As câmeras de 360 graus estão se tornando rapidamente uma das tecnologias mais procuradas por cineastas, designers de jogos e esportistas. Com um grande destaque para sistemas de realidade virtual, vídeos interativos e tudo mais, todo mundo está tendo que atualizar seus equipamentos para criar e acessar conteúdo 360.

Câmera que filma 360 graus vale a pena?

A tecnologia de realidade virtual está atraindo cada vez mais usuários em todo o mundo. Com a tecnologia de realidade virtual que é usada com telefones celulares e outros dispositivos, há uma maior demanda para o conteúdo 360.

Muitos sites de hospedagem de vídeo também incluem a tecnologia de câmera de 360. Isso significa que os usuários podem gravar e editar filmes de 360 ​​graus e publicá-los online, disponibilizando para mais pessoas os vídeos gravados nessa tecnologia.

Os usuários estão interessados ​​em experiências imersivas, e com câmeras de realidade virtual de 360 torna-se possível capturar realmente uma cena e usar mais partes dela. Com um dispositivo de captura que pode capturar mais do que apenas o 180° de imagem, um cineasta pode ter mais para trabalhar.

As câmeras de 360​​ representam o que há de mais recente na tecnologia cinematográfica, e com mais cineastas usando esses estilos de câmeras, estão surgindo novas e inspiradoras obras cinematográficas. Muitos diretores de Hollywood estão agora usando essas câmeras de alta qualidade em seus projetos cinematográficos e produzindo filmes mais imersivos do que nunca.

Tecnologia 360

As câmeras de 360 são uma tecnologia nova, inovadora, que tem ganho muito destaque devido aos dispositivos de realidade virtual que começaram a fazer sucesso ao redor do mundo. (Foto: PC Advisor)

Câmera de filmagem ou câmera fotográfica 360 graus: o que considerar para comprar?

A grande barreira à entrada quanto a câmeras de 360​​° é que elas ainda são peças relativamente novas de tecnologia. Se você é um cineasta que está interessado em pegar uma câmera nova, você pode esperar pagar um grande valor pela câmera, principalmente para as de melhor qualidade. Hoje, a maioria das câmeras de 360 é vendida bem caro não apenas por ser uma tecnologia nova, mas porque a tecnologia ou os equipamentos de câmera exigem o uso de tantas lentes, soluções geométricas e muito mais. Como resultado deste custo mais elevado para usar essas câmeras, é uma ideia muito boa só fazer a compra muito bem informado, e é o que vamos te ajudar a fazer.

Dispositivo para filmar em 360

Perceba que nesse modelo de câmera 360 há várias GoPro conectadas entre si para realizar a filmagem de todos os ângulos possíveis. (Foto: Hongkiat.com)

Câmera 360 graus: tipos

Há dois tipos básicos de câmeras 360 graus:

Monoscópicas: as câmaras de vídeo monoscópicas de 360 graus são as mais utilizadas para o conteúdo de realidade virtual. Este tipo de conteúdo geralmente envolve a filmagem do vídeo com uma câmera e, em seguida, a costura do campo de visão de várias câmeras em um equipamento para criar a imagem completa. A configuração mais comum para este estilo de vídeo geralmente envolve pelo menos seis câmeras diferentes em seis diferentes campos de visão para criar a experiência completa de 360 ​​°.

Estereoscópica: é uma câmera que utiliza duas câmeras projetadas para cada um dos olhos. Isso pode criar uma experiência 3D. Você pode configurar uma câmera estereoscópica em um equipamento especial com considerações para o que cada olho enxergaria na imagem final costurada. Isto pode produzir imagens em 360 graus e em 3D. As câmeras estereoscópicas muitas vezes precisam diminuir a resolução para capturar imagens em 3D. Geralmente a resolução em uma câmera estereoscópica é cerca de metade do que uma câmera monoscópica pode produzir e é por isso câmeras monoscópicas permanecem a escolha preferida por muitos criadores de conteúdo.

Depois de determinar o estilo de câmera que você gostaria de usar, é hora de fazer algumas considerações para a compra..

Câmeras 360

Este modelo de câmera 3D além de ter disponíveis várias lentes, ainda tem um microfone omnidirecional para tornar a experiência ainda mais imersiva. (Foto: FPV.tv)

Como escolher uma câmera 360 graus?

Os elementos mais importantes de uma câmera 360 graus são:

A lente

As lentes usadas para a captura são talvez alguns dos aspectos mais importantes de qualquer câmera. Uma câmera de 360° provavelmente terá pelo menos duas lentes e é importante olhar para a velocidade do obturador, bem como a faixa ISO para ver se a lente é capaz de o que você precisa para a filmagem.

Qualidade da imagem

A resolução que a câmera é capaz de produzir também é uma parte essencial do processo. Uma imagem de qualidade será determinada pelo número de pixels atribuídos a cada imagem. Uma resolução mais alta resultará em um vídeo de melhor qualidade. Lembre-se que os vídeos 3D geralmente tem metade da resolução de uma câmera de vídeo 2D.

Quadros Por Segundo (QPS ou FPS)

Os quadros por segundo disponíveis pela câmera podem ser outro grande fator. Enquanto algumas das melhores câmeras de filme do mundo podem capturar cerca de 50 quadros por segundo ou mais, pelo menos 30 quadros por segundo será necessário para garantir que sua câmera é capaz de capturar vídeo a uma taxa que é semelhante à de uma filmagem tradicional.

Armazenamento

As capacidades de armazenamento interno da câmera pode ser uma marca registrada de sua qualidade. Algumas das câmeras de filmagem de maior qualidade do mundo virão com discos rígidos internos e as câmeras mais acessíveis devem, no mínimo, ter uma entra SD micro SD.

Tamanho e portabilidade

Podem ser um grande aspecto da câmera para cineastas. Se você precisa de um equipamento de câmera que pode facilmente caber em uma bolsa ou mochila, um equipamento de câmera em grande escala que é super pesado pode não ser uma ótima opção para sua compra. Pesar o benefício de custo de uma câmera grande pela sua qualidade da imagem contra uma câmera portátil para sua conveniência pode ser uma boa ideia.

A duração da bateria

Por causa da potência de processamento extra que é necessária para várias câmeras para executar e capturar imagens em 360​ graus, uma bateria de longa duração é necessária para qualquer câmera de 360. Verifique as especificações de duração da bateria e considere quanto tempo você terá de filmar antes de comprar qualquer câmera. Poupar alguns dólares pode ser bom, mas ter uma bateria totalmente recarregável que dura 40 minutos a uma hora de filmagem pode ser muito mais conveniente do que apenas obter alguns minutos de filmagens de cada vez.

Integração

Câmeras 360 com aplicativos para smartphones e tablets podem facilitar muito a vida do cineasta ou entusiasta que quer filmar em boa qualidade com essa ferramenta. Facilita bastante o trabalho de edição e visualização das imagens.

Como escolher câmera 360

Modelos compactos como essa câmera de 360 são mais populares e baratos do que modelos maiores e mais complexot. (Foto: Glen Mulcahy’s)

Câmera 360 graus: preço

Existem modelos que custam cerca de 50% do salário mínimo vigente, mas a qualidade da imagem pode não ser tão boa quanto você espera. Modelos intermediários podem chegar a custar quase 3 salários mínimos. Modelos profissionais com imagens de alta qualidade podem custar mais de 16 salários mínimos. A questão aqui é escolher um modelo que se adeque às suas necessidades e sua realidade financeira, pois há câmeras 360 em várias faixas de valor. Resta você saber se você quer sacrificar na portabilidade, nas lentes, na qualidade de imagem, ou outros recursos da câmera.

Você tem uma câmera 360 ou está querendo comprar uma? Por que você quer uma câmera 360?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)