Em dispositivos Android, é simples transferir SMS, contatos, imagens, músicas e vídeos via Bluetooth ou aplicativos semelhantes disponíveis na Google Play Store. Mas o problema surge quando se trata de transferir aplicativos de um telefone Android para outro. Era praticamente impossível, já que os aplicativos são instalados a partir de arquivos APK e há pastas/dados associados ao aplicativo. No entanto, muitos usuários do Android querem fazer isso quando mudam para um novo dispositivo Android. Não se preocupe, pois existem algumas opções que você pode escolher para resolver esse problema de transferência.

Neste breve tutorial, mostraremos dois métodos para transferir aplicativos entre Android e Android. Esses métodos não exigem nenhum enraizamento. Embora existam muitos aplicativos disponíveis no Google Play Store, mas a maioria deles apenas ajudará a transferir arquivos multimídia e não aplicativos. Por favor, note que o primeiro método só é aplicável para dispositivos Android, se você for usuário do iOS, então use o método dois, pois isso é aplicável a usuários de Android e iOS.

Como transferir aplicativos de um celular para outro via Bluetooth?

O Bluetooth foi a maneira mais eficaz de transferir arquivos entre dispositivos diferentes em celulares antigos. Ainda não é uma opção ruim para a transferência de arquivos nos dias de hoje. No entanto, pode demorar um pouco. Além disso, nem todos os recursos do Android podem ser emparelhados via Bluetooth. Eu sugiro experimentá-lo primeiro. Se isso não funcionar, vá direto para a Solução 2.

Passo 1. Inicie o Google Play Store e faça o download do “APK Extractor” e instale-o no seu telefone.

Passo 2. Inicie o APK Extractor e selecione o aplicativo que você deseja transferir e clique em “Compartilhar”.

Passo 3. Inicie o Google Play Store e faça o download do “APK Extractor” e instale-o no seu telefone.

Passo 4. Escolha via “Bluetooth” e no seguinte pop-up habilitar Bluetooth para iniciar a operação.

Passo 5. Ligue o Bluetooth do outro telefone Android e inicie o processo de transferência. Após a conclusão da transferência, você poderá instalar o aplicativo no outro smartphone Android.

Agora, esse processo é um pouco agitado, já que você terá que usar um aplicativo de terceiros e o processo é bastante lento e instável. Se você estiver procurando por um método livre de problemas, recomendamos o uso do método 2.

Você pode, em alguns aplicativos, usar o NFC ao invés do Bluetooth. Busque essa opção se você tem dispositivo com NFC habilitado.

App para transferir app TunesBro PhoneTrans

O TunesBro PhoneTrans, como o nome indica, é um software de transferência de dados rápido e surpreendente disponível nas plataformas Mac e Windows. Pode transferir aplicativos de um Android para outro telefone Android sem ter nenhum conhecimento técnico. O método é muito simples e usa um tempo mínimo. Não só você pode transferir aplicativos de um telefone para outro, mas também para fotos, mensagens, contatos, vídeos e outros dados. Além disso, suporta smartphones de diversos sistemas operacionais. Então, vamos demonstrar como usar este software para transferir aplicativos de um telefone para outro.

Obs.: Você pode usar outro app para fazer isso, mas o procedimento será bem semelhante.

Transferindo apps entre Android

Aprenda a transferir apps entre telefones Android para passar bons apps para seus amigos e familiares. (Foto: Youth Village)

Etapa 1: Instale e inicie o TunesBro PhoneTrans

Você deve ir ao site oficial e baixar o TunesBro PhoneTrans no seu computador. Em seguida, você deve abrir o arquivo baixado e instalar o software no seu PC. O processo de instalação é bastante autoexplicativo. Após a instalação, você deve iniciar o software no seu PC e clicar em “Mudar” para iniciar o processo de transferência.

Etapa 2: Conecte os dois telefones Android ao computador

Em seguida, você deve conectar os dois telefones Android ao PC usando o cabo de dados USB e permitir que o software detecte seus telefones automaticamente. Certifique-se de ativar o modo de depuração em ambos os telefones para executar tudo sem problemas. Se ele pedir permissão, simplesmente clique em “OK” e ele deverá mostrar os telefones na tela do software.

Etapa 3 Comece a transferir aplicativos para Android

Agora, o software mostrará os telefones conectados ao PC. Verifique se o lado esquerdo mostra o telefone de origem e o lado direito deve mostrar o telefone de destino para o qual você enviará os aplicativos. Se esse não for o caso, basta clicar na opção de alternar para alternar os locais dos telefones. Em seguida, escolha “Aplicativos” nas opções e clique em “Iniciar transferência”.

Em seguida, você deve esperar pacientemente por alguns minutos até que o processo seja concluído. Enquanto isso, você pode trabalhar em segundo plano e o software será executado sem qualquer interrupção. Se tudo for feito corretamente, você deverá ver a tela a seguir. Isso deve transferir todos os aplicativos de um telefone para outro sem qualquer problema. Agora, você pode instalar esses aplicativos no novo telefone e aproveitar.

Como transferir aplicativos?

Embora existam muitos programas disponíveis na Internet para transferir aplicativos de um telefone para outro, o TunesBro PhoneTrans é considerado o melhor, já que este software é testado literalmente em todas as marcas. Não só isso, se você é um usuário iOS ou Android, você também pode usar o mesmo software para transferir aplicativos e outros dados de um telefone para outro.

Vale lembrar que você também pode transferir o link de instalação do app a partir da Play Store.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)