Depois de fazer algum suspense em relação à decisão de qual sistema operacional a Nokia adotaria em seus novos aparelhos, chegou a tão esperada resposta: Nokia usará Windows Phone em seus novos dispositivos.

Muito se falou sobre as novas possibilidades se a qualidade dos aparelhos Nokia se unisse à enorme popularidade e oferta de aplicativos do Android. Parecia uma parceria perfeita, mas tais decisões não são tomadas com bases puramente técnicas. Algo mais deve ter contribuído para a Nokia ter escolhido o novíssimo Windows Phone, que ainda nem tinha emplacado. E era mesmo: em pouquíssimo tempo, a Microsoft comprou toda a divisão de celulares da Nokia, e hoje lança os aparelhos Windows Phone com sua própria marca.

Associação entre a Nokia e a Microsoft para vender o Windows Phone

O que era uma parceria, virou uma grande “fusão”. A Microsoft comprou a Nokia para poder fabricar seus próprios aparelhos com Windows Phone. (Foto: www.geek.com)

Na minha opinião, acho que a utilização de um software livre seria uma escolha mais acertada para a Nokia, antes de se fundir com a Microsoft. A integração com serviços do Google e a grande e crescente oferta de aplicativos do Android seria um bom argumento para comprar um telefone Nokia. Agora, não sei mais se trocarei de sistema operacional apenas para ter um aparelho Nokia. O Windows Phone é um bom sistema operacional, e a integração com o Windows 10 é muito boa, mas ainda precisa melhorar um pouco antes de competir frente a frente com o iOS e o Android.

Veja o vídeo abaixo, com uma conversa do pessoal da TV Geek sobre a parceria entre Microsoft, Nokia, e o Windows Phone.

Desde quando a Microsoft comprou a Nokia, já foram alguns aparelhos lançados, incluindo também os tablets/notebooks Surface. Estes utilizam muitas das patentes e tecnologias que eram da Nokia. E a câmera PureView dos aparelhos com Windows Phone é simplesmente sensacional. Nenhum aparelho com Android ou iOS conseguiu chegar na mesma qualidade. O Windows Phone promete muito!

E então? O que achou desta decisão? Vai comprar um telefone celular Nokia ou agora é que você não compra mais?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)