Tudo o que a Play Store faz com as aplicações no seu telefone passa pelo Google Play Services. Esse aplicativo diz ao seu telefone quando atualizar apps e apresenta novos recursos e configurações para o Google Play. O importante a saber é que você deve manter esse programa sempre atualizado, e é preciso saber como fazer isso se você estiver tendo problemas.

Google Play Services: o que é?

O Google Play Services é uma aplicação que está muito ligada ao próprio sistema Android que permite que seu smartphone se beneficie das últimas versões de aplicativos e atualizações de segurança sem atualizar para a versão mais recente do Android. Apesar dos nomes confusos, o Google Play Services é diferente Google Play Store onde você pode acessar, comprar e fazer o download de mídias, como aplicativos e jogos.

Atualizar o Google Play Services da maneira fácil

Manter o Google Play Services atualizado é benéfico para todos os usuários, mesmo os mais casuais, pois a eficiência aprimorada que ele traz economizará a bateria e melhorará os serviços offline.

A maneira mais simples de ter sempre a última versão do Google Play Services instalada é monitorar sites especializados em dispositivos Android ou na própria Google Play para as versões mais atuais do Google Play Services.

Para manter os Services atualizado, acesse a sua Play Store e abra as configurações. Toque em atualizar automaticamente por WiFi apenas para economizar dados. Todos os seus apps e o Google Play Services devem se atualizar automaticamente para a melhor versão disponível.

No entanto, como acontece com a maioria das coisas no Android, sempre há versões mais novas e melhores disponíveis se você estiver disposto a colocar um pouco mais de esforço. Por exemplo, existem várias versões do Google Play Services para as diferentes versões do Android que você pode ter. Então, se você quer a versão mais recente ou se está tendo problemas em atualizar pela Play Store, nós temos as soluções.

Atualizando o Google Play Services

Faça o update do Google Play Services para manter seu dispositivo seguro e sempre em dia com os updates. (Foto: Android Community)

Atualização do Google Play Services da forma técnica

Os usuários que desejam ter a certeza absoluta de ter as últimas atualizações, querem acessar uma versão beta, testar diferentes versões do Google Play Services, ou tem problemas para atualizar pela Play Store, podem querer usar um método mais técnico. Isso pode ser útil para desenvolvedores de aplicativos ou para quem sofre de um erro de software que bloqueia o Google Play Services de atualizar normalmente.

Primeiro, você precisará saber qual versão do Android você possui. Vá para Configurações -> Sobre o telefone e procure a versão para Android. Então, você precisará ativar fontes desconhecida sem seu telefone. Isso só permite que você instale aplicativos de fora do Google Play. Vá para Configurações -> Segurança -> Fontes desconhecidas e marque a caixa.

Em seguida, você precisa saber qual versão do Play Services é ideal para você. Este é o lugar onde o seu número de versão do Android está Cada versão do Google Play Services possui um sufixo de três números no final, seguindo o hífen.

Estes três números são divididos da seguinte forma: versão Android, arquitetura da CPU e pontos por polegada (DPI). Você pode verificar a versão atual do Google Play Services acessando Configurações -> Aplicativos -> Todos -> Google Play Services.

O primeiro número é a sua versão do Android. O segundo número é a arquitetura da CPU. O terceiro número é o DPI da tela do dispositivo (pontos por polegada). Se você quiser fazer as coisas ao contrário e descobrir qual número você deve estar procurando, basta pegar um app como o CPU-Z, o que lhe dirá sua arquitetura de CPU e DPI do seu dispositivo para saber a versão do Google Play Services que você precisa. A boa notícia é que, uma vez que você conhecer esta informação, ela não mudará até que você receba um novo telefone.

Baixe o APK do Google Play Services

Agora você simplesmente precisa escolher a versão correta do Google Play Services com base nas três informações que você acabou de coletar. Você pode encontrar as versões mais recentes do Google Play Services hospedado em site confiável de APKs e selecionar a versão certa com o sufixo certo para o seu dispositivo. Em seguida, basta baixar e instalar o Google Play Services no seu telefone. Recomendamos que você pesquise em fóruns para os melhores sites de APKs e busque ajuda para a versão certa do Google Play Services.

Você encontrou este guia útil? Alguma dicas ou informações que você acha que deixamos de dar? Deixe-nos saber nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)