Os telefones com câmera percorreram um longo caminho desde a era das câmeras granuladas e telas de baixa resolução. As últimas ofertas dão-lhe a capacidade de tirar fotos em qualidade de impressão, fazer alguns ajustes no seu dispositivo e enviar as fotos a amigos ou compartilhá-las na web, em muito pouco tempo. A conveniência de ter uma câmera de alta qualidade incorporada em um telefone celular já é uma realidade, e os fabricantes têm respondido com uma série de celulares com câmeras de alta qualidade. Resta saber apenas como escolher o aparelho com a melhor câmera para seu perfil. Começando com a dica mais importante de todas.

Evite comprar um celular com câmera baseada unicamente em megapixels

A qualidade do sensor da câmera é que vai ditar a qualidade de imagem: mais megapixels simplesmente aumenta o tamanho da imagem. Uma vez que a marca de 3.2 megapixels seja atingida, a qualidade não é ditada pela resolução (megapixels). Faça uma investigação da qualidade das imagens produzidas pelo dispositivo, e baseie a sua decisão em fotos de amostra em qualidade máxima. Alguns celulares são lançados com tecnologias especiais, tal como são os modelos com a tecnologia PureView da Nokia ou a tecnologia UltraPixel da HTC. Estas sim podem fazer uma real diferença na qualidade de suas fotos.

Nokia Pureview

Aparelhos como o Nokia PureView 808 tem ótimas câmeras. Porém, é preciso que você veja se o sistema operacional é bom o suficiente para um smartphone. (Foto: www.ephotozine.com)

Escolha um telefone com melhor ótica para uma imagem melhor

A lente de má qualidade irá resultar uma imagem de má qualidade, muitas vezes com problemas de foco. Decidir sobre um telefone com câmera com uma lente melhor vai aumentar drasticamente a qualidade das imagens. Exemplos incluem as lentes Carl Zeiss, e lentes Schneider-Kreuznach. Mas só vendo imagens tiradas pelos celulares em diferentes situações, de pouca ou muita luz, que você terá uma ideia melhor.

Escolha um modelo com um flash

Dificilmente você vai conseguir um aparelho que tire fotos de boa qualidade em situações de pouca luz. E um flash faz toda a diferença. Você pode escolher entre um flash LED básica ou uma mais avançada lâmpada de Xenon. Um LED proporciona luz constante básica, tornando-a útil para gravação de vídeo, enquanto que a lâmpada Xenon funciona como um flash de câmera padrão. Há um número limitado de modelos com este flash avançado, mas você pode encontrá-los com maior facilidade pesquisando um pouco no mercado.

Escolha modelos com muitas opções de configuração da câmera e acesso rápido à ela

Os telefones com câmera ainda tem uma quantidade considerável de tempo entre pressionar o botão do obturador e a câmera para tirar uma foto. E na maioria das vezes, você vai querer usar seu aparelho quase que imediatamente. Nada como testar os aparelhos em várias lojas para saber qual atende melhor a estes requisitos.

Câmeras de celulares

Comparar ainda é a melhor forma de encontrar a câmera de celular que melhor irá atender ao que você procura. (Foto: www.nj.com)

Configurações da câmera que realmente importam

Além das tecnologias específicas supracitadas, duas especificações são cruciais na escolha de uma câmera, tanto para filmar quanto para tirar fotos: Frames Per Second (FPS – Quadros Por Segundo) e HD/FullHD. A primeira especificação mostra quantos quadros por segundo a câmera consegue filmar. Quanto maior, melhor, o que significa que a câmera também será capaz de filmar em câmera lenta com maior qualidade. A média para uma boa câmera é de 30 fps, o que já a equipara com câmeras point-and-shoot (modelos básicos) das melhores marcas. Já as especificações HD/FullHD, mostram que o celular tem a capacidade de filmar em alta resolução, algo essencial hoje em dia. Em breve, aparecerão aparelhos com a capacidade de filmar em 3D ou em 4k, que é a evolução do Full HD.

O que mais vale no momento de escolher sua câmera é mesmo a pesquisa e o teste dos aparelhos para assim, você escolher aquele que melhor te atende.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)