavras, em qualquer direção. O acelerômetro informa a variação da velocidade de forma independente em cada direção.

No passado os telefones vinham com um chamado sensor de gravidade com a função única de detectar a posição do aparelho e girar a tela. Hoje em dias os acelerômetros se tornaram muito comuns e servem para jogos e até mesmo para dar comandos ao telefone, como o famoso “shake control” que muda de música ao dar uma balançada no aparelho. O MP15 Fun Colors e vários outros aparelhos tem esta função.

Nos smartphones e telefones mais modernos o acelerômetro já pode ser considerado como um item de série. Muitos aplicativos necessitam do acelerômetro para funcionar bem como certas características do sistema operacional também. Se você quer comprar um celular para jogos e se importa em ter muitas opções à disposição, não deixe de conferir se o aparelho tem o acelerômetro.

A foto abaixo é de um chip de acelerômetro que vem dentro do celular. Para os fabricantes, comprando em grandes quantidades o chip pode custar menos de 1 dólar.

Chip de acelerômetro

Celular com acelerômetro - Está virando item de série

Veja um exemplo de um jogo de corrida que é controlado pelo inclinação telefone, gerada pelo acelerômetro.

 

Outra função do acelerômetro é detectar freadas bruscas e curvas durante uma navegação por GPS, tornando todo o sistema mais eficiente. O GPS é bom, mas pode não ser tão rápido e detectar mudanças de direção quando em baixa velocidade.

E para finalizar você pode usar o acelerômetro do celular até para trocar de fotos durante uma exibição de slides, apenas balançando o aparelho.

Agora que você já entendeu o que faz um acelerômetro no celular… o seu aparelho tem um? Qual aparelho você utiliza? O que você usa do seu telefone que depende do acelerômetro?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)