Como comentamos no último artigo, onde levantamos a questão sobre se há real necessidade de trocar de smartphone a cada lançamento do mercado, muitas destas trocas e aquisições são motivadas por um simples fator: ostentação.

Para algumas pessoas é um motivo suficiente para aguardar por horas na fila de um novo lançamento ou pagar preços altíssimos pelo mais novo aparelho. Independente dos motivos que levam os consumidores a agir desta maneira, o fato é que no momento existem dois lançamentos que dividem as preferências dos loucos por tecnologia: o último lançamento da Samsung, o Galaxy SIII e a mais recente inovação da Apple, o iPhone 5, que chegou ao mercado ainda neste mês.

Estes dois lançamentos, vindos de marcas altamente conceituadas e inegavelmente contendo o mais inovador em termos de smartphone no momento, deixam os consumidores confusos na hora de escolher seu aparelho. Pensando nisso, podemos pegar alguns aspectos principais que espera-se que um smartphone tenha e comparar como estes aspectos se apresentam em cada um dos aparelhos. Veja só:

Apple ou Samsung?

Os dois maiores nomes em tecnologia de smartphones são até bastante diferentes

  • Aplicativos disponíveis: Enquanto a Apple Store conta com mais de 430 mil aplicativos, o Google Play oferece cerca de 400 mil. Numericamente não é uma diferença considerável, mas vale ressaltar que o Google Play conta com um número elevado de aplicativos gratuitos e diversificados, enquanto os da Apple Store geralmente são pagos, ainda que seja em termos de centavos.
  • Atualização do sistema: O iPhone 5 está na 6ª versão do iOS, enquanto o Galaxy SIII usa a mais nova atualização do Android, o Jelly Bean. A diferença maior é que a Apple Store oferece automaticamente a atualização do sistema operacional, enquanto nos aparelhos com Android pode acontecer de ser necessário que o usuário faça a atualização manualmente.
  • Câmera: Sempre úteis, as câmera dos smartphones precisam ser enxergadas no contexto ao qual pertencem, o que quer dizer que não se pode esperar um desempenho de câmeras profissionais. Neste quesito é impossível não ressaltar que a câmera oferecida pelo Galaxy SIII é superior a do iPhone 5, contando com foco automático, função para fotos panorâmicas e consecutivas e câmera frontal com 1.9 megapixels contra apenas 1.2 no iPhone. Em contrapartida o aparelho da Apple conta com botão próprio para a câmera, o que facilita em algumas situações.
  • Tela: Neste aspecto o Galaxy SIII também sai na frente. Com uma tela maior (4.8″ contra 4.0″ do iPhone) e com resolução de 720 x 1280 px contra 640 x 1136 px no iPhone, a tela do aparelho da Samsung é mais apropriada para jogos, vídeos e escrita.
  • Conectividade: Este é sem dúvida um dos pontos de maior destaque do Galaxy SIII. Os clientes de iPhone podem já estar acostumados, mas é um grande empecilho o fato de poder conectar-se livremente apenas com aparelhos da mesma marca. Enquanto o iPhone não permite sequer a
    Qual o melhor sistema operacional?

    O iOS ainda peca muito na conectividade

    conexão Bluetooth com outros aparelhos não-Apple, o Galaxy SIII conta com entrada para MicroSD, saída HDMI e tecnologia NFC (que permite a troca instantânea de dados entre aparelhos com a mesma tecnologia bastando encostar os aparelhos). Vale lembrar também que a Apple tem um pequeno, porém desagradável, aspecto: não roda Flash, o que inicialmente impede o celular de rodar certos jogos ou vídeos.

  • CPU: Aqui também a Samsung se destaca, usando um processador de 4x 1.4 Ghz contra o de 2x 1.0 Ghz da Apple. Isso se manifesta em uma transição muito mais rápida e bonita entre as telas, melhor abertura e processamento de jogos e vídeos e maior dificuldade para o telefone “travar” quando sobrecarregado.

Bom, como vocês já terão percebido, o Galaxy SIII é uma opção (tecnologicamente dizendo) muito mais interessante que o iPhone 5, especialmente quando o preço de ambos fica na mesma faixa de R$1.600,00 a R$2.000,00.

E você, qual dos dois aparelhos acha que sai ganhando na preferência dos compradores? Deixe sua opinião nos comentários e não deixe de contar quais os motivos que fazem você gostar mais de um e menos de outro aparelho.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)