Tive um Nokia N97 por 2 meses e agora completam 2 meses que estou com o Motorola Milestone (A853), o famoso Droid! Esperei passarem estes 2 meses de utilização para pode escrever um artigo comparativo que fosse justo, tendo o mesmo tempo de uso em cada um dos aparelhos.

O comparativo Nokia N97 x Motorola Milestone está separado de acordo com os pontos que julguei mais relevantes. Para tornar a leitura mais agradável evitarei entrar em detalhes técnicos, focando mais nos resultados obtidos.

Tela

A tela de ambos os telefones é do tipo sensível ao toque (touchscreen), mas a do Milestone é multi-touch! A tela do N97 tem 3,5″ e a do Motorola Milestone tem 3,8″! Além de ser maior, a tela do Milestone tem uma resolução enorme de 854×480, contra 640 x 360 pixels do Nokia N97. Essa maior resolução permite exibição de vídeos em qualidade HD no Youtube ou mesmo filmes convertidos para rodar no celular usando o Format Factory. Todos os ícones tem melhor definição e, por ter resolução maior o Milestone permite exibir textos bem pequenos de forma a caber a maioria das páginas web em apenas uma tela, sem barra de rolagem ou redimensionamento. Observando assim os números pode parecer que a diferença é pequena, mas o N97 perde feio neste quesito. Além da maior resolução da tela do Motorola Milestone, a sensibilidade é muito superior. Não é exagero dizer que, se você usar o Milestone primeiro e depois passar ao N97, vai pensar que há algum defeito ao usar o toque na tela do N97. Grande parte da responsividade da tela do Milestone é graças ao processador rápido e sistema operacional mais evoluído. No quesito tela, o Milestone é incomparavelmente melhor que o N97!

Design e praticidade

Gosto não se discute? Pode até ser… mas o N97 me agradou muito. O Motorola Milestone é mais quadradão, todo preto sem muitos detalhes. Os botões laterais do Motorola Milestone não são fáceis de distinguir usando o tato, o que no N97 é bem fácil. O travamento da tela do Nokia N97 é feito por uma tecla lateral fácil de encontrar, que deve ser movida lateralmente e que volta à sua posição original após ser solta. Já no Motorola Milestone esta tecla fica na posição superior do aparelho e nem sempre e fácil encontrar e acionar usando apenas uma mão. No Nokia N97, o botão que abre o menu de opções é um botão comum, em relevo na parte frontal do aparelho. No Motorola Milestone não há botões comuns na parte frontal, apenas os desenhos dos botões que são acionados apenas ao toque. No N97 os detalhes metálicos dão uma aparência moderna ao aparelho, contrastando com o preto clássico do Motorola Milestone. A maneira como o teclado desliza também é muito mais original no N97, deixando o aparelho em uma posição inclinada muito interessante para leitura ou visualização de vídeos. O peso é outro fator em que Milestone fica devendo. Já era difícil deixar o N97  no bolso durante uma corrida, agora com as 15 gramas a mais do Motorola Milestone, correr com o celular é bem desagradável. Na minha opinião, o Nokia N97 impressiona mais no design que o Motorola Milestone, devido principalmente à parte funcional! Ponto para a Nokia!

Detalhes do celular Milestone com Android, da Motorola

O Motorola Milestone foi um dos primeiros aparelhos com Android lançados pela Motorola. Mesmo sendo de primeira geração, o celular não deixa nada a desejar em comparação aos seus concorrentes! (Foto: Motorola)

Teclado e digitação

Sem sombra de dúvidas o teclado do N97 é melhor. As teclas são separadas e fáceis de distinguir no tato. A maneira como o teclado se posiciona ao ser aberto também dá um show no Motorola Milestone. Porém o sistema operacional Android usando no Milestone tem usabilidade melhor, com recurso de auto completar mais eficiente, o que faz a digitação no Milestone ser bem mais simples e eficiente. Além do teclado físico, ambos aparelhos contam com um teclado de software que aparece na tela quando o teclado físico não está aberto. No N97 é muito desanimador ter que usar este teclado virtual. A digitação é muito lenta e complicada, tanto por causa da distribuição ruim das teclas exibidas quanto pela resposta ruim do toque na tela. Já no Milestone, o teclado virtual é tão bom que quase não é necessário utilizar o teclado físico! Os dois aparelhos contam com botão direcional. No Milestone ele fica do lado direito do teclado, o que incomoda um pouco. No Milestone, além do teclado físico e virtual ainda existe um programa de teclado Wi-fi, que permite digitar os textos no navegador para controlar o aparelho. Em resumo: o Milestone ganha com vantagem do N97 no quesito de teclado e digitação de texto. Após digitar um e-mail ou conversar no chat com o Milestone, fazer a mesma tarefa no N97 é quase uma decepção!

Multimídia

Neste quesito estão incluídas a exibição de vídeos e músicas, sejam armazenados no próprio aparelho ou através da internet no Youtube ou outro streaming qualquer. A maior tela do Droid torna a experiência de vídeo muito melhor nele que no N97, mas os auto falantes do N97 são excelentes tornando o áudio muito superior. No Milestone, o áudio proveniente dos auto falantes é baixo, sendo difícil ouvir no trânsito ou em locais públicos. Outro fato em que o N97 se destaca é no tamanho da memória interna: são 32 GB para armazenar programas e arquivos de mídia diversos, entre fotos, vídeos e músicas! Os 2 aparelhos contam com entrada para cartão de memória micro SD. No N97, pode ser colocado um cartão de 16GB, expandindo a memória para 48GB. No Milestone, a memória interna é pequena com apenas 256MB livre para instalação de aplicativos, mas ele aceita cartões de memória de até 32GB. O Motorola Milestone vem originalmente com um cartão micro SD de 8GB. Apesar de todas estas características levarem a um “empate técnico”, a integração do Android do Motorola Milestone com o Youtube e os álbuns do Picasa o levam a ganhar neste quesito também! Não só é possível visualizar todos os álbuns do Picasa como também sincronizar fotos com apenas alguns cliques. Usando os fones de ouvido fornecidos, a qualidade de áudio empata também. E por último no quesito multimídia o N97 tem a mais o receptor e transmissor FM. São muito úteis, mas ainda assim não tornam o N97 uma escolha unânime.

Navegação GPS

O N97 conta com o software de mapas e navegação Nokia Mapas, que é gratuito. O Droid vem com o Motonav, da Motorola. O Nokia Mapas é sem dúvida mais fácil de usar e muito mais bem acabado. Os mapas são mais atualizados e a interface mais polida. Minha experiência com o software Motorola Motonav deixou a impressão de que ele foi feito para aparelhos da geração anterior. A interface é lenta e parece “adaptada” para celulares com tela sensível ao toque. Além disso o Motonav é pago. O hardware de GPS em si tem algumas diferenças sutis, e considero o Milestone um pouco melhor que o N97, pois consegue captar o sinal dos satélites bem mais rápido e muitas vezes até em ambientes cobertos, o que raramente ocorria no Nokia N97. Enquanto o Google não permitir que seja feito cache dos mapas na memória do aparelho e permitir a navegação por voz sem necessidade de conexão de dados, o Android sairá perdendo em relação ao Symbian, sistema operacional usado no N97. Até existem outros softwares de mapas que armazenam todos os mapas no aparelho, mas a usabilidade é pobre e os recursos nem se aproximam dos que são oferecidos pelo Google Maps. Em resumo: se o GPS é muito importante o Milestone não é uma boa escolha, por enquanto.

Sistema Operacional

Há pouco a ser dito aqui pois a diferença é enorme entre o Symbian S60 do N97 e o Android 2.1, a última versão disponível para o Motorola Milestone ao escrever este artigo, em julho de 2010. O Android se integra aos aplicativos do Google (GMail, Contatos, Orkut, Talk, Picasa, Youtube, Mapas, etc…) de forma fácil e muitas vezes nativa, e também a outros serviços populares como Twitter, Facebook e vários outros. Quase tudo no Symbian é mais difícil e demorado de ser feito que no Android. Percebe-se claramente que o Android é um sistema operacional mais moderno e estável que o Symbian, que por sua vez parece ter sofrido muitas adaptações ao longo do tempo e agora está inchado demais, com várias funções e conceitos ultrapassados que não podem ser retirados sem ter que começar novamente o  desenvolvimento. Não fosse somente isto, o Android já está na versão 2.2, que em breve será liberada para o Motorola Milestone, e quanto ao N97, não há previsões de atualizações para o seu sistema operacional! Droid ganha disparado nessa!

Detalhes do Nokia N97

O Nokia N97, apesar de ser um celular excelente, peca por insistir no Symbian OS, um sistema operacional ultrapassado, lento, e nada otimizado para a internet. (Foto: Nokia)

Aplicativos

Por serem os aplicativos tão ligados ao sistema operacional, o Milestone também é muito melhor neste quesito! O Android Market presente no Motorola Milestone permite instalar e gerenciar milhares de aplicativos de forma rápida e organizada. Já a Ovi Store do Nokia N97 é bem mais lenta e a quantidade de apps é muito menor. Mais um para o Milestone!
Bateria

A bateria do meu Nokia N97 durava mais que a do Milestone.  Dava para ficar às vezes até 3 dias sem recarregar com o N97, enquanto é necessário recarregar quase todo dia a bateria do Motorola Milestone. Porém esta medida não é muito precisa não. Devo levar em conta o fato de que com o Milestone, os prgramas funcionam bem em backgroud e isto é motivo para deixar o Wi-fi ligado o dia todo. Com o N97 eu não deixava muita coisa rodando para evitar deixar o aparelho lento. Logo neste comparativo bateria não serve de critério de escolha entre os aparelhos!

Telefonia e gerenciamento de contatos

Como estão sendo comparados telefones celulares, é necessário observar atentamente o gerenciamento de contatos e de ligações. No Nokia N97 é difícil realizar a sincronização dos contatos com algum sistema online. Por várias vezes tentei realizar tal tarefa e acabei com contatos duplicados ou que sincronizavam apenas na primeira vez, sem atualizar as mudanças realizadas. Com o Milestone a coisa foi diferente: todos os contatos foram sincronizados com o Google, e bastou acessar a página de gerenciamento de contatos do Google para organizar e mesclar alguns dos contatos. No Android você pode marcar os contatos como favoritos e automaticamente os contatos para os quais você liga são exibidos após os contatos favoritos. No Nokia N97, são necessários mais de 5 toque na tela para ligar para um contato que tenha 2 números de telefones, e a interface e bem lenta. No Android fazer uma ligação é muito mais simples e o histórico parece não ter limite no numero de chamadas exibidas. Fico com o Milestone de novo!

Conclusão: eu fiz a troca do N97 pelo Motorola Milestone logo após perceber alguns dos pontos que listei neste comparativo. Comparando lado os 2 aparelhos por menos de meia hora pude constatar o quanto o Milestone é melhor.

No resumo da ópera, o Motorola Milestone é mesmo bem superior ao Nokia N97, e vai ficar ainda melhor quando sair o Android 2.2.

Gostou do comparativo? Deixe sua opinião ou faça perguntas! Espero ter ajudado!

19 comentários para “Nokia N97 ou Motorola Milestone (Droid)?”

  1. Deborah Brito

    Oi! Obrigada pelos esclarecimentos. Atualmente estou muito interessada nesses 2 aparelhos e seu artigo me ajudou a optar pelo Motorola Milestone. Fico no aguardo quanto a nova versão do Android. Valeu!

  2. Anderson

    Parabéns pelo comparativo! Encontrei vários na internet mas nenhum nem próximo a riqueza de detalhes e da precisão sua, muitos usam termos técnicos e especificações que nós leigos não temos domínio. Meu caso é parecido ao seu, estou no meu quarto N95 (não tive coragem de trocar até então) mas agora decidi mudar. Eu estava entre o N97 mini e o Motorola Milestone. Comparando os dois minha dúvida fica com relação ao tamanho do Milestone por ser muito maior, sua durabilidade (não sou dos mais delicados) e a principal dúvida: uso muito o GPS e pelo que pude ler o GPS no Milestone é só usando o pacote de dados né… Fato que não ocorre no N97 mini. Estou muito balançado pelo Milestone e estou pesquisando alternativas para o GPS como encontrei pessoas que instalaram o NDrive e dizem estar rodando e funcionando. Não é uma maravilha, mas pelo menos te ajuda a chegar onde precisa. Mais uma vez parabéns! Muito show e hoje decido, acho que serei mais um Milestone!

    • Equipe Telefones Celulares

      Olá Anderson. Obrigado por participar do site!
      No Milestone, é possível também a navegação sem plano de dados usando o Motorola Motonav, mas ele é pago. A minha licença ainda não venceu, mas não sei se vou renovar.
      Estou muito feliz com o Milestone e acho difícil daqui pra frente eu ter um celular que não seja com Android. Claro que irei testar todos os modelos que eu puder para escrever os comparativos, mas por enquanto, o Android torna o Milestone muito superior ao Nokia N97!

  3. Hitsu

    Muito boa a comparação. Estamos certo que o Milestone é superior ao N97, mas agora apareceu o Motorola BackFlip que é bem parecido com o Milestone. Fico em dúvida entre os dois!

    Obrigado!

  4. Aloísio Santiago

    Parece uma comparação tendenciosa!

    • Equipe Telefones Celulares

      Olá Aloísio.
      Muito obrigado por seu comentário.
      Esta comparação é apenas a minha impressão ao usar os 2 aparelhos por um tempo considerável.
      Não tenho motivo algum para induzir o leitor a adquirir um ou outro.
      Qualquer tendência que você observe aqui é resultado da minha percepção, experiência com os aparelhos e opinião pessoal também.
      São apenas informações para ajudar na decisão de compra de quem precisar.
      Se tiver alguma dúvida em algum ponto que tenha achado “tendencioso”, por favor comente aqui que tentarei esclarecer, ajudando também a quem vier a ler depois de você! :)

  5. Leandro

    Artigo bem elaborado e esclarecedor. Preciso acessar arquivos do office (planilhas e word) e pdf. Você pode recomendar algum aplicativo? Existem aplicativos livres para download? A interface destes programas é rápida ou lenta? Obrigado

    • Equipe Telefones Celulares

      Leandro,

      Você quer abrir arquivos PDF e do Office no N97 ou no Milestone?
      Em ambos aparelhos existem programas que abrem arquivos PDF e do Office.
      Os PDF’s não ficam bons para serem lidos no N97. Muito difícil enxergar o texto, que fica pequeno. Já no Milestone é um pouco melhor, apesar de que, dependendo do PDF vai ficar bem chato ter que mover a tela o tempo todo.
      Vou pesquisar programas para abrir PDF no Android e criar um artigo no site respondendo melhor à sua pergunta, ok?

  6. Calebe

    Cara valeu pelas dicas!
    Agora não tenho mais dúvidas sobre qual telefone comprar! Droid para minha coleção!

  7. Wagner

    Olá amigo tudo bem?
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho um Nokia N97 e quando o balanço ele faz um barulho.
    Isso só ocorre quando a tela está fechada.
    Quando levanto a tela este barulho some.
    Será que é por causa do mecanismo de elevação da tela que tem uma alça no canto, tipo um braço? Acho que pode ser isso.
    Gostaria de saber se em outros N97 também ocorre.

  8. Bob

    Olá, tudo bem?
    Muito bom o comparativo, uma pena eu não ter lido antes de comprar meu N97 mini, mas já que estou com ele, preciso de sua ajuda.
    Já tentei de todo jeito baixar o Adobe Flash Player mas todos que uso não abre ou o sistema meu não aceita.
    Qual a versão do Flash pra Symbian e como instalar?
    Aguardo as informações, se puder mande pro meu e-mail

    • Equipe Telefones Celulares

      Bob,

      Sobre o Flash para Symbian, posso lhe dizer que não tenho no momento um Nokia N97 em mãos para realizar o teste, bem como qualquer outro aparelh com Symbian.
      Visite o site abaixo com o navegador do seu N97 Mini e veja se o download do Flash é compatível com o seu aparelho.

      Flash para Symbiam: visite diretamente o site da Adobe.

  9. Thiago Marcengo

    Bom dia.

    Vocês poderiam me dizer se o Milestone depois de ser atualizado para o 2.1 ou quando for atualizado para o 2.2 permitirá que os mapas de navegação sejam salvos na memória do aparelho (com exceção do MotoNav)? Esta necessidade de rede de dados é um grande contra censo quando pensa-se na funcionalidade de um GPS.

    Abraço.

    • Equipe Telefones Celulares

      Oi Thiago.
      Obrigado pelo comentário.
      Vi em seu site que você já se decidiu pelo Droid 2… Parabéns!
      Em todo caso respondendo à sua pergunta: os mapas offline vão se tornar uma realidade no “Google Maps for Mobile 5”.
      Usando informações vetoriais ao invés das tradicionais imagens, armazenar e calcular rotas pelos mapas será mais eficiente, e portanto a navegação offline irá funcionar bem.
      É aguardar o lançamento, que ao que tudo indica virá também para Droid e Droid 2!

  10. Felipe

    Eu tenho um N97 e não trocaria ele por nada.
    Ele e bonito, simples, elegante, rápido e todos pagam pau pra ele.
    Mas ele faz pouca coisa sem um pacote de dados. Eu acho que vale a pena comprá-lo sim.
    Alias, estou escrevendo dele!

    • Equipe Telefones Celulares

      Oi Felipe, o N97 é bonito mesmo… E é um bom celular.
      Eu pensava exatamente como você antes de poder testar um celular com Android… E agora eu não troco também não.
      E o Android permite até mesmo ler feeds offline, enviar e-mails, alterar e adicionar eventos no calendário do Google SEM conexão de internet. Tudo é sincronizado de forma automática quando o aparelho entra na internet.
      O mesmo vale para toda a lista de contatos que pode ser editada no Gmail e automagicamente fica disponível no aparelho.
      É a minha opinião… Ainda não vi um sistema operacional com usabilidade muito melhor que o Android 2.2 que estou usando.
      Experimente ir em alguma loja e fazer alguns testes com o Motorola Milestone e depois volte aqui pra contar a experiência. Seria bem legal.
      E meus parabéns… O N97 é também um bom telefone!

  11. Caio

    Valeu pela comparação! Me ajudou muito na decisão de qual levar, embora goste muito da Nokia pela sua resistência na hora da queda do aparelho, vou ficar com o Droid pela sua funcionalidade que é bem melhor que o n97! Já está na hora da Nokia colocar o sistema operacional Android em seus aparelhos. Além da tela capacitiva no N97, que vai deixar os aparelhos imbatíveis e impecáveis.
    Valeu mesmo!
    Muito útil esse comparativo entre o Nokia N97 e Motorola Milestone.

  12. Valmir

    Olá! Eu gostaria de saber se no Android tem como esconder alguns vídeos e fotos que você não quer que fiquem na galeria?
    Porque eu já tive um Symbiam e sei que nele dá pra esconder.

    • Equipe Telefones Celulares

      Olá Valmir,

      Depende do programa que você utilizar para fazer as fotos.
      Se fizer as fotos com o aplicativo original da câmera, as imagens serão mostradas na Galeria.
      Mas com certeza existem aplicativos Android para evitar isto, ou mesmo alguma configuração do software de galeria, mesmo que através de edição de arquivos.
      Porém, eu não sei como fazer isto.

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Novo Samsung Nexus S
  2.  Nokia: Android pode vir a ser usado | Telefones Celulares