Minichip para o Galaxy S3

Escrito na categoria "Comparação de smartphones e celulares" por Alex Benfica.

O Galaxy S3 é um excelente smartphone Android mas também tem alguns pontos negativos em minha opinião, como a necessidade de usar um chip (SIM) menor que o padrão anterior de chips. Esta moda começou com o iPhone, claro! Concordo que os padrões precisam ir mudando à medida que o tempo passa, como aconteceu com os cartões SD, por exemplo. Eles foram ficando fisicamente menores e cada vez com maior capacidade de armazenamento. Hoje é até difícil imaginar a utilização de um SD card no seu tamanho físico original nos smartphones compactos que temos. Mas e o chip da operadora? Precisava mesmo mudar?

A diferença entre mudar o SIM card e o cartão SD é a seguinte: quanto você troca de telefone, geralmente compra um cartão SD novo, pois nem sempre o que você usava antes iria lhe atender em termos de capacidade. Mas você mantém o seu número e NÃO precisaria trocar o SIM card ao trocar o aparelho! Inclusive, a possibilidade de manter o número ao trocar de aparelho foi uma das motivações da criação da tecnologia GSM e utilização de chips como é hoje.

Considerando que quem gasta uma boa grana num smartphone de última geração como o Galaxy S3 ou o iPhone, gastar mais 10 reais para transformar o seu chip SIM em um minichip não vai ser um problema, certo? Depois de comprar o Galaxy S3 fui diretamente a uma loja da Oi e transferi o meu número do chip comum para o minichip. O procedimento foi feito na hora e em 10 minutos já estava com o minichip funcionando dentro do Galaxy S3, como na foto abaixo.

Galaxy S3 com o minichip Oi

O chip sim card usado no Galaxy S3 é menor: minichip

Em todo caso existem maneiras de transformar o seu SIM comum em um minichip. Basta cortar o chip no formato correto pois as conexões elétrica são “aparentemente” compatíveis. Veja na figura abaixo que não são exatamente iguais. Eu pensei nesta possibilidade mas logo mudei de idéia. O Galaxy S3 tem garantia de 1 ano e uma modificação como esta no chip poderia facilmente ser motivo para invalidar a garantia, especialmente se o problema for relacionado ao encaixe ou funcionamento do chip. Isso sem contar a dor de cabeça se algo der errado, tanto para conseguir outro chip quanto para consertar o aparelho que pode ser danificado.

Minichip tamanho

Comparativo entre o SIM card comum e o menor, minichip

Se comprou um Galaxy S3 ou iPhone de última geração, gaste mais 0.1% do valor ao aparelho e compre um minichip da sua operadora da forma oficial e com a garantia devida. É o pensamento lógico! Evite que esta gambiarra de cortar o chip se transforme num exemplo do barato que sai caro!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Telefones Celulares onde compartilha conhecimentos desde 2010!

11 comentários para: “Minichip para o Galaxy S3”

  • Victor

    Qual chip e usado para o galaxy s3

    Responder
  • Alberto Oliveira

    Concordo com tudo quanto disse o amigo em seu artigo, contudo fiquei muito chateado ao comprar meu galaxy s3 quando fiquei sabendo que não poderia usa-lo imediatamente, em virtude de que eu teria que trocar o sim card. Fiquei chateado mais pois quando optei em comprarli tudo quanto dizia o fabricante e em nenhum lugar esta escrito que o sim card era o minicard. O que é pior é que não estou encontrando o minicard sim…

    Responder
  • Dione Douglas

    Onde eu encontro esse micro chip pra compra?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Oi Dione,

      Este chip menor para o Galaxy S3, Galaxy Note II e outros você compra nos próprios quiosques das operadoras.

      Responder
  • Andre

    Meu celular deu defeito como já estava pensando em troca fui imediatamente comprar, optei pelo galaxy s3.
    Estava de passagem pois estava indo pro interior, quando chequei resolvir colocar o chip olha decepção.Fiquei com tanta raiva que voltei a capital pra comprar um micro chip acabei trocando o aparelho.A questãoé que, em parte alguma informa que se trata de micro chip essa falta de informação é que nos deixa aborrecido.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Oi André,

      Quando comprei também não sabia :). Mas por sorte fui buscar próximo a um shopping e foi fácil trocar meu chip por um mini.

      Responder
  • Max

    Oi, estou tendo a mesma experiência como você. Entretanto eu cortei meu chip, e infelizmente ele não funcionou no galaxy.
    Mas o que é mais intrigante é o fato dele estar funcionando normalmente em outros celulares.
    Muito esquisito!
    Abç

    Responder
  • Luanna

    Tava aqui pesquisando se tinha como ajeitar o arranhão na câmera do celular e cheguei nesse site. Não tinha me tocado que a câmera ficava em contato com a mesa, e sempre deixo a câmera pra baixo e várias vezes acabo arrastando ele sobre a mesa. Estou com muita raiva da minha falta de atenção. Desci um pouco a página e encontrei esse artigo. Se eu soubesse que teria raiva ao cortar meu chip eu nem teria comprado esse telefone, ele é bom, mas o microchip não. Depois de um tempo de uso aparecia a notificação na tela “cartão sim removido. Reinicie o celular”, e isso aconteceu várias vezes. Conheço algumas pessoas que tem o mesmo aparelho e ainda não receberam tal aviso. Posso considerar que é defeito do meu celular ou do chip?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Quando o chip é cortado o tamanho dele pode não ficar muito preciso… Ai ele sai da posição correta e esta mensagem aparece.
      Eu sugiro que você vá à operadora e troque seu chip cortado por um novo, de tamanho certo mesmo. Talvez isto resolva.
      Obrigado por comentar, Luanna.

      Responder
  • Sol

    Oi Alex, tenho uma dúvida…eu posso ter um mini chip e um chip normal com mesmo número? Tipo um pra o Smartphone e outro para um celular comum, tipo para situações mais inseguras (maior probabilidade de assalto), ou em caso que precise pôr no celular de outra pessoa, ou etc

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Sol,
      Tudo bem?
      Eu não sei lhe responder isto, mas tenho quase certeza que não pode… Pois como a operadora iria definir qual deles funcionaria se fossem ligados ao mesmo tempo?
      Acho que neste caso, o ideal serial ter um adaptador para colocar o chip menor no lugar do maior quando fosse necessário trocar.

      Responder

Deixe um comentário