Os telefones celulares Nokia ainda dominam o mercado em termos de quantidade de aparelhos vendidos. Principalmente nos mercados de terceiro mundo onde os smartphones Android e iPhone ainda não são muito populares, a maior parte dos aparelhos são de baixo custo e rodam Symbian ou, mais recentemente, o Windows Phone, que tem dificuldades para decolar.

O que ocorre é que o Symbian já é um sistema operacional bem ultrapassado e ao equipar aparelhos com hardware potente como o N97, ele torna o aparelho muito pior que um Android de preço similar O Windows Phone tem dificuldades para se tornar um sistema operacional móvel popular. Tive esta experiência e posso dizer o quanto o N97 é pior que o Motorola Milestone, principalmente por causa do sistema operacional obsoleto do N97, que passa a impressão de ter sido forçosamente adaptado para um smartphone.

Já era tempo da Nokia encontrar um sistema operacional concorrente ao Android e ao iPhone e deixar o Symbian descansar em paz! Na verdade, como sistema operacional para os chamados dumbphones, ele é perfeito!

Nokia com Android

Um Nokia com sistema operacional Android é algo que eu gostaria muito de ver, mas não sei se isso vai acontecer com um aparelho Nokia de qualidade. (Foto: divulgação)

Nokia com Android ou Nokia com Windows Phone?

Recentemente o site TG Daily divulgou uma notícia de que a Nokia tem estudado a adoção de outros sistemas operacionais em seus novos aparelhos. Uma pesquisa mostrou que quase 33 milhões de telefones com Android foram vendidos no ultimo trimestre de 2010 contra 31 milhões de aparelhos com Symbian. Foi a primeira vez que a Nokia não ficou em primeiro lugar nesta estatística. Isto mostra como o Android sacudiu o mercado de dispositivos móveis, que muda de forma muita rápida. Sem dúvida alguma este é um dos principais desafios comerciais e estratégicos que a Nokia já enfrentou.

E você? Acha que o Android em aparelhos Nokia seria uma boa? Prefere o Symbian ou o Android? Vai confiar na qualidade dos primeiros celulares Nokia com Android, quando e se forem lançados?

Nota do editor: a Microsoft, e a parte da Nokia que ainda continua independente estão sempre flertando com a ideia de usar Android nos seus aparelhos, mas não nos aparelhos topo de linha. Vamos ver como vai ser.

2 comentários para “Nokia: Android pode vir a ser usado”

  1. Wanzinho

    Eu adoraria ver android em celulares nokia

    Responder
  2. Fernandozoik

    Com certeza vai dar uma ducha de água fria na Samsung esse casamento da Nokia com o Android e vai ser a cereja do bolo pra voltar a dominar o mercado deixando a Apple em 3° lugar

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Twitter para celular Nokia | Telefones Celulares

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)