Galaxy S3 x S3 Mini – Qual a diferença?

Escrito na categoria "Comparação de smartphones e celulares" por André M. Coelho.

A Samsung lançou o Galaxy S3 Mini pouco depois do Galaxy S3. Mas é ele simplesmente uma versão menor do Galaxy S3? Vamos comparar os dois smartphones em profundidade para responder a esta pergunta.

O Galaxy S3 é, facilmente, um dos maiores smartphones até agora, mas muitos criticaram o tamanho dele. Em teoria, o Galaxy S3 Mini é perfeito para aqueles que preferem uma tela menor.

Preço

Se você for comparar nas lojas, irá ver que os preços diferem drasticamente. Enquanto encontramos o Galaxy S3 por valores acima de R$1200,00, o Galaxy S3 mini é encontrado com facilidade por menos de R$1000. Pode não parecer uma grande diferença, mas na hora de pagar, pode ter certeza que pesa bem menos.

Dimensões

O Galaxy S3 Mini é menor em tamanho em comparação com o S3. Ele mede 63 X 122 milímetros comparado a 71 x 137 milímetros de seu irmão maior. No entanto, não é tão esbelto como o S3 com sua espessura de 8,6 milímetros, mas tem respeitáveis 9,6 milímetros. O Mini S3 é mais leve do que o S3. Pesa 112g contra 133g.

Tela

São 4,8 polegadas para o S3 e 4,0 para o S3 mini. Ambos usam a tecnologia Super AMOLED. A grande diferença está nas resoluções utilizadas. O Galaxy S3 Mini utiliza 480 x 800, enquanto o S3 tem uma impressionante resolução de 720 x 1280. Isto significa que os pixels são mais concentrados, tornando mais difícil identificar as linhas e pontos que compõe a imagem. São 306 pixels por polegada do S3 (ppi) contra 223 do irmão menor.

Processador

Um destaque do Samsung Galaxy S3 é seu poderoso Exynos Quad 4 de 1.4GHz, considerando que o Galaxy S3 Mini tem um mais modesto chip dual-core de 1GHz. É claro que o Mini é menos poderoso do que o S3, mas não podemos dizer um valor exato de diferença. Podemos apenas garantir que o mini pode engasgar um pouco em jogos que peça mais do processador, tarefas mais complexas e multi-tarefas.

Galaxy S3 contra o Galaxy S3 mini

As configurações não são tão parecidas, mas os dois irmãos vem para atender diferentes perfis de clientes da Samsung, com valores diferentes. (Foto: roclay.com)

Armazenamento

O Galaxy S III vem em três opções de armazenamento, 16GB, 32GB e 64GB. Para o Galaxy S3 Mini, as opções são de 8GB, 16GB e 32GB. Ambos tem slot de expansão para cartão microSD, mas o Mini S3 só pode aceitar um cartão com metade do armazenamento do S3: 32GB em vez de 64GB.

Câmeras

As câmeras foram rebaixadas do S3 para S3 Mini. O dispositivo principal tem uma câmera traseira 8Mp com a capacidade de gravar vídeo em qualidade Full HD de 1080p. No entanto, o Galaxy S3 Mini tem uma câmera equivalente de 5MP com gravação de vídeo de qualidade inferior, HD de 720p. O S3 Galaxy também tem uma câmera frontal de alta resolução, enquanto o S3 mini tem apenas uma câmera frontal VGA.

Conectividade

Ambos os smartphones têm a mesma lista de recursos de conectividade, incluindo Wi-Fi, GPS, Bluetooth 4.0, NFC e certificação DLNA. A principal coisa a notar é que o Samsung Galaxy S3 vem em uma versão 4G, mas o Galaxy S3 Mini é restrito ao 3G.

Software

O Samsung Galaxy S3 e o Galaxy S3 Mini vem pré-carregados com o Android 4,1 Jelly Bean com a interface TouchWiz customizada pela Samsung.

Bateria

O S3 vem com uma bateria de 7.8Wh (2100mAh). Em proporção aos menores números em outras especificações, o Galaxy S3 Mini tem uma menor capacidade 5.6Wh (1500mAh). É de se esperar, porém, que a tela de ambos consuma bastante carga da bateria.

Como escolher?

Se você prefere economizar um pouco mais e gosta de celulares menores, o S3 mini é uma boa opção para você. Agora, se você gosta de estar sempre à frente com a tecnologia e quer ter os melhores celulares com telas grandes, sua opção é mesmo o S3.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário