Como fazer pesquisa no Google com imagem?
Então, você tem uma foto e deseja saber de onde veio ou o que é tal fotografia ou imagem. O Google possui um recurso de pesquisa reversa de imagens há muito tempo, mas nem sempre é fácil descobrir a melhor maneira de usá-lo, especialmente se você estiver no seu telefone. Aqui está o guia definitivo para fazer pesquisas no Google usando imagens e obtendo bons resultados.
Como fazer pesquisa no Google com imagem de um computador?
A solução mais fácil é se você estiver usando o navegador Chrome do Google. Nesse caso, clique com o botão direito do mouse na imagem em que está interessado e selecione “Pesquisar imagem no Google”. Se você estiver no Firefox, poderá adicionar uma extensão para fornecer essa superpotência.
Leia também
- Como configurar o meu aparelho?
- Comparativo entre os melhores smartphones em relação à qualidade das câmeras
Caso contrário, acesse images.google.com. Clique no ícone da câmera. No menu que se abre, você pode fazer upload de uma imagem do seu computador ou colar o URL da imagem que deseja pesquisar.
Observe que se você deseja pesquisar uma imagem encontrada online, se clicar com o botão direito do mouse na imagem, poderá “Salvar imagem como…” para usar a opção anterior ou “Copiar endereço da imagem” para a última opção.

A pesquisa com imagens ajuda a encontrar imagens semelhantes usando diretamente uma imagem na pesquisa ao invés de um texto. (Foto: Threatpost)
Pesquisa reversa de imagem no Google por smartphone ou tablet
Assim como na área de trabalho, isso é mais fácil se você já estiver usando o Chrome do Google como seu navegador da web. Basta tocar e segurar a imagem e clicar em “Pesquisar no Google por esta imagem”.
Mas se você não estiver usando o Chrome (e não quiser), vá para images.google.com, o ícone da câmera não aparece na caixa de pesquisa; portanto, você precisa de outra maneira de pesquisar uma imagem. Aqui está uma solução alternativa, se você estiver pesquisando uma imagem que encontrou on-line (em vez de tirar uma foto): Navegue até a imagem e toque e segure. Escolha “Copiar” no menu que aparece.
Agora volte para images.google.com e cole o que você copiou na barra de pesquisa. O que aparece será o URL da imagem, além de alguma formatação indesejada no final. Exclua tudo, exceto o URL base, e faça a pesquisa. Nos resultados da pesquisa, clique em “pesquisar por imagem”.
Como alternativa, o site reverse.photos possui uma interface simples para o upload de fotos que passa automaticamente sua pesquisa pela pesquisa de imagens reversa do Google.
Como fazer pesquisa por foto sem o Google?
A pesquisa reversa de imagens para celular é um lugar onde talvez o Bing supera o Google. Acesse bing.com/images e você pode clicar no ícone de uma câmera na barra de pesquisa para fazer upload ou tirar uma foto. Depois de concordar em continuar com um aviso sobre a Microsoft olhando as fotos que você está procurando.
Existem outras ferramentas para realizar pesquisas reversas de imagens e praticamente qualquer outra coisa que você possa pensar em fazer com uma imagem. O imgops é um desses programas, mas o procedimento é semelhante para todas as opções.
No computador ou no celular, acesse imgops.com, o site do programa de sua escolha ou baixe um app e insira um URL ou faça o upload de uma imagem. Depois de enviar, você acessa uma página que oferece pesquisas de imagens reversas do Google e Bing, além de outras ferramentas mais especializadas. Além disso, permite alterar o tamanho, editar, examinar metadados e muito mais.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também

Formatei meu celular e não lembro o email do Google, o que fazer?

Como salvar senhas no Chrome?

Minhas fotos sumiram do Google Fotos, o que fazer?

Todos os apps Google para celular Android