Várias empresas lançaram aplicativos de controle por voz. São apps ótimos para pessoas com deficiência que têm dificuldade em usar seus smartphones e pessoas sãs que desejam controle de voz em seus dispositivos.

Celular com comando de voz: como começar a usar?

Não são todos os dispositivos que tem a opção de comando de voz. Porém, aqueles que tem essa opção disponível, tem sua ativação geralmente realizada da seguinte maneira:

Para iOS: Toque em Configurações/Ajustes e depois em Geral. Toque em Siri. Mova o controle deslizante Siri. Agora, quando você usa recursos de ativação de voz, você estará usando o Controle de Voz. Escolha também o idioma que você quer usar para o controle de voz.

Para Android: baixe e instale o app Voice Access da Play Store. Abra as configurações do seu dispositivo, toque em Acessibilidade e depois em acesso por voz e ative. Toque nas notificações a mensagem: toque para começar, e dica um comando como “Abra o Gmail”. Verifique se seu idioma é suportado antes de começar a usar o controle por voz.

Como bloquear o controle de voz?

Quando o Controle de Voz estiver habilitado, ele estará sempre pronto para receber os comandos. No entanto, se você quiser evitar problemas enquanto estiver usando um app, por exemplo, você precisa desabilitar a função.

Telefone com comando de voz: ativando

O controle de voz pode ser ativado de diferentes maneiras, dependendo do seu dispositivo.

No iOS: Do controle remoto dos seus fones de ouvido: quando você estiver usando fones de ouvido, mantenha pressionado o botão central do botão por alguns segundos e o Controle de voz aparecerá na tela. No botão inicial: mantenha pressionado o botão inicial (Home) o botão centrado logo abaixo da tela na cara do telefone) por alguns segundos e o Controle de voz aparecerá.

No Android: depois de ligar o Acesso por voz, abra sua barra de notificações no Android. Toque no ícone de acesso por voz escrito “Toque para começar”. Diga um comando, como “Abra o Gmail”. Após abrir o Acesso por Voz, é só falar os comandos como “LIgar o WiFi”, “Ir para casa”, entre outros.

Controle de voz celular

Use o controle de voz no seu smartphone e tenha um uso muito mais prático e eficiente do seu dispositivo. (Foto: South China Morning Post)

Comando de voz para Android e iOS: exemplos de uso

Alguns comandos e usos para o controle de voz seguem abaixo.

  • Composição do texto

A composição do texto permite a transcrição da voz. Primeiro, inicie o aplicativo que recebe entrada de texto, como email. Você pode iniciar os aplicativos de uma das duas maneiras: fale qualquer um dos números exibidos na tela ou diga abrir seguido pelo nome do aplicativo. Por exemplo, se você deseja enviar um email usando apenas sua voz. Você pode dizer “abrir o Gmail”. Então, o número do email que você gostaria de ler. A composição de um e-mail não exigirá muito esforço. Fale o número do ícone de compor, então comece a falar. As capacidades de reconhecimento do são bem precisas, e os erros podem ser facilmente corrigidos. O acesso por voz também reconhece comandos, como “backspace” e “enter”. Ele inclui uma grande quantidade de comandos de voz de composição avançada, como “apagar frase”, que apaga uma frase inteira e “apagar palavra” que limpa a palavra ao lado do cursor. Há muito mais comandos do que os mostrados na captura de tela. Para obter uma lista completa, diga “mostrar comandos”.

  • Apps

O controle de apps é bem simples com o controle de voz. Vários aplicativos podem ser abertos e controlados diretamente por voz. Por exemplo, em um app de bate papo, você pode escolher um nome e mandar uma msg pra essa pessoa.

  • Navegação

Os usuários também podem usar sua voz para navegação no menu. Os comandos permitem o controle completo sobre a navegação sem fio e do menu do sistema.

  • Gestos

Como o acesso por voz é uma ferramenta de acessibilidade para deficientes, ele replica gestos em comandos de voz. Se um aplicativo requer um gesto particular para executar uma ação, os usuários só precisam vocalizar o gesto. O melhor exemplo está na tela de desbloqueio. Os usuários podem dizer “desbloquear” o que ativa o gesto de desbloqueio (deslizar para cima). A combinação, a composição, a navegação e os gestos tornam esses recursos capazes de fazer qualquer coisa que os usuários façam com os dedos. Isso o torna adequado para uma ampla gama de funções.

Usos potenciais para acesso de voz

Com o controle por voz, qualquer dispositivo pode funcionar como um hub controlado por voz, semelhante a produtos inteligentes, como o Amazon Echo e o Google Home. Algumas funções possíveis incluem: hub inteligente de controle de voz para dispositivos Internet das coisas, um controle remoto de mídia e como um método de controle de voz para o Android Auto.

  • Smarthub Controlado por Voz

Aqueles que usam dispositivos Smart Home devem tentar o acesso por voz combinado com um dispositivo Android ou iOS. Você precisará configurar o seu dispositivo para ouvir constantemente os comandos de voz. O processo de configuração requer passos simples, dependendo do seu dispositivo. Só lembre-se que um dispositivo conectado o tempo todo terá uma bateria enfraquecida muito rapidamente.

  • Centro de mídia

Você pode enviar o vídeo de um dispositivo Android ou iOS para uma tela maior. A compatibilidade varia de dispositivo para dispositivo. Quando combinado com acesso por voz, os dispositivos podem funcionar como um controle para seu centro de mídia. Infelizmente, também processará o áudio emitido pela televisão, então pausar ou interromper o conteúdo da mídia requer interagir fisicamente com o dispositivo.

O acesso por voz não é perfeito

Muitos comandos podem ter problemas, mas todo esse sistema está sendo aperfeiçoado ainda. Existem muitos dispositivos que não tem assistentes na nossa língua, e pode ser necessário falar em outra língua, como o inglês, para que o dispositivo entenda. Tenha certeza de escolher o idioma certo para seu assistente de voz.

Como vocês usam o assistente de voz? Quais comandos mais usam no dia a dia?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)