Opções de smartphones estão fervilhando no mercado brasileiro. A grande maioria deles é de baixo custo e poucos opcionais. Mas cada vez mais eles trazem diferenciais muito bons, como telas 3D, possibilidade de utilizar canetas especiais para escrever neles, fotos com qualidade similar ou melhor do que de câmeras normais, telas maiores e com melhor definição e muito mais.

Uma opção que os smartphones também fornecem é a segunda câmera frontal, que normalmente fica na parte superior frontal do celular no canto direito ou esquerdo. Esta câmera normalmente tem uma resolução menor do que a câmera traseira, menos recursos e acrescenta um certo valor a mais no produto final, ou seja, no celular que você irá comprar. E esse valor pode valer a pena, pois a câmera tem alguns usos bem práticos e legais.

Em primeiro lugar ela pode ser utilizada para chamadas de vídeo e videoconferências. Para isso, você precisa de um plano de dados de  sua operadora ou acesso à uma rede internet sem fio e a outra pessoa também tem que ter acesso à internet também, além de uma câmera frontal em seu próprio celular. O iPhone tem seu próprio aplicativo para isso, o Facetime, que tem feito muito sucesso entre seus usuários e tem sido um dos principais responsáveis pela popularização da comunicação via vídeo.

A segunda câmera também pode ser utilizada para tirar fotos com a visualização imediata das mesmas através da tela da câmera. A foto sai com uma resolução um pouco menor e tem menos recursos do que a câmera traseira. Para fotos simples, pode ser uma excelente opção, sem muitos problemas, principalmente nas horas em que não há um fotógrafo amigo por perto para tirar uma foto de um casal ou mesmo um auto retrato para colocar nas redes sociais.

Opções de uso para duas câmeras

Este telefone HTC tem em seu canto superior esquerdo uma pequena câmera que pode ser utilizada para vários e diferentes fins. (Foto: howbler.com)

É muito interessante também que existem alguns aplicativos e celulares que utilizam a câmera frontal como forma de identificação do usuário do celular para desbloqueio do mesmo. Através de um software de identificação facial, a câmera “lê” alguns traços do rosto do usuário do celular para realizar o desbloqueio do mesmo e possibilitar seu uso apenas e somente por aquele que tem seu rosto cadastrado no celular.

Para quem gosta de aplicativos e jogos, existem também muitas opções nas lojas de aplicativos Android, iOS e Windows Phone que utilizam da segunda câmera para jogos, principalmente de realidade aumentada. Uma pequena pesquisa pelas lojas te darão algumas opções de diversão que garanto, poderão tomar horas e horas de entretenimento de seu dia.

Seja para qualquer uso que for, hoje uma segunda câmera faz a diferença e é a evolução das formas de comunicação. Portanto, fique alerta na hora da compra, veja a qualidade da câmera frontal e faça um bom proveito da mesma.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)