Quando compramos um smartphone novo, são tantos aplicativos que a gente fica até meio zonzo para escolher aqueles que são melhores. Alguns demoram até um ano para armazenar uma boa lista de aplicativos usáveis para um sistema operacional. Mas quer queira, quer não, todo sistema operacional tem seu rol de clássicos, aqueles aplicativos que todos nós devemos ter.

Sabendo disso, todos os grandes sistemas operacionais para smartphones no mundo tem serviços parecidos e que tem os mesmos fins, sendo essenciais para todos os aparelhos. Com a modernização e fragmentação dos celulares, muitos usuários ainda acabam tendo mais de um sistema operacional em suas mãos e precisam ficar trocando de aparelho toda hora, até repassando informações de um aparelho para outro.

Por isso, fizemos uma pesquisa e encontramos 10 aplicativos que são essenciais para quem tem mais de um sistema operacional, principalmente pelo simples motivo de você poder utilizá-los em todos e compartilhar informações entre eles, sem ter que manualmente passar dados de um aparelho para outro. Então, vamos a lista.

Evernote

Todos nós precisamos fazer anotações, sejam elas mais urgentes ou apenas uma forma para organizar ideias. Em alguns casos, queremos salvar alguns sites em uma lista, tirar fotos de coisas para organizar ideias e muito mais. Porém, poucos aplicativos conseguiam fazer isso de forma simples o suficiente para ser fácil e rápido ao mesmo tempo. Evernote é o único aplicativo que conseguiu isso e ainda por cima, um dos poucos disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Skype/WhatsApp

Quer bater um papo com os amigos sem ter que ficar gastando seus créditos com minutos de fala ao telefone? Skype. Quer mandar mensagens para seus amigos de forma rápida e prática sem gastar créditos por isso? WhatsApp. Os dois aplicativos são os mais populares em todas as plataformas para conversar com os amigos pela rede. O Skype é ainda uma ótima opção para conversas em vídeo, já que poucas pessoas no mundo usam chamadas de vídeo para conversar entre si. Já o WhatsApp é praticamente como um chat via SMS, só que com a vantagem de não comer todos os seus créditos enquanto você o utiliza. Skype está disponível gratuitamente para iOS, Windows Phone e Android. WhatsApp está disponível também para iOS, Windows Phone, Android e ainda uma infinidades de outros sistemas operacionais, até o falecido Symbian.

Spotify/Pandora

Os programas podem ser usados como uma rádio online. É a nova tendência do mercado, já que o mundo está vivendo na nuvem e, cá entre nós, é tanta MP3 pra gente levar à todos os cantos que precisaríamos de vários cartões microSD de 64 GB para armazenar tudo, fora a completa falta de praticidade para ficar trocando o cartão. Com versões iOS, Windows Phone e Android. Todos os três cobram uma pequena mensalidade para o acesso ao streaming sem quaisquer limitações, mas é um preço justo a se pagar pelo grande catálogo de músicas.

Shazam/Soundhound

Chata é aquela situação onde você está ouvindo uma música e quer saber o nome ou a letra dela para poder baixá-la em casa ou simplesmente, cantar junto. Tanto o Shazam (iOS, Windows Phone, Android) quanto o SoundHound (iOS, Windows Phone, Android) fazem esta tarefa muito mais fácil através da identificação automática das músicas, artistas e até a letra.

Aplicativos para várias plataformas

Além dos três sistemas operacionais dominantes, muitos dos apps aqui descritos também estão disponíveis para outras plataformas, como o B10 da BlackBerry. (Foto: www.itchyfinger.co.uk)

YouTube

O que seríamos sem os vídeos de gatos, cachorros, esportes e toda a programação televisa personalizada do YouTube? O aplicativo tem versões disponíveis para iOS, Windows Phone e Android. Se você quer ter acesso a bons vídeos, é o melhor no mercado.

Netflix

Agora, se você quer assistir filmes e seriados, Netflix é o nome a ser batido. Com uma mensalidade muito barata, você tem acesso a mais de 10 mil títulos de vários gêneros diferentes. Você pode até pensar que não vale seu dinheiro, mas eu já usei e garanto que pagar vale a pena, principalmente pelas recomendações. Tem muita coisa boa e legal que o aplicativo recomenda que você nunca assistiria em outras situações. Perfeito para as noites sem ideias. Disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Kindle

Já para a leitura, a Amazon domina o mercado com o Kindle e seus inúmeros títulos. Mesmo para quem é mais mão de vaca, o Kindle tem vários títulos gratuitos para você passar seu tempo lendo e adquirindo um pouco de cultura. Disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Paypal

Várias são as ferramentas de pagamentos e gestão financeira de bancos que temos para celulares. Porém, para pagamentos online temos o Paypal, a ferramenta de pagamento usada pelo Ebay e milhares de outros sites de vendas no mundo, inclusive no Brasil. De longe, ele também é o melhor e mais seguro, em um mercado onde PagSeguro, Mercadopago e outros ainda precisam comer muito angu para crescer. Disponível para iOS, Windows Phone e Android.

Box/SkyDrive

Se o destino é o céu, o seu mundo está mesmo é na nuvem. Falando sério, todos nós já tivemos que lidar com a perda de dados importantes porque um HD queimou, um CD quebrou ou algo do tipo. Ao armazenar seus dados na nuvem, você pode prever e praticamente anular este risco. Dois aplicativos estão disponíveis para todas as plataformas: o Box (iOS, Windows Phone, Android) e o SkyDrive (iOS, Windows Phone, Android). Eu uso os dois e mais alguns e aprovo todos! Você pode até separar os tipos de backup que faz em um ou outro, como eu fiz, deixando tudo mais organizado.

Facebook/Twitter/Fousquare

Finalmente, a tríplice coroa. O Facebook (iOS, Windows Phone, Android) é o bam bam bam dos aplicativos, sendo um dos mais usados pelo gigante brasileiro, que acordou em 2013 e fez questão de postar tudo isso na Rede Social. Já o Twitter (iOS, Windows Phone, Android) é um irmão mais limitado, mas cheio de conteúdo para quem sabe usar. E para aqueles que gostam de gritar onde estão, para onde vão, brincar de uma versão de “War” social ou simplesmente, querem referências de bons lugares e promoções. o Foursquare (iOS, Windows Phone, Android) está aí com seus mapas e lugares.

Vocês tem mais alguma sugestão? Esqueci de algum título aqui? Não deixe de comentar no espaço abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)