Aplicativos de assistente virtual já existem há algum tempo. No entanto, não foi até a Siri que eles se tornaram um grande negócio. Agora temos toneladas de opções, incluindo ofertas do Google, Microsoft e SoundHound, entre outras. É um espaço interessante para se estar agora. Mas o que é um assistente virtual e quais os melhores para usar?

O que é um assistente virtual do Android?

Um assistente virtual é basicamente um recurso que se utiliza da inteligência artificial para oferecer certos serviços melhorados para o usuário do smartphone. Ele facilita na resposta para perguntas como “qual o clima hoje”, “que horas é meu próximo compromisso”, etc. O assistente também possibilita a integração com aplicativos, inclusive para fazer listas de compras, anotações na agenda, entre outros recursos interessantes. Se você tem outras peças de hardware integradas ao assistente virtual, como luzes inteligentes, caixas de som, entre outros, pode ter comandos que o assistente virtual pode usar para ativar e acionar esses componentes remotamente.

Vamos conhecer agora os assistentes virtuais disponíveis para o Android. Vale lembrar que nem todos funcionam em português, ok?

Assistente virtual AIVC (Alice)

AIVC (Alice) é um assistente virtual bastante normal com um histórico acima da média. Inclui a capacidade de pedir coisas simples, como iniciar vários aplicativos, o clima, a hora, o calendário, os lembretes e até mesmo problemas matemáticos simples. Você também pode perguntar sobre fatos interessantes sobre estatísticas, ações e muito mais. Claro, também inclui o básico, como ligar, enviar SMS, navegação, alarmes e tradução. Não é tão complexo ou suave como algo como o Google Now, mas não é uma opção ruim se você precisar de algo simples.

Assistente para Android Amazon Alexa

Amazon Alexa é na verdade um ótimo assistente pessoal. Infelizmente, é difícil conseguir. Requer um dispositivo Amazon Fire ou um dispositivo Amazon Echo. O aplicativo no Android é principalmente apenas um controlador para os dispositivos. O Alexa pode fazer pesquisas na web, integrar-se com coisas domésticas inteligentes e até mesmo fazer pedidos de comida, por exemplo. Suas restrições de dispositivos são de longe a pior parte. Caso contrário, isso está bem perto do Google Assistant como o melhor dos melhores.

Assistente virtual

Escolha um bom app de assistente virtual para usufruir de uma tecnologia muito prática. (Foto: The Droid Guy)

Assistente virtual Bixby

Bixby é o aplicativo de assistente pessoal da Samsung. Está disponível apenas em dispositivos Samsung. Caso contrário, é surpreendentemente decente. Ele faz pesquisas na Web, baixa aplicativos do Google Play e tem suporte direto para vários aplicativos disponíveis. Ele também suporta tecnologia de casa inteligente, contanto que você obtenha o hub proprietário da Samsung. Aainda é melhor que a maioria das outras opções. Aqueles com o dispositivo Samsung devem tentar este com certeza. Não temos certeza se a Samsung planeja abrir isso para qualquer outro dispositivo.

Assistente para Android Cortana

É verdade que a Cortana ainda precisa de algum trabalho, mas tem muito potencial para sair de uma lista como esta. A resposta da Microsoft para a Siri tem uma série de coisas que ela pode fazer e está integrada ao Windows 10 para suporte a plataformas cruzadas quase perfeitas. Entre seus muitos recursos estão a capacidade de ligar para as pessoas, enviar SMS e e-mail, rastrear pacotes, contar piadas, fazer anotações, adicionar coisas ao seu calendário e muito mais. Mais uma vez, é um pouco áspero em torno das bordas agora. Ainda é melhor que a maioria. Além disso, seu desenvolvimento ativo deve torná-la melhor ao longo do tempo.

Assistente virtual DataBot

DataBot é um aplicativo de assistente pessoal ligeiramente acima da média. Possui suporte multi-plataforma. Você também recebe algumas coisas básicas de assistente pessoal, alguns recursos de personalização e até mesmo um bot de bate-papo. Não chega nem perto da funcionalidade do assistente do Google, da Siri ou mesmo da Cortana ou Bixby. No entanto, é uma solução mais simples e divertida para quem gosta disso. Pode até contar piadas, enigmas e outras coisas bobas como essas. O aplicativo não é ruim, mas também não é surpreendente. O aplicativo é gratuito com algumas compras no aplicativo opcionais.

Assistente Móvel Dragon

O Dragon Mobile Assistant foi lançado pela Nuance Communications, a mesma empresa que nos trouxe o icônico teclado Swype. Ele vem com os recursos básicos para que você possa esperar uma funcionalidade bastante normal. Este inclui algo chamado Modo Ativo, que permite que ele seja ativado mesmo quando a tela está desligada e bloqueada. Isso faz do Dragon Mobile um dos poucos que oferecem essa funcionalidade. Você também pode escolher entre várias vozes e até nomear seu assistente como quiser. É um dos aplicativos de assistente pessoal mais subestimados.

Assistente do Google

O Assistente do Google é praticamente o campeão indiscutível de aplicativos de assistente pessoal no Android. Ele vem com uma tonelada métrica de recursos que inclui o básico, coisas mais avançadas, como antecipar suas necessidades, ativação de qualquer lugar, Google Now on Tap e muito mais. Integra-se até com algumas coisas domésticas inteligentes como as luzes Philips Hue. Não é suficiente que este aplicativo seja sólido como uma parede de tijolos, como ele também é atualizado de forma quase constante pelo Google, o que parece aumentar sua estabilidade e variedade de recursos. Se o seu dispositivo tiver o Google Play Services, você provavelmente já o instalou, o que significa que você precisa ativá-lo. Você também pode obter o Google Now Launcher, que coloca o Google Now na vanguarda das interações do seu dispositivo.

Assistente Hound

Hound é outro dos próximos aplicativos de assistente pessoal ao lado da Cortana. SoundHound fez este alguns anos atrás. As noções básicas são todas abordadas aqui e incluem algumas coisas avançadas, como uma calculadora de hipoteca, suporte integrado da Expedia para reserva de hotel, e o SoundHound Now, que abre uma busca de música ao cantar a música. Você pode até jogar jogos interativos como a Forca. Está fora da versão beta e pronto para consumo público. Ainda é um pouco cheio de defeitos, então cuidado com isso.

Assistente Lyra Virtual Assistant

Lyra Virtual Assistant é um dos aplicativos de assistente pessoal mais simples. Pode fazer muita coisa básica. Alguns dos recursos incluem a pesquisa de vídeos do YouTube, contar piadas, encontrar direções, gerenciar um diário, definir alarmes e outras coisas. Utiliza o Material Design. Isso significa que parece muito bom. Obviamente, não pode competir com os grandes cães. No entanto, é uma boa alternativa para aqueles que não querem todos esses recursos extras. Este é totalmente gratuito, sem compras no aplicativo ou anúncios, tanto quanto pudemos encontrar.

Assistente virtual Robin

Robin já existe há algum tempo. Apesar disso, o desenvolvedor ainda proclama Robin como uma aplicação beta, o que significa que eles definitivamente querem que tudo esteja certo antes do lançamento. Suporta os comandos básicos como ligar e enviar SMS e também pode responder a gestos, descobrir alertas de estacionamento e tráfego, preços de gás e muito mais. Ele ainda precisa de algum trabalho, mas é uma opção bastante decente e deve se tornar muito melhor a longo prazo se os desenvolvedores continuarem trabalhando nele.

Se perdemos algum ótimo aplicativo de assistente pessoal para Android, conte-nos sobre eles nos comentários! Conte-nos também quais dos assistentes acima vocês mais gostaram!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)