A maioria de nós gosta de usar muitos aplicativos em nossos smartphones. Isso significa que estamos sempre tentando novos, alguns dos quais gostamos o suficiente para manter, mas outros são desinstalados. Isso acontece quando você tem muitos para escolher e, com o tempo, você terá uma lista completa na seção “Meus aplicativos” do Google Play ou da sua App Store. Eventualmente, você precisará domar essa lista e tanto smartphones Android quanto dispositivos iOS tem maneiras diferentes de verificar todos esses apps.

Meus aplicativos instalados da Google Play pela internet

O site do Google Play tem uma seção dedicada aos seus aplicativos. Isso significa que todos os aplicativos que você comprou e todos os aplicativos instalados, mesmo que você os tenha desinstalado. Para encontrá-lo, acesse o site do Google Play, clique na seção “Aplicativos” no menu à esquerda e escolha “Meus aplicativos”.

Você verá uma grade de links da página do aplicativo e mostrará todos os aplicativos que já instalou em qualquer dispositivo Android com o qual você fez login com sua conta do Google. Não é extremamente útil porque você não pode remover entradas para esta lista do site, mas há algumas coisas legais que você pode fazer aqui se tiver mais de um Android.

Perto do topo, você verá um item com o nome “Todos os aplicativos” com uma seta suspensa. Clicar nessa seta fornece algumas ferramentas de filtragem nas quais você pode ver suas assinaturas e os aplicativos instalados em cada dispositivo. Ao clicar em uma dessas entradas, você verá apenas os aplicativos que se encaixam no filtro.

Outra coisa útil que você pode fazer na web é instalar ou reinstalar qualquer aplicativo que não esteja mais no seu Android ou não em todos os seus dispositivos. Volte para o filtro Todos os aplicativos e encontre-o na lista. Clique na entrada para ir diretamente para a página do aplicativo associada e você pode instalar em qualquer um dos seus dispositivos registrados.

Como mencionado, você não pode remover aplicativos facilmente desta lista na web. Para isso, você precisa usar o aplicativo Play Store no seu smartphone ou tablet.

Verificar apps

Configura os apps instalados no seu dispositivo para poder gerenciar melhor seu smartphone. (Foto: OS X Daily)

Aplicativos instalados no meu celular Android pelo smartphone

O aplicativo Play Store no seu Android também tem uma seção dedicada aos seus aplicativos. Não é tão bonita quanto a exibição em grade no site do Google Play, mas é muito mais funcional.

Abra o app Play Store e veja o menu à esquerda. Esse é o botão composto de três linhas horizontais. Toque nele. Em seguida, toque na entrada “meus aplicativos” na lista. Você verá guias para suas assinaturas, seus aplicativos atualmente instalados e a mesma lista de “todos os aplicativos” que você encontra no site. Toque em qualquer uma dessas guias para ir para a seção relevante, onde você pode interagir com cada um.

Abrir a página de um aplicativo no Google Play permite que você instale, desinstale ou avalie e analise um aplicativo diretamente do seu Android. Você também pode gerenciar suas assinaturas de aplicativos (músicas e revistas estão em suas próprias seções) ou ler sobre quaisquer alterações em uma nova versão.

“Todos os apps” é o local onde você pode remover aplicativos que você já instalou e tentou, mas não usa mais, da sua lista de aplicativos. Você verá um pequeno “X” no canto superior direito de qualquer aplicativo dessa lista que não esteja instalado no dispositivo que você está usando. Tocar no X permite remover a entrada da sua lista de aplicativos. Se você optar por remover um aplicativo pago da sua lista, ainda poderá instalar o aplicativo a qualquer momento sem comprá-lo novamente a partir de sua listagem principal da Google Play Store. Depois de removida sua lista aqui, o aplicativo também será removido das listas de aplicativos na Web.

Vale a pena notar que você pode ver aplicativos que acompanham seu smartphone ou tablet e que não podem ser removidos ou desinstalados do Google Play.

Apps instalados no iOS

No iOS o processo é menos intuitivo. Abra as Configurações/Ajustes. Role para baixo até a última seção, você encontrará uma lista de todos os aplicativos instalados no seu dispositivo atual. Outra forma é ir para Configurações/Ajustes -> Geral -> Armazenamento e Uso do iCloud. Você deve ver dois botões rotulados como “Gerenciar armazenamento”. Clique no primeiro. Isso lhe dará uma lista de aplicativos instalados.

Um outro truque para listar todos eles, incluindo as pastas onde esses aplicativos estão escondidos, torna o processo mais simples. Apenas é necessária uma pesquisa simples no Spotlight. Deslize para baixo a partir de qualquer tela do iOS para abrir a caixa de pesquisa (mas não deslize para baixo a partir da parte superior da tela, pois isso acionará o centro de notificações. Em seguida, procure por “.” sem as aspas. Está certo; insira um ponto e aperte enter e você terá uma lista de seus aplicativos instalados e a localização da pasta para eles.

Simples, não é? Mas se ficou alguma dúvida, pergunte nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)