Este ano, a Samsung lançou o seu Galaxy 4S em vários mercados, inclusive no Brasil. A partir dos comentários que se seguiram depois, este parece ser o novo topo de linha no mundo dos smartphones e todo mundo está animado sobre isso. Mesmo o lançamento da Apple mais recente, o iPhone 5, foi ofuscado pelo S4 com base nas novas aplicações e especificações avançadas. Porém, para quê tanta potência em um aparelho celular? Afinal, o principal uso destes aparelhos tem sido o acesso a redes sociais, comunicação instantânea e talvez alguns jogos.

Não fuja do foco

Enquanto você lê este artigo, não se esqueça que o principal uso de um telefone é comunicar, quer seja por SMS ou por voz. No entanto, devido ao avanço da tecnologia, acessibilidade e penetração da internet, podemos incluir também os meios de comunicação social, majoritariamente o Facebook, Twitter (incluindo bate-papo) e e-mails, como parte dos usos básicos que se tornaram parte de nossas vidas diárias. Outros usos de um telefone podem incluir tocar música e vídeos, tirar fotos, calendário, relógio, jogos e rádio.

Um smartphone médio, então, que tenha especificações que incluem, 3G, 2GB de armazenamento, câmera entre 2-5 Megapixels , Bluetooth 2.0 ou 2.1, processador de 1GHz e uma bateria que pode levá-lo ao longo do dia mais do que bastam para suprir estas carências básicas. E aí que entram os extras dos topos de linha.

Os bônus dos topos de linha

Além de rodar jogos relativamente melhor, captar excelentes fotografias e exibir páginas da web em alta resolução, reconhecimento de face, pausa inteligente e algumas novas funções mais, o Galaxy S4 é como qualquer outro telefone Android.

Mesmo o iPhone 5, que é um concorrente feroz para o Galaxy S4, não tem uma série de funcionalidades que o smartphone médio não seria capaz de fazer. O que estou dizendo é que você não precisa gastar uma quantia de dinheiro para comprar um desses telefones inteligentes quando você não precisa mais das suas funções e especificações superiores.

Agora, estamos falando do produto que foi o mais tecnologicamente avançado, o Galaxy S4, e mais recente smartphone no mercado. Nós vamos usá-lo como um ponto de referência para explicar nosso ponto de vista.

Tela grande

O Galaxy S4 tem uma tela Super AMOLED de 5 polegadas Full HD (1920 × 1080). Isso tem uma densidade de 441 ppi (Pixels Por Polegada) impressionante, mas mais de 80% de nós não vai notar a diferença e não precisa sequer a diferença. Isso é estritamente focado em quem usa o aparelho para o consumo de mídia.

Câmera traseira

Ele vem com uma câmera traseira de 13 megapixels, com flash e um modo de disparo de alta velocidade e uma câmera de 2 megapixels na frente, mas uma porcentagem enorme de nós só precisa de uma câmera de cerca de 3,5-5 Megapixels porque isso também produz uma imagem fantástica e tem vídeo incrível que é tudo que se pode precisar. O que importa aqui mesmo será a resolução da câmera, que no Galaxy S4 é de 1920 x 1080 a 30 FPS em filmagens.

Celulares topo de linha

Usamos o Galaxy S4 como exemplo neste artigo. Mas com certeza, em alguns meses, aparecerá outros com especificações ainda mais impressionantes. Por isso, a mensagem aqui passada é importante para decidir se vale ou não a pena estes celulares de alto desempenho. (Foto: tech2.in.com)

Processador

O S4 está disponível com dois tipos diferentes de processador: o novo Octa-Core 1.6GHz ou um 1,9 GHz Quad-core Samsung Exynos 5 chips funcionando com 2 GB de RAM. Agora, que é mais rápido do que alguns computadores no mercado. Essa função só deve ser mesmo um diferencial para quem faz trabalho gráfico com o aparelho ou gosta muito de jogos.

Uso em um dia normal

Honestamente, em um dia normal, o usuário do smartphone médio apenas conversa no WhatsApp, visita Twitter e Facebook algumas vezes e envia um punhado de e-mails, tira algumas fotos no fim de semana, em seguida, ouve música no táxi, indo para o trabalho ou na volta para casa depois do trabalho. O 4S faz tudo isso, com sobra.

Conectividade

O Galaxy 4S também vem com 4G LTE, Dual-band 802.11abgn/ac Wi-Fi e Bluetooth 4. Isto significa que quando se trata de conectividade e internet, a velocidade é duas vezes mais rápida. No entanto, acho que o smartphone 3G habilitado médio com Bluetooth 2.1 poderia ter velocidades suficiente para nos levar através de nossas atividades diárias, como bate-papo, e-mail e transferência de música, vídeo, imagens e outros arquivos de outros telefones inteligentes.

Extras adicionais

Outras novas características notáveis ​​Samsung adicionou ao S4 são o controle remoto universal (ainda podemos usar nossos controles remotos habituais), tradução instantânea (você ainda pode usar seu aplicativo tradutor do Google), o Smart Pause (você sempre pode voltar algumas telas), Sound & Shot, sensores de temperatura e umidade (o download de um aplicativo de tempo, um telefone não é uma estação meteorológica) e alguns outros recursos.

Bateria

Mais notavelmente o S4 também vem com uma bateria forte nominal Li-ion 2600 mAh. O smartphone tem uma média de classificação da bateria entre 1050 mAh e 1200 mAh deixando o S4 com mais do que dobro da energia da bateria média de aparelhos. Agora, certamente, tudo o que precisamos é uma bateria de 2600mAh, mas eu acho que com base nas tantas funções do S4, essa bateria acaba bem rápido. Na verdade, o processador muito mais forte neste Samsung também se justifica pelo fato de tantas funções sendo executadas simultaneamente.

Mas vale comprar um celular topo de linha?

Perceba que fizemos exatamente o mesmo que muitas propagandas fazem: exaltamos qualidades, falamos de números e da grande potência. O diferencial foi que chamamos a atenção, perguntando para quê você utilizaria tais funções?

Acredito firmemente que o que compramos tem alguma relação com a forma como olhamos em público. Não há dúvida alguma coisa de auto-estima relacionada em que alguém detém marcas. Quero dizer, todos os telefones funcionam da mesma forma, e todos os telefones inteligentes, sejam da Apple, Samsung, Blackberry, HTC, ou qualquer outro que se enquadre na categoria Smartphone, tem um conjunto genérico de especificações.

Eles podem navegar na internet, enviar e-mails, fazer multi-tarefa e, portanto, estruturalmente não são muito diferentes um do outro, mas estamos confortáveis ​​em gastar 5-6 vezes ao comprar um Smartphone da Apple. Por quê? Desafiar o status quo. A maioria das pessoas não vão comprar o S4, porque eles precisam de um telefone com essas especificações, mas sim apenas como um símbolo de status. Certas pessoas vão fazer tudo o que precisam para pegar um desses telefones caros. Eu não raro vejo uma pessoa segurando um telefone caro mas eles só podem usar 5% de suas capacidades.

Pense no uso que dará ao aparelho. Celulares topo de linha perdem valor depois de um ano quando lançados. Mesmo assim, continuam estando entre os melhores aparelhos e demoram mais para serem trocados. Nossa dica é comprar o celular topo de linha depois que sair o anúncio do modelo do ano seguinte. É a melhor forma de economizar e com certeza, você estará fazendo um bom negócio.

Mas se você usa seu celular só para jogar Angry Birds, repense bem antes de investir quase R$2 mil em um simples aparelho de comunicação.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)