Existe um problema de análise de pacote, como resolver?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

O erro de análise de pacote em dispositivos Android é um dos erros mais antigos e comuns enfrentados pelos usuários do Android. O erro geralmente aparece quando se tenta instalar um aplicativo em seu telefone Android. A mensagem aparece “Erro de análise: ocorreu um problema ao analisar o pacote”. Na prática, isso significa que o aplicativo não pode ser instalado no seu telefone devido a um problema com a análise.

Existe um problema de análise de pacote Android: o que pode ser?

Antes de prosseguirmos com as correções, vamos ver o que pode causar esse erro. Existem várias causas conhecidas hoje. O erro de análise ocorre ao instalar um aplicativo Android no seu telefone. Mas, as causas podem ser diferentes.

Para consertar o problema, algumas soluções podem contribuir.

Método 1: Permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas

Por motivos de segurança, o smartphone Android proíbe que você instale aplicativos e softwares de terceiros de todas as fontes, exceto a Google Play Store. A instalação de aplicativos de terceiros de fontes desconhecidas pode prejudicar o seu telefone Android.

Portanto, se você estiver tentando instalar um arquivo .apk, poderá enfrentar o “Erro de análise: ocorreu um problema ao analisar o pacote”. Para corrigir isso e ignorar a proibição, você deve permitir a instalação do aplicativo a partir de fontes desconhecidas. Há uma opção nas configurações de segurança do telefone.

Vá para as configurações”;

Depois, “Privacidade”;

Encontre “Fontes desconhecidas” e marque a caixa correspondente. Se você for solicitado a confirmar, toque em OK.

Volte para a pasta em que o arquivo .apk está localizado. Toque nele e instale o aplicativo.

Problema de pacotes de apps

Se seu sistema apresenta mensagens ao instalar apps, siga alguns passos simples para corrigir a questão. (Foto: ThatsNonsense.com)

Método 2: ativar a depuração USB no Android

Ativar a depuração USB não é realmente necessário para instalar aplicativos Android usando o arquivo .apk. No entanto, alguns usuários relatam que a habilitação da depuração USB corrigiu esse problema.

Para habilitar a depuração USB, você precisa habilitar a opção de desenvolvedor no seu telefone Android. Ao fazer isso, siga as próximas etapas:
Vá para as configurações”;

Encontre a opção “Sobre o telefone”;

Role para baixo até “Número da compilação”. Toque sete vezes nele. Após o 7º toque, esperamos ver a mensagem “Agora você é um desenvolvedor” na tela;

Volte para “Configurações”, role para baixo até “Opções do desenvolvedor”;

Toque na depuração USB e ative-a

O procedimento para ativar a depuração USB para dispositivos diferentes pode ser bem diferente. Instruções detalhadas podem ser encontradas no documento.

Método 3: desativar antivírus

O erro de análise também pode ocorrer se o seu aplicativo de segurança estiver bloqueando a instalação. A maioria dos antivírus tenta bloquear a instalação dos aplicativos que podem parecer não confiáveis ​​ou suspeitos. Portanto, se você estiver tentando instalar um arquivo .apk, a chance de obter o erro é que o aplicativo antivírus esteja bloqueando o arquivo .apk e impedindo a instalação suspeita.

Tente desativar o antivírus temporariamente e instale o arquivo .apk. Se seu palpite estiver correto, você poderá instalar o arquivo .apk sem receber qualquer erro de análise no Android.

Método 4: arquivo .apk danificado ou parcialmente baixado

Um arquivo .apk danificado também pode ser a causa da frase. Tente baixar um novo apk e instalá-lo. Veja se isso pode resolver o problema. Além disso, baixe o arquivo completo. Ao fazer isso, basta comparar o tamanho do arquivo solicitado e baixado. Às vezes, você pode baixar parcialmente um arquivo .apk e enfrentar “Erro de análise” enquanto o instala.

Hoje discutimos vários métodos para corrigir o erro de análise no Android e estabelecemos suas possíveis causas. Se você enfrentou esse problema usando o seu Android e resolveu o problema com sucesso, compartilhe sua experiência conosco no espaço de comentários abaixo.. É possível que sua maneira de lidar com o erro de análise ajude nossos leitores.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário