As câmeras de smartphone evoluíram de algo apenas conveniente para super poderosas. Mas o hardware não conta a história inteira: os proprietários de telefones Android tem ainda a flexibilidade de escolher entre uma grande variedade de aplicativos de câmera, com recursos como modos de fotos múltiplas, sobreposições de composição, timelapse, ferramentas de edição e efeitos especiais pós-processamento. Desde opções premium até opções gratuitas, existem vários aplicativos para câmera de celular, e um deles pelo menos irá atender às suas necessidades.

Aplicativo para câmera de celular: recursos e configurações

Bons apps de câmera vão oferecer uma interface limpa carregada com recursos e configurações. Os aplicativos vem com vários modos de disparo, como sequência de fotos, cronometrado, ativado por voz e auxílio para outros tipos de fotos.

Os apps mais avançados incluem configurações para ISO, HDR, brilho, saturação, fotografia usando os botões do celular, sobreposições de composição e muito mais. Por fim, esses apps vem com ferramentas de edição de fotos para aplicar efeitos, tais como transformações de cor, tilt-shift (efeito que faz a imagem parecer uma miniatura) e muito mais, que podem ser exibidos em tempo real quando você tirar fotos ou aplicar mais tarde no pós-processamento.

Aplicativo de câmera deve incluir ferramentas de edição

Os apps que vem com algumas características extras devem incluir principalmente efeitos especiais e ferramentas de edição. A interface da câmera deve incluir foco com o toque, zoom, timer e um menu carregado com filtros, sobreposições e quadros para editar suas fotos antes de tirá-las. Você também encontrará muitos efeitos de foto que podem ser aplicados e visualizados em tempo real em fotos e vídeos. Poderosas ferramentas de edição em sua galeria para o equilíbrio do branco, contraste, e outras opções também devem ser procurados em um bom app de câmera.

Usando smartphone como câmera

Seu smartphone pode ser usado como uma câmera quase profissional se você usar os apps certos para ele. (Foto: Digital Trends)

Aplicativo para câmera também pode ter funções engraçadas

Adesivos engraçados e outras ferramentas de edição de imagens ao vivo deixam suas imagens muito mais divertida. Além de adesivos, filtros, e modificações automáticas que eles fazem nas imagens filmadas ou fotografadas, eles também devem incluir as configurações e ferramentas de edição que acima citamos, e não é difícil encontrar dispositivos que misturem esses elementos muito bem.

Simulando uma câmera DSLR com seu smartphone

Alguns apps, geralmente pagos, tentam replicar os controles e a interface de uma câmera DSLR profissional em um smartphone. Em vez de carregar em recursos como filtros, adesivos e outras ferramentas de transformação e edição, estes aplicativos procuram proporcionar o melhor no ajuste fino e os controles da câmera.

Neles, os usuários podem mexer com configurações ISO, medição de luz e equilíbrio de branco, e o aplicativo exibe um histograma em tempo real. O aplicativo também fornece um obturador de dois estágios, um visor móvel, autofoco configurável e predefinições de cenas.

Qual aplicativo para câmera escolher?

O ideal é usar mais de um aplicativo para câmera, cada um para uma utilidade diferente. Por exemplo, você pode ter um app de câmera com filtros e adesivos divertidos para brincar com os amigos e os diferentes efeitos. Já um aplicativo que simula uma câmera DSLR pode te dar os melhores resultados em fotografias para as quais você quiser um visual quase profissional. Outros podem ainda ser melhores para timelapses e outros tipos específicos de fotografia.

Quais apps vocês mais gostam para as câmeras? Quais vocês mais usam?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)