A Nokia sempre foi famosa por criar celulares resistentes, com boa qualidade de hardware e principalmente câmeras melhores que a média do mercado de telefones portáteis.

No crongresso de tecnologia que acontece em Barcelona esta semana (28/02/2012) a Nokia apresentou mais um aparelho que promete esquentar ainda mais a briga por câmeras melhores nos celulares, é o Nokia 808 com tecnologia PureView.

Trata-s de uma abordagem nova da maneira como a fotografia é tratada. Ao invés de utilizar sensores com enormes resoluções para criar fotos gigantges, tanto em quantidade de pixels mas principalmente com muitos mega bytes, a Nokia fez diferente. Utiliza um sensor de 41MP para amostrar a imagem do mundo real, mas a saída é uma foto com 5MP. O software do aparelho dá conta de reduzir a imagem sem perda de qualidade. Funciona também com vídeos que podem ter resulução Full HD (1920×1080).

O mais interessante é que com o uso desta tecnologia o Nokia 808 PureView lhe permite fazer um zoom na imagem de até 3X sem perda de qualidade. Vá dividindo os 40MP pela metade (zoom de 100%) em 3 operações você tem a foto de 5MP sem perda de qualidade.

As lentes usadas são também Carl Zeiss, de qualidade muito boa e a mesma que já foi usada em aparelhos Nokia anteriores e que fizeram grande sucesso como o N95.

Parece bem interessante a partir dos vídeos e descrições do site, agora falta só esperar o Nokia 808 chegar ao Brasil para conferir de perto o quanto as fotos ficam realmente boas!

O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre o aparelho (em inglês). Ele basicamente diz que é mesmo incrível o zoom da câmera não perder nenhuma qualidade.

Com relação à multimídia e qualidade da câmera acho que ninguém duvida que a Nokia poderá mesmo surpreender… mas ainda assim será que vale a pena perder toda a comodidade do Android por isto?

Qual a sua opinião?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)