Compensar comprar o Galaxy S4 quem já tem o Galaxy S3?
O Samsung Galaxy S4 foi apresentado oficialmente. Mas será ele uma atualização para os proprietários de Samsung Galaxy S3 ou uma que você pode deixar de lado por enquanto? Vamos descobrir.
Tempo de mercado
Assumindo que um celular topo de linha continua atualizado por um período entre 2 a 3 anos, temos de levar em consideração que o S3 terá menos de um ano no lançamento do S4 e com um valor mais barato.
Design
Como seu antecessor, o Samsung Galaxy S4 tem características apresentam um corpo de plástico, em vez de designs melhores trabalhados, como do HTC One. Isso dá ainda uma sensação um pouco “barata” para o telefone. No entanto, as melhorias inteligentes para o design possibilitaram uma tela maior no S4. É a mesma altura que o S3 Galaxy, um pouquinho menos largo e quase 1 mm mais fino.
Leia também
O Samsung Galaxy S4 vem nos acabamentos preto e branco, enquanto o S3 já tem uma variedade maior. Porém, se espera que mais cores fiquem disponíveis com o tempo.
CPU
O novo telefone tem um chip de oito núcleos e o velho tem 4 núcleos. É um pouco mais complicado do que isso, porém. O chip Exynos 5 do S4 Galaxy é mais como dois processadores quad-core presos juntos: um mais básico, dedicado para tarefas mais básicas e um processador mais avançado, dedicado a processos e tarefas de maior complexidade. A ideia é que assim, o S4 consegue economizar mais bateria.
Mas isso significa que o S4 Galaxy não é muito mais poderoso do que o S3? É basicamente o mesmo processador, apenas com clock um pouco maior. A maior diferença é que tem o dobro de memória RAM, com 2 GB contra 1GB do S3. E isso faz uma boa diferença na hora de rodar programas com maior fluidez.
Tela
É talvez, a maior diferença entre os dois modelos. A tecnologia de painel central do Galaxy Samsung S4 é a mesma que a observada em seu antecessor. Ambos utilizam AMOLED. Só que há algumas mudanças de tecnologia. A matriz PenTile foi alterada um pouco para ajudar caber em todos os pixels extras no novo telefone. Saímos de um telefone com resolução HD para um Full HD em uma tela de quase 5 polegadas e uma densidade de pixels por polegada bem maior.
Software
A Samsung apresentou um monte de novas funcionalidades com o Samsung Galaxy S4. Estes incluem, mas não estão limitados a, gestos de ar, Smart Scroll, WatchON, tradutor S, um aplicativo de câmera redesenhado e reprodução em grupo.
Estes são extra que lhe permitem interagir com o telefone sem tocar na tela, permitem substituir os seus controles remotos com um aplicativo, traduzir e-mails e textos na hora e deixar rolar pelo texto por inclinar seu telefone.
No entanto, com o tempo a Samsung Galaxy S3 vai ter a maioria desses recursos, assim como também tem garantida a atualização até pelo menos o Android 5.0.
Câmera
O Galaxy S4 tem um upgrade de câmera sólido. Ele possui um sensor de 13 megapixels, representando uma grande atualização do sensor de 8MP do Samsung Galaxy S3.
Em boas condições de iluminação, o S4 Galaxy deve produzir fotos com mais detalhes do que o Samsung Galaxy S3. No entanto, como o tamanho do sensor não é muito maior do que a média dos smartphones, ele vai lutar em condições de pouca luz assim como a maioria dos telefones.
O Samsung Galaxy S4 possui um modo de vídeo ao vivo HDR, no entanto. HDR envolve a fusão de duas exposições, juntando os detalhes de ambas para criar uma imagem um pouco maior e com mais detalhes. A interface do aplicativo de câmera também sofreu mudanças positivas.
Você deve comprar o Galaxy S4?
O Samsung Galaxy S4 oferece mais potência, uma tela maior, mais detalhada e uma câmera melhor. Temos também um sensor infravermelho que possibilita utilizar o aparelho como controle remoto para aparelhos de TV. Porém, há acessórios que desempenham o mesmo papel no S3.
A maioria das atualizações do S4 irão, eventualmente, serem adicionadas ao Samsung Galaxy S3, por serem atualizações de software. E o preço no Brasil, de mais de R$2000 está muito proibitivo. E garantimos, com 100% de certeza, que esse preço irá baixar já nos primeiros meses de venda. Por agora, é uma atualização desnecessária. Mas quem sabe mais perto do final do ano ele não se torne um bom presente de Natal?
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
O Galaxy S3 vem com cartão SD?
Novo Samsung Nexus S
Alguns problemas do Galaxy S3 que ninguém lhe conta!
Samsung: os lançamentos de celular de 2023