Um vídeo interessante publicado pela Motorola mostra um comparativo do funcionamento dos comandos de voz de aparelhos Android em comparação com um iPhone 4S e seu sistema de voz, o Siri. Os Androids usados são o Motorola Electrify, Motorola Atrix 2 e o Photon 4G. Os comando de voz permite falar tarefas ao telefone para controlar o aparelho e realizar diversas funções. Você pode enviar mensagens de texto apenas falando, cadastrar rotas de navegação apenas falando o destino, acessar sites falando o endereço ou mesmo salvar pequenos lembretes de texto no aparelho. É até possível acessar e usar alguns aplicativos compatíveis através dos comandos de voz.

Comparação entre assistentes de voz

A Apple foi a primeira a fazer uma assistência de voz de qualidade, com a assistente de voz Siri. Depois, veio o Google, com a assistência de voz no Android. E finalmente, tivemos a Microsoft, com a assistente Cortana. Todos tem boa qualidade, e a cada dia lançam mais funções práticas para seus usuários. (Foto: gizmodo.com)

Comparativo entre Motorola e iPhone: comandos de voz

Todos os vídeos foram feitos sem muito critério científico, e isto deve ser levado em consideração ao julgar a imparcialidade do resultado. Não dá pra saber, por exemplo, se as conexões de rede dos dois aparelhos tinham a mesma velocidade ou latência. As diferenças entre os tempos são pequenas e isto pode ser uma possível causa. Em todo caso, é um comparativo interessante.

Primeiro, o vídeo com o Motorola Electrify x iPhone 4S

Agora do do Motorola Droid 2. Note que esse vídeo é mais completo, e não compara apenas os comandos de voz dos dois aparelhos. Acho importante esse comparativo entre iPhone x Android, principalmente quando vai além de uma comparação de apenas uma ou outra ferramenta do aparelho. Quanto mais completo, melhor, na minha opinião.

E por fim, o Motorola Photon 4G. É também um teste comparativo mais completo. Outro detalhe importante que esses comparativos não levaram em conta é qual versão do sistema operacional os aparelhos estavam usando. Notadamente, o iPhone quando é atualizado, fica muito mais lento, enquanto o Android consegue preservar bem sua velocidade.

Eu chamaria quase de empate técnico as diferenças nos tempos de resposta dos aparelhos. Mesmo a Siri tendo aparecido primeiro, o Android recuperou o tempo perdido muito rapidamente, e tem hoje um sistema de comandos de voz através do Google Now tão ou mais eficientes do que o sistema da Apple. A Microsoft ainda chegou também com a assistente de voz Cortana, que também oferece seus truques na manga, além de poder ser usada no Windows 10 e XBox.

E você, já usa os comandos de voz de smartphones? Quais você mais gosta?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)