Como reinstalar a Play Store?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

A Google Play Store recebe atualizações frequentes, o que é uma ótima notícia. A notícia não tão boa é que pode levar semanas, ou para algumas pessoas até mais, obter a última iteração. A funcionalidade básica nunca muda, por isso, ficar preso em uma versão mais antiga não é tão ruim assim. No entanto, compreendemos o desejo de obter a versão mais recente e melhor no seu dispositivo, principalmente se você deletar a Play Store sem querer ou se ela estiver dando muito problema.

Procurando atualizar a Google Play Store no seu dispositivo? Veja como.

Como instalar a Play Store?

A primeira coisa que você deve fazer é ver qual versão tem para garantir que está baixando a versão mais recente da Google Play Store. Isso pode ser feito da seguinte forma:

Abra seu aplicativo da Google Play Store.

Abra as configurações.

Na parte inferior, você verá o número da compilação. Essa é a sua versão atual.

Outra forma de ver isso é nas configurações do aparelho, ir até “Sobre este dispositivo/telefone” e ver a versão do Android que o aparelho está rodando. Ao pesquisar a APK (arquivo de instalação da Play Store) para instalar, digite o nome da versão do Android ao lado, tal como Kit Kat, Gingerbread, Oreo, Marshmallow entre outras.

Antes de tentar atualizar, tenha em mente que sua versão do Android é compatível com a versão mais recente da loja, mas isso não deve ser um problema, a menos que você esteja usando uma versão super antiga do Android, então é hora de substituir seu telefone, não de reinstalar a Play Store.

Reinstalar a Play Store com um APK

É um passo bastante auto-explicativo. A Google Play Store vem no formato APK, como qualquer outro aplicativo para Android. Aqui estão algumas dicas para esta etapa:

Baixe apenas APKs da Google Play Store de fontes confiáveis ​​(os grandes blogs do Android, blogs de tecnologia, pessoas de confiança nas redes sociais, etc.). Se você fizer o download de fontes não confiáveis, elas podem ter adulterado o APK, o que é uma má notícia. Você desejará que um APK assinado pelo Google e a maioria dos sites confiáveis ​​enviem apenas uma cópia que não tenha sido adulterada.

Você pode baixá-la no seu dispositivo ou no seu computador. Certifique-se de transferir o APK para o seu dispositivo em algum lugar que você lembrará se você o baixou no seu computador. Mas ainda não acabou, porque você precisa autorizar a instalação de fontes desconhecidas.

A configuração “Fontes desconhecidas” faz parte do Android há anos. Quando desativada, impede que os usuários (e outros aplicativos) instalem aplicativos de qualquer lugar além da Google Play Store. É uma medida de segurança que está disponível por padrão e você precisa ativar a configuração para instalar um APK.

Vá para as configurações do seu dispositivo e procure a opção de “Segurança”.

Encontre a opção Fontes desconhecidas e marque a caixa. Um aviso irá aparecer que você definitivamente deveria ler. Uma vez feito, clique em “OK” e isso permitirá que você instale APKs de fontes desconhecidas.

Se Fontes desconhecidas não estiverem nas configurações de segurança, tente encontrá-las nas configurações de Privacidade ou Configurações do aplicativo (Aplicativos).

Play Store

Instale a Play Store corretamente para poder ter acesso à loja de apps do Google. (Foto: installplaystore.com)

Quero instalar o Play Store agora, o que preciso fazer então?

Agora que estamos prontos para ir, é hora de instalar isso. Use o seu navegador de arquivos favorito. Para aqueles que não podem ter um, recomendamos o ES File Explorer.

Abra o seu navegador de arquivos e navegue até onde você fez o download do APK da Google Play Store. Se você baixou no seu dispositivo, então ele estará na pasta Downloads.

Depois de encontrar a APK, clique nela. Pode haver uma caixa que aparece dependendo dos aplicativos que você instalou no dispositivo perguntando qual aplicativo você deseja usar. Se este for o caso, clique em “Instalar”.

Na próxima tela, leia as alterações de permissão (geralmente não há nenhuma) e clique em instalar. Quando terminar, a Google Play Store mais recente será instalada no seu dispositivo.

Deixar a caixa Fontes desconhecidas marcada é uma falha de segurança importante que pode causar problemas no futuro. A melhor maneira de se manter seguro é voltar e desligar.

Volte para as configurações do seu dispositivo.

Volte para as configurações de segurança, configurações de privacidade ou configurações do aplicativo (onde quer que você a tenha encontrado da última vez).

Desmarque a caixa. Isso impedirá que tudo (exceto a Play Store) instale aplicativos. Você pode sempre marcar novamente a caixa mais tarde, se precisar fazer isso novamente.

Agora você sabe como fazer o download da Google Play Store para garantir que você tenha a versão mais recente. Esse método funciona em quase todos os dispositivos Android, mas pode haver pequenas variações dependendo da versão do Android e do fabricante. Se você tiver algum problema adicional, acesse nossos comentários abaixo e deixem suas perguntas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário