Fazer root no Galaxy S3 – passo a passo!
Uma das principais vantagens de possuir qualquer smartphone Android é a flexibilidade. Dispositivos Android oferecem opções de personalização surpreendentes e permitem que os utilizadores mais experientes personalizarem seu smartphone ao ponto de torná-los uma extensão de seu próprios braços.
O único inconveniente é que você tem que ter um telefone rooteado antes que você pode fazer grandes alterações no dispositivo. Felizmente, rootear um smartphone não é mais aquela coisa difícil, árdua e arriscada que costumava ser, e nós vamos orientá-lo através de passos muito simples e necessários para se tornar um super-usuário do seu dispositivo.
Leia também
Antes de continuar, só um pequeno aviso: o rooteamento não é tão arriscado como era antes, mas o procedimento ainda apresentam riscos. O dispositivo pode não funcionar corretamente se os passos a seguir não forem realizados corretamente, e pode até parar de funcionar completamente. Tenha isso em mente antes de continuar, porque nós não somos responsáveis por qualquer dano causado ao seu aparelho.
Para este tutorial, estamos focando no rooteamento do Galaxy s3. Portanto, verifique se seu aparelho é o Samsung GT-i9300 Galaxy S3 e não um genérico de mercado ou uma versão diferente desta que citamos. Para checar isso, clique em Menu -> Settings/Configurações -> Sobre o dispositivo. Você verá a opção “número do modelo”. Se ele não disser GT-i9300 ou incluir números e letras adicionais que você não está vendo aqui, pesquise um pouco mais e busque outras fontes, pois este guia pode não funcionar para você
Em seguida, antes de irmos para as coisas mais profunda, você deve ter certeza que você tem a versão 1.85 do programa ODIN, uma ferramenta de gestão de softwares de smartphones da Samsung que pode ser baixado neste site.
Uma vez que o download for concluído, instale o programa ODIN em sua máquina. Você também deve pegar o pacote CF-Root-SGS3-v6.0, que pode ser baixado aqui.
Após a conclusão do download, descompacte o arquivo e coloque o arquivo resultante de extensão .tar em algum lugar que você não irá esquecer. Faça tudo isso sem ligar o seu Samsung Galaxy S3 em seu computador.
Abra então o programa ODIN e clique no botão PDA, escolhendo o arquivo .tar que você descompactou.
Em seguida, é preciso colocar o seu Galaxy S3 em modo de download. Isso é feito desligando o aparelho e aguardando 10 segundos para depois ligá-lo de volta novamente mantendo simultaneamente apertados os botões Home, Volume Down/Abaixar volume e o botão Power/Ligar. Feito isso, ligue o dispositivo em seu computador.
Antes de continuar, certifique-se de a opção “Repartition” não está marcada. Clique em ‘Start’ e espere por um momento. Não desligue o aparelho em hipótese alguma neste momento e tente fazer isso com um computador que não irá sofrer efeitos de pique de luz ou algo do tipo. Uma vez que este procedimento estiver terminado, seu android estará rooteado e pronto para receber suas tão queridas personalizações.
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
O Galaxy S3 vem com cartão SD?
Alguns problemas do Galaxy S3 que ninguém lhe conta!
Como acessar meu telefone pelo PC?
Esqueci a senha do WiFi no celular, e agora?