As pessoas me perguntam o tempo todo sobre FPS (Frames Per Second/Quadros Por Segundo), o que significa e quais as configurações ideais são para FPS. Resolvi então escrever este artigo para sanar estas dúvidas de uma vez, principalmente agora que celulares se tornaram mais comuns do que câmeras digitais e esse termo é bem importante de compreender para capturar boas imagens.

Definição formal de FPS

Abreviação de quadros por segundo (Frames Per Second), uma medida da quantidade de informação é usada para armazenar e exibir um vídeo em movimento. O termo aplica-se igualmente ao vídeo analógico e ao vídeo digital. Cada quadro é uma imagem parada, exibindo quadros em rápida sucessão, criando a ilusão de movimento. Quanto mais quadros por segundo (FPS), mais suave fica o movimento. Televisão no Brasil, por exemplo, baseia-se no formato NTSC, que exibe 30 quadros entrelaçados por segundo (60 campos por segundo). Em geral, o FPS mínimo necessário para evitar movimento brusco é cerca de 30. Alguns formatos de vídeo do computador, como AVI, fornecem apenas 15 quadros por segundo.

Entendendo melhor o FPS de câmeras

Basicamente é o número de imagens que a câmera vai capturar em um determinado momento. Então, dez frames por segundo ou dez FPS significa que você tem dez imagens para cada segundo de tempo que passa. Junto ao FPS está também a definição da câmera, ou seja, o número de pixels que ela usa para formar uma image. Quanto maior, melhor, e provavelmente menos FPS sua câmera será capaz de capturar também, apesar de hoje as câmeras de celulares com resolução Full HD 1920 x 1080 conseguirem manter um padrão mínimo de 30 FPS.

Quadros por segundo e filmes

Na foto, um exemplo de vários quadros que compõe um filme, representando um pouco do que são os FPS. (Foto: www.jvc.eu)

Configurações para a câmera

Agora, quando você está tentando configurar a câmera e pensar em quantos FPS você precisa gravar isso é uma história diferente. Para lhe dar uma ideia do tipo de quadros em tempo real por segundo que você vê na TV ou vídeo DVD, o que você normalmente deve procurar está entre 24 e 30 quadros por segundo, até tão alto quanto sessenta quadros por segundo, mas isso é gravadores realmente modernos, câmeras modernas e muitos produtos topo de linha. Normalmente, entre 24 e 30 quadros por segundo seu olho pára de reconhecer a diferença.

O que é recomendado normalmente é pensar em quantas imagens que você precisa para capturar os dados que você está procurando. Imagens mais rápidas precisam de mais quadros por segundo para terem mais detalhes na filmagem. Imagens mais lentas, bem menos quadros.

Importante, mas nem tanto

Então o que você realmente precisa fazer, então, é o focar no pensamento sobre o número de quadros por segundo que realmente precisa aqui. Quando usar uma câmera de celular, lembre-se que você não está tentando recriar o  tempo real. Você só quer capturar as informações que você precisa. Então, 24 a 30 FPS são mais do que suficientes, sendo outros fatores, principalmente a resolução, mais ou tão importantes quanto.

Espero que vocês todos de uma melhor compreensão do que é FPS e quadros por segundo através deste artigo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)