A Google Play Store recebe atualizações frequentes, o que é uma ótima notícia. A notícia não tão boa é que pode levar semanas, ou para algumas pessoas até mais, obter a última iteração. A funcionalidade básica nunca muda, por isso, ficar preso em uma versão mais antiga não é tão ruim assim. No entanto, compreendemos o desejo de obter a versão mais recente e melhor no seu dispositivo, principalmente se você deletar a Play Store sem querer ou se ela estiver dando muito problema.

Procurando atualizar a Google Play Store no seu dispositivo? Veja como.

Como instalar a Play Store?

A primeira coisa que você deve fazer é ver qual versão tem para garantir que está baixando a versão mais recente da Google Play Store. Isso pode ser feito da seguinte forma:

Abra seu aplicativo da Google Play Store.

Abra as configurações.

Na parte inferior, você verá o número da compilação. Essa é a sua versão atual.

Outra forma de ver isso é nas configurações do aparelho, ir até “Sobre este dispositivo/telefone” e ver a versão do Android que o aparelho está rodando. Ao pesquisar a APK (arquivo de instalação da Play Store) para instalar, digite o nome da versão do Android ao lado, tal como Kit Kat, Gingerbread, Oreo, Marshmallow entre outras.

Antes de tentar atualizar, tenha em mente que sua versão do Android é compatível com a versão mais recente da loja, mas isso não deve ser um problema, a menos que você esteja usando uma versão super antiga do Android, então é hora de substituir seu telefone, não de reinstalar a Play Store.

Reinstalar a Play Store com um APK

É um passo bastante auto-explicativo. A Google Play Store vem no formato APK, como qualquer outro aplicativo para Android. Aqui estão algumas dicas para esta etapa:

Baixe apenas APKs da Google Play Store de fontes confiáveis ​​(os grandes blogs do Android, blogs de tecnologia, pessoas de confiança nas redes sociais, etc.). Se você fizer o download de fontes não confiáveis, elas podem ter adulterado o APK, o que é uma má notícia. Você desejará que um APK assinado pelo Google e a maioria dos sites confiáveis ​​enviem apenas uma cópia que não tenha sido adulterada.

Você pode baixá-la no seu dispositivo ou no seu computador. Certifique-se de transferir o APK para o seu dispositivo em algum lugar que você lembrará se você o baixou no seu computador. Mas ainda não acabou, porque você precisa autorizar a instalação de fontes desconhecidas.

A configuração “Fontes desconhecidas” faz parte do Android há anos. Quando desativada, impede que os usuários (e outros aplicativos) instalem aplicativos de qualquer lugar além da Google Play Store. É uma medida de segurança que está disponível por padrão e você precisa ativar a configuração para instalar um APK.

Vá para as configurações do seu dispositivo e procure a opção de “Segurança”.

Encontre a opção Fontes desconhecidas e marque a caixa. Um aviso irá aparecer que você definitivamente deveria ler. Uma vez feito, clique em “OK” e isso permitirá que você instale APKs de fontes desconhecidas.

Se Fontes desconhecidas não estiverem nas configurações de segurança, tente encontrá-las nas configurações de Privacidade ou Configurações do aplicativo (Aplicativos).

Play Store

Instale a Play Store corretamente para poder ter acesso à loja de apps do Google. (Foto: installplaystore.com)

Quero instalar o Play Store agora, o que preciso fazer então?

Agora que estamos prontos para ir, é hora de instalar isso. Use o seu navegador de arquivos favorito. Para aqueles que não podem ter um, recomendamos o ES File Explorer.

Abra o seu navegador de arquivos e navegue até onde você fez o download do APK da Google Play Store. Se você baixou no seu dispositivo, então ele estará na pasta Downloads.

Depois de encontrar a APK, clique nela. Pode haver uma caixa que aparece dependendo dos aplicativos que você instalou no dispositivo perguntando qual aplicativo você deseja usar. Se este for o caso, clique em “Instalar”.

Na próxima tela, leia as alterações de permissão (geralmente não há nenhuma) e clique em instalar. Quando terminar, a Google Play Store mais recente será instalada no seu dispositivo.

Deixar a caixa Fontes desconhecidas marcada é uma falha de segurança importante que pode causar problemas no futuro. A melhor maneira de se manter seguro é voltar e desligar.

Volte para as configurações do seu dispositivo.

Volte para as configurações de segurança, configurações de privacidade ou configurações do aplicativo (onde quer que você a tenha encontrado da última vez).

Desmarque a caixa. Isso impedirá que tudo (exceto a Play Store) instale aplicativos. Você pode sempre marcar novamente a caixa mais tarde, se precisar fazer isso novamente.

Agora você sabe como fazer o download da Google Play Store para garantir que você tenha a versão mais recente. Esse método funciona em quase todos os dispositivos Android, mas pode haver pequenas variações dependendo da versão do Android e do fabricante. Se você tiver algum problema adicional, acesse nossos comentários abaixo e deixem suas perguntas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)