Os usuários do Android devem ter encontrado um erro que diz: “Infelizmente, o processo android.process.media parou” pelo menos uma vez. Bem, isso geralmente ocorre no Android após uma atualização do sistema operacional. O erro pode ser irritante, pois a mensagem aparece na tela após alguns segundos.

Android process media parou de funcionar, o que significa?

Para que um dispositivo Android funcione corretamente, todos os aplicativos do telefone devem estar sincronizados corretamente com os Servidores do Google. Após a atualização do sistema operacional Android, o Gerenciador de downloads e os serviços de armazenamento de mídia não podem ser sincronizados com os servidores do Google. Causa: “Infelizmente, o processo android.process.media parou”.

O processo Android media parou: quais as soluções?

Se você está enfrentando isso, Infelizmente, o processo android.process.media parou de emitir no seu dispositivo Android, tente os seguintes métodos de solução de problemas para corrigir, Infelizmente, o processo android.process.media parou de erro. No entanto, antes de começar a seguir esses métodos, é altamente recomendável fazer backup dos dados do Android. Você limpará muitos dados do seu dispositivo durante o processo de solução de problemas.

1. Limpe o cache e os dados do Google Framework Services e Play Store

A primeira opção é limpar o cache e os dados de alguns aplicativos instalados. Às vezes, os dados desnecessários podem entrar em conflito com os novos arquivos. Portanto, é aconselhável limpar o cache e os dados no Google Framework Services.

Vá para Configurações no seu dispositivo Android. Localize a seção Aplicativos ou Gerenciador de aplicativos. Entre a lista de aplicativos, você pode ver o Google Services Framework. Verifique se você está procurando na guia “Todos” no seu dispositivo. Toque no Google Services Framework e clique em “Limpar cache” e “Limpar dados”, um por um.

Repita o mesmo processo para o aplicativo Google Play Store também. Agora volte ao Google Services Framework e pressione “Force Stop” ou “End”. Próximo “Limpar cache” novamente.

Agora tente abrir o Google Play Store na gaveta de aplicativos. Se ocorrer um erro, pressione Ok. Desligue ou reinicie o seu dispositivo Android e vá para o gerenciador de apps. Escolha o Google Services Framework e inicie-o novamente.

Verifique se o erro “Infelizmente, o processo android.process.media parou” ainda está sendo exibido. Se você ainda estiver recebendo o erro, tente o truque abaixo.

Erro no sistema Android

Se aparecer o erro Android process media no seu dispositivo, conserte com passos simples para recuperar seu aparelho. (Foto: Simpay)

2. Verifique as configurações do Google Sync e armazenamento de mídia

Este método é um pouco crítico, pois você perderá todos os dados no dispositivo. É semelhante à redefinição de fábrica, mas não totalmente. Esse método apagará o armazenamento de mídia e os dados em cache, além de interromper a sincronização do Google.

Vamos começar com a sincronização do Google. Vá para Configurações e encontre a seção Contas. Para cada dispositivo, a seção de contas será configurada de maneira diferente. Escolha “Google” nas contas e selecione seu endereço de e-mail. Desmarque todos os serviços em Sincronização. Se você tiver várias contas adicionadas, volte e selecione outro endereço de e-mail e desmarque todos os serviços novamente.

Em seguida, precisamos desativar e limpar os dados do armazenamento de mídia. Novamente, vá para Configurações e navegue para a seção “Todos os aplicativos”. Toque em “Armazenamento de mídia” e clique em “Limpar dados” e Limpar cache “. Em seguida, desative o Armazenamento de mídia tocando no ícone “Desativar”.

Repita o mesmo processo acima para o gerenciador de downloads. Depois de fazer isso, desligue o dispositivo.

Ligue o dispositivo e ative o Google Sync, Media Storage e Download Manager como antes. Seu dispositivo Android está pronto para ir agora, pois o erro Infelizmente, o processo android.process.media parou de resolver será resolvido após isso.

3. Redefinir Android nas preferências de aplicativo

Se os métodos acima não corrigirem, Infelizmente, o processo android.process.media de qualquer maneira, tente redefinir as preferências do aplicativo no seu dispositivo. Vá para Configurações e navegue até o Apps ou o Gerenciador de Aplicativos. Na seção Aplicativos, você pode encontrar “Configurações padrão do aplicativo” ou “Redefinir preferências do aplicativo” com base no seu dispositivo.

Toque nele e redefina as preferências do seu aplicativo para as configurações padrão. Experimente este método apenas se os dois métodos acima não resolverem.

4. Limpe os dados de contatos e armazenamento

Até agora, qualquer um dos três métodos mencionados acima deve ter resolvido o erro Android.Process.Media parou. Caso contrário, tente esta última alternativa.

Vá para Configurações no seu dispositivo Android e localize o Gerenciador de aplicativos ou aplicativos. Encontre “Contatos” e “Gerenciador de contatos” entre os aplicativos e limpe os dados e o cache nesses dois aplicativos.

Desligue o dispositivo e reinicie-o para verificar se o processo android.process.media continua ou não. Se você estiver recebendo o mesmo erro repetidamente, mesmo depois de seguir todas as etapas acima, recomenda-se redefinir o dispositivo para a configuração de fábrica.

De um modo mais comum, o erro android.process.media parou ocorre devido a problemas de sincronização. Depois de seguir os métodos acima e optar pelas alterações corretas, você poderá resolver isso.

Se você conhece outra maneira mais simples de resolver, informe-nos na seção de comentários abaixo. Sua ajuda será muito bem vinda!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)