Tipos de câmera para celular
Neste artigo, apresentaremos as várias classes e tipos de câmera que estão disponíveis em smartphones. Também haverá uma breve explicação e diferenças entre esses tipos de câmera. Como sempre, trazemos nossa explicação para o nível mais baixo possível para que nossos leitores entendam.
Nota rápida: este artigo não se concentra em partes técnicas e de engenharia desses tipos e classes de câmeras. Nós nos concentramos no usuário, portanto, tentamos explicar em termos simples o que essas câmeras podem fazer. Além disso, podemos voltar para uma pequena história, mas não mencionaremos datas e eventos.
Leia também
- Como melhorar a câmera do seu celular?
- Comparativo entre os melhores smartphones em relação à qualidade das câmeras
Para começar, vamos dar um lance rápido de volta nas câmeras que vieram com os telefones iniciais.
Câmera do celular: os primeiros modelos
Você consegue se lembrar do primeiro Android ou smartphone que você usou? Como era a câmera e quantas câmeras foram colocadas nas costas? Os primeiros modelos de celulares com câmeras vinham com uma única câmera traseira de até 5MP. Outros smartphones lançados na época também vieram com a única câmera traseira. Mas havia a necessidade de atualizar, a câmera única na parte traseira só podia capturar em um modo.
Por exemplo, a câmera era larga e não pode ser usada para capturar muito bem o ambiente, ela não pode capturar área e objeto ultra largues que estão longe porque quanto mais você usa zoom, mais desfoca as imagens se tornava. Isso deu à luz a era da câmera dupla porque era necessária uma câmera secundária para ajudar a melhorar o desempenho da câmera.
Celular com 2 câmeras
Como o nome indica, a câmera dupla significa duas câmeras na parte de trás. As empresas de telefonia móvel viram a necessidade de incluir uma câmera secundária nas costas. Assim, junto com a câmera principal do telefone, eles também incluem uma câmera de sensor de profundidade. O principal objetivo da câmera do sensor de profundidade secundária é capturar imagens 3D.
Isso significa que, embora a câmera principal se concentre no objeto, a câmera secundária se concentra no que circunda o ambiente ou no fundo. Com esta câmera recém-introduzida, as qualidades da imagem da câmera se tornaram melhores. E, novamente, meu irmão mais novo também foi o primeiro a mudar para um telefone de câmera dupla. Mas também havia necessidade de atualização, pois a câmera dupla também é limitada em algumas áreas.
A câmera dupla só pode tirar fotos de duas coisas, o objeto em foco e o plano de fundo. Mas às vezes queremos tirar fotos de áreas mais amplas, tirar fotos de uma longa distância e até fotos de objetos menores. Isso deu à luz a era moderna da câmera, que é a câmera traseira tripla e quad (três e quatro smartphones da câmera traseira).
Celular com 3 ou 4 câmeras
Os telefones modernos agora têm mais opções de câmera colocadas na parte de trás dos telefones, normalmente indo até 4 câmeras.
Basicamente, eles agora têm a câmera wide(geralmente chamada de câmera principal), a câmera ultra wide, telefoto, sensor de profundidade e/ou câmera macro.
A câmera frontal de smartphones para selfies
Na frente, os smartphones sempre vêm com uma única câmera de selfie.
As câmeras frontais agora desfrutam de mais megapixels na frente para selfies. A maioria das empresas usa hoje câmeras de até 32MP para selfies.
A diferença entre smartphones de duas e três câmeras
Os smartphones de câmera dupla são smartphones que acompanham duas câmeras na parte traseira, enquanto os smartphones da câmera tripla são smartphones que acompanham três câmeras na parte de trás. Os smartphones de câmera dupla têm uma câmera principal (geralmente larga) e um sensor de profundidade. Os smartphones triplos de câmeras têm uma câmera principal (geralmente larga), um sensor de profundidade, ultra wide, uma telefoto ou uma câmera macro.
A diferença entre smartphones com 3 e 4 câmeras
Os smartphones que possuem três câmeras na parte traseira são chamados de smartphones Triple Camera, enquanto os que acompanham quatro câmeras na parte traseira são chamados de smartphones de câmera quad. Geralmente, eles têm uma câmera principal (geralmente larga), um sensor de profundidade, ultra larga, uma telefoto ou uma câmera macro.
Tipos de câmera de celular
Existem diferentes tipos de câmeras que são colocadas na parte traseira do seu telefone. Eles não desempenham as mesmas funções e também não vêm com os mesmos megapixels. Atualmente, existem cinco tipos principais de câmeras que podem vir com qualquer smartphone.
1. Câmera Wide
Essas são as câmeras usadas para tirar fotos de áreas amplas. Talvez uma paisagem, composto etc.
2. Câmeras ultrawide
Elas desempenham a mesma função da câmera larga, mas tiram fotos de áreas maiores. Esse recurso foi introduzido para que os telefones possam tirar fotos de áreas realmente mais amplas.
3. Câmera telefoto
Câmeras telefoto no smartphone permitem que o smartphone tire fotos de objetos à distância. Wide e ultrawide não são usados para tirar fotos de distância. A razão é que quanto mais zoom na câmera, mais desfoque ocorre. Com a câmera telefoto em seu smartphone, você não precisará se preocupar em tirar fotos de um objeto à distância.
4. Câmera de macro
As câmeras macro em smartphones são usadas para tirar fotos de um pequeno objeto de um alcance próximo. A câmera macro ajuda o smartphone a absorver todos os detalhes do objeto, incluindo o seu ambiente. Tirar uma foto de insetos e flores a uma distância muito próximo pode ser feita usando a câmera macro de um smartphone.
5. Sensor de profundidade
O sensor de profundidade é a câmera que vincula seu plano de fundo ao objeto em foco. Para entender o que o sensor de profundidade faz, se você tiver um telefone com recursos do modo retrato, tente o experimento abaixo.
Abra a câmera do seu telefone
Mude para o modo retrato
Concentre a câmera no objeto que você deseja encaixar
Clique no botão para tirar foto
Agora repita o mesmo procedimento, mas desta vez use o modo normal da sua câmera. Você deve notar a diferença entre as duas fotos.
Você notará que o objeto estava mais focado e menos o plano de fundo no primeiro cenário. No modo retrato, a câmera do sensor de profundidade se concentra no plano de fundo, mas o deixou embaçar, pois você só queria mais o objeto de foco. Enquanto no modo normal, o sensor de profundidade vinculou o plano de fundo e o objeto em foco, fazendo com que pareça que o objeto e o fundo sejam os mesmos.
Simplificando, a câmera do sensor de profundidade é o link entre seu objeto de foco (imagem) e o plano de fundo da imagem.
Algumas câmeras dos smartphones devem tirar fotos normais. Outros devem capturar áreas realmente amplas e grandes. Alguns são feitos para permitir que os usuários tirem fotos de longe. Enquanto outro deve levar pequenos objetos de perto.
Qualquer que seja o telefone que você usar, você pode ter um ou quatro desses recursos na câmera do seu telefone. Você deve saber quando usá-los para permitir capturar fotos incríveis.
Diga-nos o que você pensa sobre a câmera do smartphone e os tipos diferentes que usa nas suas fotos. Use o espaço de comentários abaixo!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Os melhores smartphones para fotógrafos em 2023
Câmera 360: como escolher?
Como salvar suas fotos direto no cartão SD?
Tire fotos de forma rápida e silenciosa no Android