Android process media parou de funcionar, o que fazer?

Escrito na categoria "Sistemas Operacionais" por André M. Coelho.

Os usuários do Android devem ter encontrado um erro que diz: “Infelizmente, o processo android.process.media parou” pelo menos uma vez. Bem, isso geralmente ocorre no Android após uma atualização do sistema operacional. O erro pode ser irritante, pois a mensagem aparece na tela após alguns segundos.

Android process media parou de funcionar, o que significa?

Para que um dispositivo Android funcione corretamente, todos os aplicativos do telefone devem estar sincronizados corretamente com os Servidores do Google. Após a atualização do sistema operacional Android, o Gerenciador de downloads e os serviços de armazenamento de mídia não podem ser sincronizados com os servidores do Google. Causa: “Infelizmente, o processo android.process.media parou”.

O processo Android media parou: quais as soluções?

Se você está enfrentando isso, Infelizmente, o processo android.process.media parou de emitir no seu dispositivo Android, tente os seguintes métodos de solução de problemas para corrigir, Infelizmente, o processo android.process.media parou de erro. No entanto, antes de começar a seguir esses métodos, é altamente recomendável fazer backup dos dados do Android. Você limpará muitos dados do seu dispositivo durante o processo de solução de problemas.

1. Limpe o cache e os dados do Google Framework Services e Play Store

A primeira opção é limpar o cache e os dados de alguns aplicativos instalados. Às vezes, os dados desnecessários podem entrar em conflito com os novos arquivos. Portanto, é aconselhável limpar o cache e os dados no Google Framework Services.

Vá para Configurações no seu dispositivo Android. Localize a seção Aplicativos ou Gerenciador de aplicativos. Entre a lista de aplicativos, você pode ver o Google Services Framework. Verifique se você está procurando na guia “Todos” no seu dispositivo. Toque no Google Services Framework e clique em “Limpar cache” e “Limpar dados”, um por um.

Repita o mesmo processo para o aplicativo Google Play Store também. Agora volte ao Google Services Framework e pressione “Force Stop” ou “End”. Próximo “Limpar cache” novamente.

Agora tente abrir o Google Play Store na gaveta de aplicativos. Se ocorrer um erro, pressione Ok. Desligue ou reinicie o seu dispositivo Android e vá para o gerenciador de apps. Escolha o Google Services Framework e inicie-o novamente.

Verifique se o erro “Infelizmente, o processo android.process.media parou” ainda está sendo exibido. Se você ainda estiver recebendo o erro, tente o truque abaixo.

Erro no sistema Android

Se aparecer o erro Android process media no seu dispositivo, conserte com passos simples para recuperar seu aparelho. (Foto: Simpay)

2. Verifique as configurações do Google Sync e armazenamento de mídia

Este método é um pouco crítico, pois você perderá todos os dados no dispositivo. É semelhante à redefinição de fábrica, mas não totalmente. Esse método apagará o armazenamento de mídia e os dados em cache, além de interromper a sincronização do Google.

Vamos começar com a sincronização do Google. Vá para Configurações e encontre a seção Contas. Para cada dispositivo, a seção de contas será configurada de maneira diferente. Escolha “Google” nas contas e selecione seu endereço de e-mail. Desmarque todos os serviços em Sincronização. Se você tiver várias contas adicionadas, volte e selecione outro endereço de e-mail e desmarque todos os serviços novamente.

Em seguida, precisamos desativar e limpar os dados do armazenamento de mídia. Novamente, vá para Configurações e navegue para a seção “Todos os aplicativos”. Toque em “Armazenamento de mídia” e clique em “Limpar dados” e Limpar cache “. Em seguida, desative o Armazenamento de mídia tocando no ícone “Desativar”.

Repita o mesmo processo acima para o gerenciador de downloads. Depois de fazer isso, desligue o dispositivo.

Ligue o dispositivo e ative o Google Sync, Media Storage e Download Manager como antes. Seu dispositivo Android está pronto para ir agora, pois o erro Infelizmente, o processo android.process.media parou de resolver será resolvido após isso.

3. Redefinir Android nas preferências de aplicativo

Se os métodos acima não corrigirem, Infelizmente, o processo android.process.media de qualquer maneira, tente redefinir as preferências do aplicativo no seu dispositivo. Vá para Configurações e navegue até o Apps ou o Gerenciador de Aplicativos. Na seção Aplicativos, você pode encontrar “Configurações padrão do aplicativo” ou “Redefinir preferências do aplicativo” com base no seu dispositivo.

Toque nele e redefina as preferências do seu aplicativo para as configurações padrão. Experimente este método apenas se os dois métodos acima não resolverem.

4. Limpe os dados de contatos e armazenamento

Até agora, qualquer um dos três métodos mencionados acima deve ter resolvido o erro Android.Process.Media parou. Caso contrário, tente esta última alternativa.

Vá para Configurações no seu dispositivo Android e localize o Gerenciador de aplicativos ou aplicativos. Encontre “Contatos” e “Gerenciador de contatos” entre os aplicativos e limpe os dados e o cache nesses dois aplicativos.

Desligue o dispositivo e reinicie-o para verificar se o processo android.process.media continua ou não. Se você estiver recebendo o mesmo erro repetidamente, mesmo depois de seguir todas as etapas acima, recomenda-se redefinir o dispositivo para a configuração de fábrica.

De um modo mais comum, o erro android.process.media parou ocorre devido a problemas de sincronização. Depois de seguir os métodos acima e optar pelas alterações corretas, você poderá resolver isso.

Se você conhece outra maneira mais simples de resolver, informe-nos na seção de comentários abaixo. Sua ajuda será muito bem vinda!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário