O telefone com câmera mudou a noção da fotografia tradicional, principalmente porque é mais fácil transportar um telefone com câmera que cabe no seu bolso do que andar com DSLR mais volumosa. Esse fenômeno gerou um influxo de aplicativos de compartilhamento e edição de fotos, e provavelmente ajudou a mudar a maneira como os fotógrafos profissionais e os fotojornalistas trabalham.

A maioria de nós subestima as capacidades das nossas câmeras de smartphones pois afinal, entendemos pouco mais sobre câmeras de smartphone do que os megapixels que ela pode suportar. Na verdade, ajustando as configurações, o ângulo e a iluminação, além do uso de aplicativos e ferramentas com vários recursos, você pode tirar fotos mais interessantes e bonitas que capturam a essência do momento. Mas se sua câmera do celular deixa a desejar em alguns aspectos, vejamos como você pode melhorar a qualidade da sua fotografia.

Melhorar a câmera do celular pelas configurações

Em primeiro lugar, não confie no modo automático padrão do seu telefone. Naturalmente, tocar em onde você quer que o telefone se concentre lhe dará um foco mais nítido no alvo. No entanto, você pode melhorar a qualidade geral de suas imagens ajustando os outros aspectos em uma imagem. Embora telefones diferentes tenham configurações diferentes, a maioria deve permitir o controle do foco, exposição, balanço de branco e ISO.

Observe que algumas câmeras bloqueiam a exposição e o foco juntos, portanto, dependendo do foco, você pode alterar a iluminação da foto. Quanto ao balanço de branco, existem quatro configurações para escolher. É melhor combiná-los de acordo com o ambiente que você está gravando para iluminar melhor suas fotos.

Por exemplo, Cloudy (Nublado) e Daylight (Luz do Dia) são mais adequados para sessões externas, enquanto Flourescente e Incandescente são usados ​​em ambientes fechados. Dito isso, você pode optar por misturá-los para criar diferentes tons e humores para suas fotografias.

Para melhorar a câmera do Android, aumente a resolução

Quanto maior a resolução da sua foto, melhor é a qualidade. Ao capturar imagens com uma câmera do smartphone, tente ir o mais perto possível do objeto em vez de aplicar zoom ao fotografar. Você obterá fotos de melhor resolução cortadas em vez de ampliadas. Claro que, com fotos de alta resolução, você se depara com o problema de ter armazenamento suficiente para armazená-las. Você pode resolver isso armazenando suas fotos externamente, em vez de em seu telefone. Experimente aplicativos de compartilhamento de fotos ou serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Photos ou o Dropbox, ou considere comprar um cartão microSD para aumentar o armazenamento do seu dispositivo.

Saiba alternar entre a câmera frontal e traseira

Claro, a câmera frontal torna mais fácil tirar suas selfies. No entanto, isso não elimina o fato de que a câmera frontal em geral tem especificações de resolução mais baixas do que a de trás. Isso ocorre principalmente porque a câmera traseira é melhor equipada com mais megapixels, enquanto a função da câmera frontal é para videoconferência e selfies. Então, novamente, por que não usar as duas? Alguns apps permitem tirar fotos com a câmera frontal e traseira. Isso permite que o fotógrafo participe da atividade junto com todos os outros.

Câmera do smartphone

Melhorar a câmera do seu dispositivo começa conhecendo as configurações dela para tirar o máximo de proveito. (Foto: SlashGear)

As lentes são as janelas da sua alma

Você tira todas as suas fotos através de lentes, então sim, elas são essenciais para o processo de tirar fotos. Quando você armazena seu smartphone no bolso ou nas malas, suas lentes recebem um pouco de poeira nelas. Dê a sua lente da câmera do telefone uma limpeza para limpar qualquer sujeira ou manchas de impressões digitais. Você pode se surpreender com o que um simples ato de limpeza pode fazer com suas fotos.

Para aproveitar ao máximo a câmera do seu celular, tente usar lentes extras para smartphones. Elas lhe dão efeitos especiais, como fotos macro ou olho de peixe, e tudo que você precisa fazer é encaixar um em cima da sua lente da câmera. Existem lentes compatíveis com os mais diversos tipos de smartphones, basta escolher uma que te agrade.

Tripés e Monopés são acessórios que podem melhorar as fotos de sua câmera

A função de estabilização da câmera do seu celular tem um limite, e se você já se sentiu frustrado por causa de um piscar de olhos, você apreciará a clareza oferecida pelos tripés e monopés (pau de selfie ou selfie stick). Os tripés são ótimos para fotografar em velocidades de obturador lentas, enquanto o monopé é um bastão longo que permite fotografar à distância, o que é perfeito para selfies.

A maioria dos tripés de telefone são pequenos e portáteis para que você possa sempre levá-lo em movimento. Há também tripés que você pode colocar em torno de postes e barras para permitir tirar fotos de um ângulo impossível. Para monopés, existem até modelos que se dobram para se tornarem super portáteis.

Como deixar a câmera do celular melhor com a iluminação certa?

Um dos maiores problemas com a tomada de fotos internas é a falta de iluminação natural. A quantidade certa de iluminação pode deixar os alimentos mais apetitosos, expressões faciais mais alegres e ambientes mais acolhedores. Tanto quanto possível, tente tirar suas fotos sob iluminação natural. Você pode fazer isso indo perto de janelas ou portas ao tirar fotos em ambientes fechados e a fontes de luz, como sinais de néon ou lâmpadas de rua, ao tirar fotos ao ar livre.

Além disso, lembre-se de onde sua fonte de iluminação está vindo. As regras gerais sobre iluminação são as mesmas aqui como na fotografia tradicional: evite a luz de fundo ao tirar fotos de pessoas, a menos que você queira ir para o efeito de silhueta. Se você fotografar seu alvo usando a luz lateral, ela pode capturar a textura e a profundidade.

Enquanto estamos no assunto de fotografia com pouca luz, não use flash. O flash da câmera que você tem no seu telefone é quase sempre muito duro e raramente é útil. Em vez disso, tente aumentar a exposição da sua câmera e os níveis ISO. Alternativamente, você pode usar um flash externo para smartphones. Você pode até baixar os aplicativos de fotografia noturna para uma melhor experiência de tirar fotos.

Respeite às regras de composição para tirar suas fotos

Nada supera a composição como uma maneira de tirar fotos atraentes. Aprenda alguma composição básica como a regra de três da fotografia, linhas principais, escala, enquadramento, para citar apenas algumas. Quando você acha que já entende as regras da composição, brinque com outros aspectos, como iluminação e ângulos.

Por falar em ângulos, disparar de um ângulo diferente pode, às vezes, tornar seu assunto mais lisonjeiro e interessante (há uma razão pela qual as selfies são disparadas de cima para baixo, não para baixo). Isso também apresenta um ponto de vista diferente e, às vezes, destaca detalhes negligenciados. Não tenha medo de ficar no topo de uma cadeira ou abaixar-se para obter um ângulo perfeito.

Modos panorama e rajada de fotos

A maioria dos telefones tem um modo de panorama. Mesmo que o seu não tenha, você pode fazer o download de um aplicativo para tirar ou costurar suas fotos de 180 graus. Eles são ótimos para tirar fotos de paisagem, desde que você possa manter sua mão firme o suficiente para pegar uma foto bem costurada. Além disso, objetos em movimento não criam um bom panorama.

Falando de tirar fotos de objetos em movimento e pessoas, elas não vão ficar paradas para a câmera do seu celular. Para não perder esse momento perfeito, ative o modo burst (rajada) do seu smartphone ou da câmera. Ele tirará várias fotos por vez, o que aumentará a possibilidade de tirar pelo menos uma imagem nítida que você possa usar. É seguro dizer que este é um ótimo modo de capturar crianças e animais de estimação em movimento.

Aplicativos de câmera de terceiros podem melhor sua câmera do celular

Como mencionado anteriormente, a câmera do seu smartphone tem funções limitadas. Considere adquirir um aplicativo de câmera de terceiros para superar essas limitações. Alguns aplicativos possuem recursos adicionais ao lado das configurações normais do telefone. Outros tem funções mais especializadas, como aqueles feitos para tirar fotos noturnas ou fazer vídeos em slow motion. Muitos desses aplicativos de terceiros são regularmente atualizados com novos recursos, filtros, modos e opções também. Isso é melhor do que comprar um novo telefone apenas para obter mais recursos de fotografia para brincar.

Aplicativos de edição de fotos para melhorar a qualidade das fotos

Às vezes, há muito o que podemos controlar ao tirar uma foto. Muito do aprimoramento tem que vir do uso de aplicativos de edição de fotos depois que as fotos são tiradas. Alguns aplicativos de câmera já vem com editores de fotos embutidos. Procure apps que possuem funções de edição como cortar, endireitar, girar, virar e remover olhos vermelhos. Se você gosta de filtros, experimente com apps que tenham essa opção.

Como vocês melhora a câmera do smartphone? Quais dicas funciona para vocês?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)