Há alguns anos um dos aparelhos celulares que utilizo é o Motorola Milestone. Foi o meu primeiro celular Android e não tenho quase nada a reclamar, exceto pelo peso exagerado do mesmo. Entendo que este peso a mais é o responsável pele grande resistência física do aparelho, que já sofreu muitas quedas antes de começar a apresentar algum defeito. O primeiro deles foi a perda da sensibilidade de parte da tela, o que praticamente deixa o telefone inútil. Fiz um vídeo rápido mostrando o que ocorre com o aparelho, que você pode ver mais abaixo.

Procurei a assistência técnica da Motorola em Belo Horizonte para fazer um orçamento. Atualmente a autorizada da Motorola em Belo Horizonte fica na avenida Amazonas, próximo ao número 120, em uma loja de frente. É quase na esquina da Amazonas com Andradas. Era na sala 202 do prédio da frente, mas mudou para o outro lado da rua recentemente. Fiz um orçamento rápido lá e a troca do touch screen do Milestone ficaria em 260 reais, podendo dividir em 2x no cartão de crédito. Fui informado de que a troca leva em torno de 40 minutos mas ainda não fiz o serviço.

Considerando que o preço do aparelho no Mercado Livre e similares está em torno de 400 reais, acho que o conserto não vale a pena. No Mercado Livre também vendem a tela do Milestone para que você mesmo possa trocar, mas não recomendo a prática se você não tem experiência. Desmontar o Milestone pode ser bem trabalhoso e a montagem do mesmo novamente pode lhe exigir a substituição de peças que, quando retiradas não podem ser colocadas novamente pois se danificam. A foto abaixo é do site iFixIt, que tem um passo a passo de como trocar o LCD do Milestone A855, primo no Milestone A853 vendido no Brasil. Para trocar o touch, é bem parecido. Inclusive eu comprei uma de um vendedor aqui da cidade e levei o aparelho na casa dele para que fizesse a substituição do touch. Ele ficou 50 minutos com o telefone e depois me devolveu do mesmo jeito, dizendo que não conseguiu abrir porque “um dos parafusos não queria sair.” Recebi o dinheiro de volta e continuei com o problema.

Touch screen do A853

Trocar o touch você mesmo pode ser bem complicado

Outra coisa que me fez desanimar de trocar a tela foi o Gorilla Glass, “película” super resistente a riscos que equipa este aparelho. A moça da Motorola não pôde me afirmar que a nova tela que seria colocada tinha o Gorilla Glass. Eu perguntei especificamente e ela repetiu apenas “senhor… é a original”. Considerando o que isto pode significar no Brasil, prefiro acreditar no pior. Tenho o aparelho a vários anos e, apesar das partes plásticas e laterais estarem bem arranhadas e danificadas, a tela não tem riscos!

Veja o vídeo de que falei no início do artigo, mostrando o comportamento errático do Milestone A853 com defeito na tela sensível ao toque:

Hoje, alguns dias depois de quando o vídeo foi gravado, a tela simplesmente parou de funcionar neste parte onde estava clicando sozinha… agora simplesmente morreu. Ainda dá para usar o aparelho, mas com limitações. Estou aguardando uma oportunidade de comprar um novo, mas com melhores condições do que as oferecidas pelas operadoras e lojas brasileiras! Por falar nisso, compensa comprar celular no exterior? Qual a sua opinião?

2 comentários para “Problema no touch no Motorola Milestone”

  1. Gabriel

    Cara tive esse mesmo problema no final do ano passado no Milestone 2, a diferença é que o touch dele ficava mais loco que o seu clicava em tudo abria aplicativos e etc… Como ele ainda estava na garantia com a operadora Tim ela mandou para Motorola, bom a motorola voltou com o celular melhor do que realmente ele estava voltou com a tela COM o gloria glass e eles atuazarão o android para 2.3 fico muito fera

    Responder
  2. Ricardo Santos

    Bem, eu mesmo troquei a tela e por apresentar um problemas devolvi para o vendedor do Mercado Livre para substituição, ela também é golira pois não arranha de jeito nenhum, vale a pena pois aparelho é robusto pra valer.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)