Kit de lentes para celular já existem há algum tempo. Antes vistas apenas como diversão, uma brincadeira legal para sua câmera do celular, os kits de lentes para celular evoluíram bastante desde que surgiram, adicionando recursos interessantes a uma câmera de smartphone. Não chegam a ter uma qualidade semelhante à lentes para câmeras profissionais e semi profissionais, mas atingem um grau bem satisfatório de efeitos e possibilidades.

Kit de lentes para celular universal: o que você precisa saber?

Se você pesquisar um kit de lentes para câmera, vai encontrar centenas de opções em lojas virtuais, variando bastante no preço. Partem de kits de lentes para celular que custam menos de R$30 até kits de lentes para celular que custam mais de R$100. A qualidade varia pouco entre um kit e outro, e o preço está mais relacionado com a durabilidade da lente do que a qualidade em si.

Existem basicamente três formas de conectar as lentes ao seu smartphone. A primeira delas, usada na maioria dos kits de lentes para celular universais, é através de pequenos anéis magnéticos. Estes anéis prendem a lente ao redor da câmera. Apesar de ser fácil remover a lente, o anel magnético tem um adesivo bem forte para ser colado ao redor da câmera.

A segunda forma de conectar a lente é através de um clipe ou por pressão. No clipe, em uma das “pernas”, a lente está conectada. Você coloca o clipe na parte superior do smartphone, com a lente sobre a câmera. O clipe tem uma boa pressão, e sai com menos facilidade que as lentes magnéticas.

Diferença na qualidade de lentes de celular

Um kit de lentes para celular mais robusto, como o da foto, pode ser um pouquinho mais caro, mas é um investimento que vai durar mais tempo e te dar mais diversão por mais tempo. (Foto: www.geekygadgets.com)

A terceira forma é através de uma capinha especial, que tem um conector para lentes. Elas podem ser rosqueadas no conector assim como é feito com uma câmera de fotografia. É a forma em que a lente fica mais firme, mas é também mais cara por conta da capinha especial.

Vale lembrar: marcas mais baratas de kits de lentes para celular, como são marcas xing ling, podem ter uma qualidade que varia muito. Enquanto algumas pessoas podem conseguir comprar kits com excelente qualidade de imagem, outras podem se decepcionar com o produto que compraram.

Kit lentes celular: fisheye, macro e wide

Esse é um kit de lente para celular iPhone muito comum. São três lentes, muito usadas por fotógrafos amadores e profissionais: a lente fisheye (olho de peixe), macro, e wide (grande angular), cada uma com um efeito diferente.

A lente olho de peixe (fisheye) aumenta consideravelmente o ângulo da câmera. Ao fazer isso, a lente olho de peixe provoca uma distorção visual que resulta em uma imagem panorâmica bem ampla e com uma aparência esférica. É como se olhar em um espelho convexo, daqueles de sistemas de segurança, que permitem enxergar um ângulo muito maior de coisas pelo reflexo.

Uma lente macro tem o objetivo de aumentar a proximidade do alvo da sua fotografia, conseguindo capturar mais detalhes, mas com menos foco e detalhes nas bordas. Funciona, basicamente, como uma lente de aumento, e permite fotografar de perto até os detalhes de pelos de pessoas, animais, folhas de plantas, insetos, e por aí vai.

A lente wide (grande angular) aumenta a área que uma câmera de celular consegue fotografar, sem muita distorção na imagem. Além de aumentar o ângulo da foto, ela também ajuda a conseguir mais detalhes dos cantos e bordas de uma fotografia.

Vale a pena comprar um kit de lentes para celular?

Para entusiastas da fotografia, um kit de lente para celular é um investimento válido. Não são caras, e é um acessório bem legal para dar uma melhorada na câmera do seu smartphone. Combinadas com um tripé para celular, excelentes fotos podem ser tiradas, inclusive fotos timelapse com as lentes. Filmagens também podem ser feitas, o que, com uma boa pós produção, pode deixar sua filmagem com uma aparência bem profissional.

A lentes para celular, contudo, não fazem milagres. Se você tem um celular com câmera ruim, elas não vão melhorar a qualidade da imagem, porque a qualidade da imagem depende do sensor de imagem da sua câmera. Smartphones topo de linha sempre tem boas câmeras. Combinar um bom celular com um kit de lentes para smartphone razoável só tem a trazer bons resultados, além de muita diversão.

Você já comprou um kit de lentes para smartphones? Como foi sua experiência? Recomendaria a compra para outros?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)