Ler um texto minúsculo em uma tela móvel nunca é uma experiência agradável. Especialmente quando você está usando um dispositivo com uma tela super brilhante ou nenhuma tela tão brilhante. Além disso, deficientes visuais ou idosos também podem ter problemas para ler páginas da Web, ebooks, PDFs e outros arquivos. Nessas situações, você pode fazer bom uso de aplicativos de texto em fala para ouvir arquivos de texto, eBooks e páginas da web. Então, aqui estão alguns dos melhores aplicativos de texto para fala.

Uma observação importante a se fazer é que a maioria dos apps de leitura de PDF só funciona para arquivos PDF que já passaram por OCR, ou seja, que os caracteres foram transformados de imagens em texto. Alguns já podem fazer a leitura direto de imagens, mas são poucos.

App que lê PDF em voz alta Text to Speech (TTS) da TK Solution

O Text to Speech da TK Solution é um aplicativo muito simples e direto que pode converter efetivamente texto em fala. Basta instalar o aplicativo, digite o texto e toque no botão play para ouvi-lo. Você pode carregar ou salvar texto diretamente do aplicativo. Como alternativa, você também pode ditar o texto tocando no ícone de microfone. Além disso, você pode alterar a velocidade e o tom da voz TTS (Text to Speech). Infelizmente, não há maneira de mudar a voz, você está preso com o padrão. Se necessário, você pode salvar o áudio TTS como um arquivo WAV para que você possa usá-lo offline ou compartilhar com seus amigos ou familiares.

Leitor de voz PDF Talk FREE – Text to Voice – Read aloud

O Talk Free é outro aplicativo popular de texto para fala. Usando sua conexão de internet, o Talk Free pode converter texto em vários idiomas. Tenha em mente que o Talk Free faz uso do mecanismo TTS embutido. Se você desativou ou desinstalou, é necessário instalá-lo ou ativá-lo antes de usar o Talk Free. Geralmente, a maioria dos dispositivos Android tem o Google Text to Speech pré-instalado e ativado. Então, na maioria das vezes, você não precisa se preocupar com isso.

Além disso, como o Talk Free usa o mecanismo TTS incorporado, você precisa alterar as configurações desse mecanismo para modificar o tom ou a voz. Além disso, você pode importar texto ou ler páginas da web diretamente do aplicativo. Para fins off-line e de compartilhamento, você pode salvar a fala como um arquivo WAV.

Narrator’s Voice como leitor de PDF em voz alta

Por padrão, o Narrator’s Voice usa a voz normal ao converter texto em fala. No entanto, você pode manipular essa voz adicionando vários efeitos como eco, reverberação, gargarejo, compressor, coro, etc. Claro, você também pode escolher entre uma grande variedade de vozes. Você pode usar os efeitos de voz offline, sem necessidade de uma conexão com a internet. Dito isto, há efeitos específicos que exigem que você tenha uma conexão ativa com a Internet. Para adicionar o texto ao aplicativo, você pode colar o texto ou fazer o upload do arquivo de texto clicando no botão “texto”. Depois de concluir a conversão, você pode salvá-lo como um arquivo de áudio para uso offline.

Aplicativo de texto para voz NaturalReader

NaturalReader é projetado principalmente para ler eBooks e documentos. Você pode inserir seu próprio texto ou fazer upload de um arquivo de texto para converter texto em fala. Além disso, o NaturalReader também suporta a leitura de outros tipos de arquivos, como PDF, arquivos do Word, EPUB, PPT, RTF e até mesmo páginas da web. Além disso, você pode conectar o Natural Reader à sua conta do Google Drive, Dropbox ou OneDrive, baixar arquivos, convertê-los e ouvi-los com apenas alguns cliques. Fora da caixa, o Natural Reader suporta 50 vozes diferentes e 20 idiomas diferentes. Enquanto ouve, se você quiser seguir o texto, há também uma lupa para ajudá-lo nessa situação.

Aplicativo de leitura de texto

Aplicativos de texto para voz podem ler arquivos PDF para facilitar a leitura de diversos textos. (Foto: itfromzero)

Aplicativo leitor de PDF em voz alta iSpeech Text To Speech

Quando se trata de converter texto em fala, o iSpeech é um dos serviços mais populares por aí. Na verdade, sua API de texto em fala é usada por vários milhares de desenvolvedores para converter texto em fala. Esses mesmos caras também criaram um aplicativo simples e mínimo para converter texto em fala no Android. A melhor coisa sobre o iSpeech é que a voz de seu mecanismo de texto para fala soa muito natural. Além disso, você obtém acesso a uma ampla gama de vozes e idiomas.

Como eu disse anteriormente, o aplicativo é muito pequeno. O bom é que você não precisa lidar com configurações complicadas. O ruim é que não há opções de personalização. O aplicativo apenas lê o texto digitado. Você não pode enviar arquivos de texto. Você tem que inserir manualmente o texto ou colar o texto de outra fonte.

Aplicativo leitor de PDF Voice Reading

A leitura de voz é muito parecida com o Talk Free, pois usa o mecanismo integrado de texto para fala para converter texto em fala. Para adicionar texto à Leitura de voz, você pode digitá-lo manualmente, fazer upload de um arquivo de texto ou inserir um URL de página da Web tocando no ícone Adicionar na barra de navegação superior. A coisa que eu realmente gosto sobre este aplicativo é que você pode configurá-lo para ler mensagens de texto diretamente da área de notificação. Basta ir ao painel Configurações e ativar o recurso Mensagens de texto. Além disso, a leitura de voz pode salvar todos os seus arquivos de texto para que você possa acessá-los a qualquer momento que desejar. Se você estiver usando muito o Voice Reading e tiver uma tonelada de arquivos de texto na tela inicial, poderá usar o botão de alternância que aparece na barra de navegação superior para alternar entre os textos não lido, com estrela e todos os textos.

Voice Access do Google

O Voice Access do Google não é exatamente um aplicativo leitor de PDF. O aplicativo é feito pelo Google para pessoas com deficiência visual. Se você estiver procurando por um aplicativo que permita controlar todo o seu telefone por voz, acesse o Acesso por Voz. Uma vez instalado, o aplicativo exibe um Acesso por voz, colocando um número ao lado de cada elemento na tela. Você pode apenas dizer ao telefone para “tocar [número]” e ele automaticamente fará isso por você.

Se você não gostar do resultado, você ainda poderá procurar por lojas de audiobooks ou audiobooks gratuitos online. Pesquisando um pouco você verá diversas opções disponíveis. Quais vocês mais gostaram? Quais preferem usar?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)