Como recuperar contatos apagados?

Escrito na categoria "Manutenção de celulares" por André M. Coelho.

Provavelmente uma das coisas mais valiosas que você pode ter em seu dispositivo Android é a sua lista de contatos. Desde contatos de trabalho até amigos, família, etc. É terrível se todos eles somem ao mesmo tempo. E não importa se você apagou acidentalmente seus contatos, ou se eles foram perdidos enquanto você configurava seu dispositivo Android ou fazendo qualquer outro tipo de ajustes. É importante saber como recuperar contatos apagados do celular.

Na maioria dos casos, no entanto, seus contatos Android ou do iPhone só parecem ser excluídos ou perdidos quando você não pode encontrá-los. Vamos passar pelas etapas e como você pode recuperar contatos aparentemente perdidos e como recuperar os apagados.

Recuperar contatos apagados do celular: tem certeza de que eles foram deletados?

Às vezes, as configurações em seu dispositivo Android podem ficar completamente loucas até o ponto em que você nem consegue encontrar seus contatos e começa a achar que os perdeu. Antes de começar a se assustar, existe a chance de todos os seus contatos ainda estarem no seu dispositivo, escondidos em algum canto. Para verificar se é esse o caso, siga estes passos simples:

Recuperando contatos

Recupere seus contatos e evite problemas para se manter conectado com as pessoas. (Foto: linkedin.com)

Recuperar números apagados com sua conta Google

Se o seu dispositivo Android for sincronizado com sua conta do Google, as chances de recuperar os contatos perdidos estão definitivamente a seu favor. Sua conta tem um recurso habilidoso que permite restaurar um backup de todos os seus contatos e que podem durar até 30 dias. Depois de ter feito isso, você pode voltar a sincronizar seu dispositivo com sua conta do Gmail e recuperar todos os seus contatos.

Para restaurar um backup de seus contatos do Gmail, vá para sua caixa de entrada e selecione “Contatos” no menu suspenso no lado esquerdo. Depois de ver a lista dos seus contatos, clique em “Mais” para acessar o menu onde você precisa selecionar a opção “Restaurar contatos”.

Agora você deve ver uma janela onde você pode selecionar um backup, que pode chegar até 30 dias. Se esse método funcionou para você, vá em frente e volte a sincronizar sua Conta do Google em seu dispositivo Android e pronto! Se não funcionou, vamos explorar algumas outras opções …

Como recuperar contatos excluídos do celular com um backup?

Se o seu dispositivo Android já tem um backup feito na nuvem ou no seu computador, principalmente se ele foi rooteado, é hora de restaurar esse backup. Se você não formatou o dispositivo completamente, ainda há uma chance de recuperar seus contatos perdidos ou excluídos verificando se o antigo arquivo de banco de dados de contatos está armazenado em algum lugar no seu armazenamento.

Dependendo do seu fabricante e versão Android, você encontrará seu banco de dados em diferentes locais em seu armazenamento. Para dispositivos Android como o Nexus 5, o arquivo de banco de dados deve estar localizado aqui:

/data/data/android.providers.contacts/databases

A chave que você está procurando é provider.contacts / databases. Para chegar a esta pasta diretamente do seu dispositivo, você precisará ter um dispositivo rooteado e um app que pode entrar no armazenamento do banco de dados do seu dispositivo Android e abrir os arquivos .db. Há aplicativos e programas que fazem exatamente isso, tentar abrir esses bancos de dados ou encontrarem eles em seu dispositivo. Mas se eles não funcionarem, então é hora de se preparar para o pior.

Se você pode encontrar esta pasta no seu dispositivo e estiver vazia, isso significa que seus contatos foram para sempre e agora é hora de mandar uma mensagem para todos os seus amigos no Facebook, seguidores do Twitter, contatos comerciais e sua família, pedindo-lhes para enviar seus dados de contato.

Como recuperar contatos excluídos no iPhone no iCloud?

Se você já sincronizou seus contatos do iPhone via iCloud, então há chances de encontrar os excluídos. Esta é uma característica pouco conhecida que a Apple adicionou desde o iOS 8, a Apple arquivará regularmente uma lista de Contatos que pode ser restaurada para um dispositivo da empresa. Antes de tentar este método, aqui estão várias coisas que você precisa saber em primeiro lugar:

Vá para o iCloud.com em um navegador da Web e Digite seu ID e senha da Apple. Se você ativou a autenticação de dois fatores, é necessário inserir o código que você recebeu em um dispositivo confiável. Clique em Configurações e desloque para baixo um pouco,  escolhendo Restaurar contatos em Avançado. Escolha um arquivo de contatos para restaurar.

Aplicativo para recuperar contatos apagados no iOS e Android

Além de recuperar os contatos do iPhone excluídos, você também pode tentar o iTunes para exportar seus contatos do backup do iTunes se seu iPhone estiver quebrado, perdido ou roubado. Faça o download e instale o PhoneRescue ou outro programa de recuperação de dispositivos. Escolha Recuperar do Backup do iTunes. Conecte seu iPhone ao computador se desejar recuperar contatos perdidos diretamente no dispositivo. Escolha somente o escanear backups ou fazer a comparação. Selecione os contatos que você precisa e siga às instruções na tela para recuperar seus contatos. É possível fazer o procedimento também com o backup do iCloud, podendo ser necessário baixar o backup para o seu computador.

Como recuperar contatos excluídos no iPhone ou no Androidsem backup?

Se não tiver backup, ainda existe uma maneira de recuperar contatos excluídos. Na verdade, quando você excluiu os contatos do iPhone ou Android, eles não foram realmente desaparecidos. Eles apenas marcaram como inúteis e podem ser substituídos por novos dados. Para encontrá-los, você precisa confiar na ferramenta de recuperação de dados. Existem várias ferramentas disponíveis, todas com os procedimentos de uso semelhantes. O PhoneRescue e o dr.fone são dois exemplos de programas para esses usos. Existem tanto programas pagos quanto gratuitos, e você precisa encontrar qual te atenderá melhor.

Faça o download do programa para seu dispositivo e seu computador. Abra o app ou programa e siga às instruções na tela. Alguns precisarão ser usados nos dispositivos, enquanto outros precisam da conexão do aparelho ao seu computador.

Serão mostrados os dados que podem ser recuperados. Verifique e veja se os contatos estão disponíveis. Visualize e escolha os contatos que deseja recuperar e siga às instruções na tela.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos contatos suas perguntas!.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário