Há uma chance de você conhecer pessoas com um telefone que raramente, talvez nunca, façam uma ligação telefônica. O aparelho smartphone – até mesmo os telefones com recursos básicos já oferecem suporte a mensagens de texto SMS ou outras opções para comunicação rápida, como iMessage, Facebook Messenger, WhatsApp e muito mais. Por que ligar? Há, na verdade, aqueles que não apenas evitam as chamadas, mas, especialmente, odeiam/detestam o recurso que uma vez nos tornou sempre contatáveis, mesmo antes do email: a caixa postal, também conhecida como correio de voz.

As mensagens telefônicas são um recurso que datam de décadas atrás, na secretária eletrônica doméstica, que costumava ser do tamanho de um console de jogos atual. Mas tudo que eles podiam fazer era tocar 30 segundos de saudação e capturar mensagens para reprodução em uma fita cassete (ou duas, se você tivesse sorte).

Hoje, o correio de voz é um dos serviços mais básicos oferecidos pelas operadoras de celular, que armazenam suas mensagens para você acessar remotamente, praticamente sem custo. Mas é ridículo na maioria dos cenários. Por que alguém deixaria uma mensagem de voz quando disparar 160 caracteres pode fazer o trabalho 99% do tempo? Pior é o inevitável jogo de etiqueta de telefone que vem quando nenhuma das partes pode se conectar em tempo real.

Já há evidências de que os mais jovens estão evitando o correio de voz, o que não é surpresa. Eles cresceram digitando com seus polegares mais rápido do que qualquer outra geração pode articular palavras de seus buracos na boca.

Mas como você evita saudações quando faz a ligação e quer pular direto para deixar uma mensagem? E como você evita receber mensagens de correio de voz? Vamos dividir isso por você.

Como desativar a caixa postal?

Hoje temos opções de correio de voz visual em iPhones e dispositivos Android, que é onde as mensagens são acessadas pelo aplicativo Telefone, em vez de discar para um número para acessar chamadas, o que exige ouvir sugestões, etc. É muito mais fácil, já que você geralmente pode excluir uma mensagem com um toque ou um deslize na tela.

Mas e se você odeia e despreza o correio de voz com uma paixão e não quer que o serviço faça parte do seu telefone, então você nunca é forçado a ouvir as mensagens que você não quer mais? Nem sempre é fácil. Na maioria dos casos, você precisa ligar para a empresa ou ir ao ponto de venda para desativar o correio de voz. Em alguns casos, com alguns combos de smartphones/operadoras, você pode acessar Configurações -> Telefone e desativar o correio de voz, mas não é a verdade na maioria dos casos.

Uma dica: ligue para sua própria caixa postal e reproduza músicas nele por um tempo, até que a caixa de correio de voz esteja cheia. Nunca apague essa gravação e você nunca receberá novas mensagens. Faça isso algumas vezes se as mensagens tiverem um tempo de corte.

Há também um aplicativo para isso: No More Voicemail (NMV) para Android e iOS. que afirma que pode acabar com o seu serviço de correio de voz, ignorando a conversa com a operadora. O que ele faz é fornecer o código necessário para configurar o “encaminhamento de chamada condicional”. Ao contrário do encaminhamento de chamadas normal, em que a chamada é transferida para um número diferente para que seu telefone nunca toque, essa é uma chamada em que o telefone ainda toca e você pode atender. A diferença com a versão do No More Voicemail é que, se você não atender, o chamador apenas ouve o toque que continua para sempre. Observe que ele pode não funcionar em algumas operadoras Depois que você quiser que seu serviço de correio de voz volte, vá para o aplicativo e ele gerará um novo código de chamada.

Observe que os serviços de aplicativos não são infalíveis. Os comentários nas lojas de aplicativos estão cheios de pessoas com problemas, mas no caso do No More Voicemail, a equipe geralmente está lá lá respondendo a problemas e tentando ajudar. E se você odeia o correio de voz suficiente, pode valer a pena.

Desativação da caixa postal

Desative a caixa postal para se ver livre desse símbolo no seu smartphone e do incômodo que ele causa. (Foto: VectorStock)

Desativar a caixa postal da operadora

Sem o uso de apps, você pode desativar a caixa postal da sua operadora seguindo dos seguintes passos

Ligar de um telefone móvel ou fixo para o telefone de atendimento da operadora.

Escolher a opção de falar com um atendente e aguardar até ser atendido

Informar ao atendente que deseja desativar sua caixa postal

Informar o número do seu aparelho

Aguardar o processo de cancelamento, registrando o número de protocolo

Para remover o símbolo da caixa postal do seu dispositivo:

Vá até “Configurações” ou “Ajustes” do seu dispositivo

Procure pela opção “Gerenciador de aplicativos” ou “Aplicativos”

Toque na aba “Todos os aplicativos”

Vá até o aplicativo “Telefone”

Toque em “Limpar Dados”

Como cancelar a caixa postal no iPhone?

Na verdade, devido às restrições da operadora, é difícil desativar ou desativar o correio de voz do iPhone. Mas, devo dizer-lhe que desligar o correio de voz do iPhone ainda é uma coisa possível. Chamando para “## 002 #” e seguir este tutorial pode ajudar. Não há limite no uso de todas as versões do iPhone. Vá em frente para ter uma chance.

Etapa 1: vá para a tela inicial e toque no ícone do teclado na parte inferior.

Etapa 2: Quando o teclado for iniciado, digite “## 002 #” e clique no botão Chamar. Não há motivos para preocupação, pois o iPhone não fará a chamada, mas exibirá as configurações do seu correio de voz.

Etapa 3: Você será apresentada a três mensagens diferentes

Reencaminhamento de Chamadas

Encaminhamento de Chamadas de Dados

Encaminhamento de chamadas de fax.

Não faça nada, mas basta tocar na guia “Dispensar” na parte inferior da tela. Você terá desativado com sucesso seu correio de voz para todos os tipos de chamadas.

Como desativar a senha da caixa postal no iPhone?

Quando você configura a caixa de entrada da mensagem de correio de voz, a senha é ativada por padrão. Este é um recurso projetado para proteger seus correios de voz de outras pessoas. A maioria das operadoras não recomenda desativar a senha, mas às vezes, especialmente se você esquecer a senha, talvez seja melhor desativá-la. Aqui está um processo simples que você pode usar para desativar sua senha e ativá-la novamente.

Etapa 1: ligue para o sistema de correio de voz. No dispositivo iPhone, pressione e segure a tecla numérica 1; você também pode pressionar e segurar a tecla do correio de voz.

Etapa 2: insira sua senha do correio de voz. Quando solicitado, digite sua senha para a sua caixa de entrada do correio de voz. Se você esqueceu, você terá que redefini-la antes de continuar.

Etapa 3: ignore as mensagens e vá para o menu principal. Pressione o botão de asterisco (*) para pular as suas mensagens de voz atuais e acessar o menu principal. Em seguida, selecione Opções administrativas.

Etapa 4: selecione as opções de senha. Selecione para desativar sua senha e siga as instruções. Os avisos podem variar dependendo da sua operadora, portanto, você deve estar ansioso para garantir que não cometa erros.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)