Xiaomi Mi: versões e características
Em certos países, a Xiaomi é a marca de smartphones mais popular em volume. Em outros países, porém, a maioria das pessoas pode nunca ter ouvido o nome (muito menos saber como pronunciá-lo). Essa dicotomia traz muita confusão em potencial em torno da marca e de seus produtos.
No artigo abaixo, daremos a você tudo o que você precisa saber sobre Xiaomi. Felizmente, isso ajudará você a tomar decisões de som ao comprar um novo smartphone.
Por outro lado, também pode ajudá-lo a entender um pouco mais sobre uma das maiores marcas de smartphones do mundo que pode nem ter uma pegada na sua área, principalmente sobre a série Mi da marca.
Leia também
O que é a marca Xiaomi?
Quando você compara a Xiaomi com outras grandes marcas de smartphones – incluindo Samsung, Apple, Oppo etc. – você percebe uma coisa rapidamente: quão jovem é a empresa. A Xiaomi começou em 2010, o que o torna o mais novo da lista dos dez principais fabricantes de smartphones em todo o mundo.
A Xiaomi começou quando o CEO e fundador Lei Jun montou uma equipe de veteranos de tecnologia como equipe de um novo empreendimento. Com base nas credenciais da equipe (que incluía ex -funcionários do Google e Motorola), bem como na declaração de missão da empresa, Jun conseguiu arrecadar milhões em financiamento precoce de sementes.
Dentro de alguns meses, a Xiaomi havia anunciado seu primeiro produto: MIUI, a pele do Android que iria ao poder a maioria de seus smartphones. Não seria até um ano depois, em agosto de 2011, que a empresa lançaria seu primeiro telefone: o Xiaomi Mi 1.
O MI 1 foi um sucesso instantâneo. Sem dúvida, as vendas foram ajudadas pelo preço baixo do telefone de apenas 1.999 Yuan chinês, que é de cerca de US $ 300 hoje. No entanto, o dispositivo estava disponível apenas na China nativa da Xiaomi, por isso não viu nenhuma adoção ocidental.
Após vários lançamentos de smartphones bem-sucedidos na China, a Xiaomi se expandiu para outros países. Hoje, possui produtos para smartphones disponíveis na China, Índia, maior parte da Europa e muitos outros países, inclusive no brasil. Além disso, a empresa vende muitos outros produtos que não são smartphones, como smart bands e smart watches.
O que a Xiaomi oferece?
Na próxima seção, examinaremos as linhas de smartphones Xiaomi em detalhes.
Antes de fazer isso, porém, queremos tocar em uma seleção com curadoria de outros produtos que a Xiaomi oferece. Esta não é uma lista completa, pois a empresa cria e vende muitos tipos diferentes de eletrônicos. Em vez disso, esta é uma lista que se concentra nas maiores categorias do portfólio da empresa.
A Xiaomi vende laptops sob sua marca de notebooks Mi. A linha Mi Notebook empresta muito da estética do design dos MacBooks da Apple. No interior, porém, o Windows alimenta os dispositivos.
Um dos laptops topo de linha da Xiaomi é o Mi Notebook Ultra. Como seus smartphones, a Xiaomi apenas traz seus laptops para países específicos em que opera, para que você não consiga comprar um em sua área.
Xiaomi libera comprimidos esporadicamente, com o nome PAD e um número para designar o modelo.
Linha de smartphones Xiaomi MI
Não vamos nos manter aqui: a linha de smartphone da Xiaomi é ridiculamente confusa. Cada linha geralmente possui um dispositivo numerado, e esse dispositivo numerado geralmente possui várias ramificações que reduzem ou aumentam o preço pedido.
A empresa também altera as especificações e projetos de vários dispositivos, dependendo de onde eles lançam e até renomeiam dispositivos em determinadas áreas. É o suficiente para fazer sua cabeça girar.
No entanto, se você ignorar tudo isso, a Xiaomi realmente possui apenas algumas linhas principais de smartphones, alguns dos quais não viram novos lançamentos há um bom tempo. Nós explicamos cada linha abaixo.
1. Série principal Xiaomi (anteriormente chamada de Mi)
No topo da pilha, temos a linha de smartphones numerados da Xiaomi. A cada ano, há uma nova entrada numerada, mostrado também em um modelo acima em sua iteração Pro, X, T.
Em geral, todo telefone numerado de ponta vem com o principal processador Qualcomm daquele ano e um sistema de câmera de primeira linha. Alguns dos dispositivos de outras versões do principal, no entanto, vêm com chips menos poderosos.
Essencialmente, se você está procurando os melhores ofertas de smartphone Xiaomi, deseja algo da linha numerada. Eles são comparáveis à linha Galaxy S da Samsung e a principal série numerada do OnePlus.
2. Xiaomi Mi Notes
No mundo da Samsung, o apelido de note anteriormente se referiu aos telefones premium focados nos negócios em sua lista. Com o Xiaomi, porém, a linha de notes do Mi é na verdade uma série de grau inferior em comparação com a principal linha do MI.
Há comparativamente menos telefones no Mi Note do que outras famílias na lista da empresa. Os notes mais recentes apresentam o processador Qualcomm Snapdragon abaixo da série principal, tornando-os firmemente médios.
Em geral, a linha de notes do Mi possui especificações e recursos de grau inferior do que um dispositivo com um número semelhante. Obviamente, com o amplo portfólio da Xiaomi, isso às vezes não é verdade. Por exemplo, o Xiaomi Mi Lite tem algumas especificações mais fracas que o Xiaomi Mi Note Pro. Existem muitos crossovers, então você precisa prestar atenção estrita às folhas de especificações ao comprar telefones Xiaomi.
3. Séries Mi Max e Mix
A linha Mi Max da Xiaomi não vê novas entradas há alguns anos. A linha Mi Max oferece especificações de menor grau e designs tradicionais, mas baterias enormes. É disso que se refere o apelido “Max”. A entrada mais recente da série, o Mi Max 3, tem uma enorme bateria de 5.500mAh.
A linha Mix possui algumas novas entradas: o Xiaomi Mix Fold e Mix numero. A linha mix é onde a Xiaomi coloca sua tecnologia inovadora e mais recente, por isso faz sentido que seja o lar de seus dobráveis e de câmeras abaixo da tela.
4. Série Mi A
Uma das maiores queixas sobre os telefones Xiaomi é a skin MiUI Android. Simplificando, a experiência de software dos telefones Xiaomi pode cair no reino “Ame ou Odeie” com bastante facilidade.
Digite a série Xiaomi Mi “A”, que apresenta a plataforma Android One em vez de MIUI. Isso oferece uma experiência de Android quase perto do Xiaomi, o que é perfeito para qualquer inimigo do MIUI. basicamente é uma versão mais pura do Android. Porém, os modelos vem com pouca tecnologia.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
10 problemas comuns do Mi Band
Lançamentos de smartphones mais aguardados de 2023
Os melhores smartphones para professores em 2023
Maiores fabricantes de celular do mundo, conheça!