O Google está sempre inovando em todos os seus produtos. Pouco tempo depois de lançar o Google Street View para as principais cidades do Brasil, agora é a navegação por voz nos aparelhos com GPS.

Pesquisa por voz no Google Maps

Os smartphones com o Google Maps tem a função de entender o endereço sem que você tenha que digitar, bastando falar para onde quer ir. O GPS irá lhe ditar o caminho por voz também, usando para isto os mapas e as informações do Street View. Facilita bastante a tarefa de navegação pelas ruas e avenidas brasileiras, principalmente para deixar suas mãos livres e você poder sugerir mudanças no trajeto sem tirar as mãos do volante.

Pesquisando no Maps por voz

Aplicativos como o Google Maps possibilitam a navegação por voz, tanto para definir seu destino quanto para te orientar até ele. (Foto: play.google.com)

Plano de dados para o GPS do smartphone

Vale lembrar aos desavisados que o Google Maps não é um GPS dedicado, e exige uma plano de dados de acesso a internet para funcionar, visto que as imagens dos mapas e do Street View precisam ser baixadas em tempo real. O aparelho tem de estar conectado constantemente à internet móvel, e em lugares mais distantes, sem cobertura de internet móvel, o Google Maps não irá funcionar.

A navegação GPS por voz funciona a partir das versões 1.6 do Android e também entende o idioma Português.

Aconselhamos que você também não confie apenas no GPS ou Google Maps para ir até seu destino. Muitas vezes, o caminho sugerido pelo GPS não é um dos mais seguros. Vale o bom senso, pesquisando sobre os bairros onde você vai passar, olhando pelo street view como são as vias até seu destino, perguntar a policiais e taxistas quais os melhores caminhos até seu destino, etc.

Você usa GPS com comando de voz? Qual programa de navegação por voz você prefere?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)